Ainda não foi desta vez que Jussier Formiga conseguiu chegar à disputa do cinturão dos pesos-moscas do UFC. Atual número um do mundo, o brasileiro enfrentou o número dois do ranking, o americano Joseph Benavidez, e acabou sendo derrotado por nocaute técnico aos 4m47s do segundo round no co-evento principal do UFC Minneapolis. A vitória deixou Benavidez como o mais provável desafiante ao atual campeão, o também americano Henry Cejudo.
- Eu senti que ele desacelerou no segundo round e aproveitei para soltar o meu jogo. Esse chute eu treinei na academia e foi decisivo para a vitória. Vi com fome de vitória, me senti muito bem para essa luta e eu sabia que, se encaixasse golpes duros, ele cairia. Foi assim que o pitbull chegou para a luta. Já venci Ortiz e Formiga duas vezes. Tenho muito respeito por Cejudo, mas a luta que faz sentido é contra ele. Vou esperá-lo voltar da cirurgia para buscar o cinturão de campeão - disse Benavidez após a luta.
A luta começou com Benavidez controlando as ações ofensivas, principalmente com chutes na linha de cintura de Formiga. O americano, por sua vez, pareceu ter sentido o pé esquerdo ao acertar um chute defendido com o cotovelo pelo brasileiro. Formiga conseguiu conectar dois bons golpes no rival, abrindo um corte no supercílio esquerdo. O brasileiro aproveitou um espaço dado pelo americano para aplicar uma joelhada alta e, em seguida, tentar mochilar Benavides e levá-lo para o chão. O americano se defendeu com um giro e, após se afastar, voltou a lutar no centro do octógono até o intervalo.
O segundo round começou muito equilibrado, com ambos os atletas buscando o ataque na luta em pé. Após uma boa troca de golpes e muita movimentação, Formiga conseguiu derrubar o americano, que fez uma ótima defesa no chão, girando e ficando por cima no solo. O brasileiro livrou-se do rival e a luta voltou a ser disputada em pé. Mostrando cansaço, Formiga diminuiu o ritmo e se tornou um alvo mais fácil para Benavidez, que acertou um chute alto na cabeça, e depois completou a vitória com uma série de golpes que derrubaram o brasileiro, forçando o árbitro a interromper a disputa.
Confira todas as lutas do evento:
CARD PRINCIPAL
Francis Ngannou venceu Junior Cigano por nocaute técnico a 1m11s do R1
Joseph Benavidez venceu Jussier Formiga por nocaute técnico aos 4m47s do R2
Demian Maia venceu Anthony Rocco Martin por decisão majoritária (29-28, 29-28 e 28-28)
Vinc Pichel venceu Roosevelt Roberts por decisão unânime (triplo 29-28)
Drew Dober venceu Marco Polo Reyes por nocaute a 1m07s do R1
Alonzo Menifield venceu Paul Craig por nocaute aos 3m19s do R1
CARD PRELIMINAR
Ricardo Carcacinha venceu Journey Newson por decisão unânime (triplo 30-27)
Eryk Anders venceu Vinicius Mamute por nocaute a 1m18s do R1
Jared Gordon venceu Dan Moret por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Dalcha Lungiambula venceu Dequan Townsend por nocaute técnico aos 42s do R3
Amanda Ribas venceu Emily Whitmire por finalização aos 2m10s do R2
Maurice Greene venceu Junior Albini por nocaute técnico aos 3m38s do R1