- Publicidade -

“Kardum – uma jornada coletiva” debate sustentabilidade com programação gratuita

Publicado em:

De 5 a 7 de dezembro de 2024 o Centro Cultural do Banco do Brasil Rio de Janeiro será palco do “Kardum – Uma jornada coletiva”, uma mistura de conferência com festival de música que atua como um agente impulsionador em prol de um futuro mais justo, sustentável e regenerativo.

Congregando sustentabilidade, cultura, regeneração, economia, mudanças climáticas e criatividade, o evento tem programação totalmente gratuita e permeada por debates, apresentações musicais, workshops e conteúdo audiovisual. O pontapé inicial do Kardum serão dois workshops na Arena Carioca Fernando Torres, no Parque Madureira, no dia 4 de dezembro, atendendo diretamente a população do bairro da zona norte carioca.

Inspirado pela jornada coletiva em prol de causas que impactam positivamente a vidas de todos, o Kardum é um grande encontro de pessoas de diferentes searas que, juntas, pensam em soluções práticas no presente para transformar o futuro. Realizado pela Bz Soluções Criativas, de Rafael Bz e Daniel Mello, o Kardum é uma celebração transformadora que, concretizando o desejo de seus idealizadores, abriga diversas atrações que se complementam ao longo do evento, criando assim um ambiente propício para descobertas, diálogos e trocas.

“O desejo de realizar o Kardum neste formato surge da visão de que unir cultura e sustentabilidade pode impulsionar uma transformação coletiva essencial. Esta edição consolida aprendizados das edições anteriores e amplia o impacto ao promover a colaboração e o ativismo cultural como forças para regeneração socioambiental”, explica Daniel Mello, reiterando que o principal diferencial do Kardum em relação às duas edições anteriores – quando ainda se chamava Kardume – é a expansão de sua programação e o alcance do impacto desejado. 

A programação no CCBB RJ se divide em espaços de painéis & palestras e cultura & shows. No Kardum Summits, seis debates envolventes promoverão discussões que visam apresentar soluções e ideias inovadoras para fortalecer a cultura como linguagem essencial no engajamento à sustentabilidade, a regeneração socioambiental e o conhecimento sobre esse assunto tão complexo. No Kardum Talks, grandes nomes compartilham experiências e ideias inspiradoras em seis palestras imersivas, promovendo uma conexão profunda com o público em torno da sustentabilidade, cultura e inovação.

A parte musical do evento estará ancorada em dois espaços: no Kardum Musikaa, onde instituições e especialistas compartilham conhecimentos essenciais para apoiar e impulsionar a carreira de diversos artistas e profissionais da área através de cinco painéis dedicados ao mercado musical independente; e no Palco Kardum, em que haverá shows de artistas independentes que apresentam uma música brasileira contemporânea cheia de criatividade, inovação e engajamento socioambiental. No dia 7/12 haverá ainda uma parceria com a Junta Local, e as apresentações musicais acontecerão na área externa do CCBB. 

“A mesa ‘Arte como Ativismo Climático’ retrata bem um dos principais propósitos do Kardum, que é trabalhar com a arte e cultura como o meio de nossa mensagem.  Do mesmo modo, a mesa ‘Mudanças Climáticas, Cidades, Sociedade e Patrimônio Cultural’, que reúne vertentes com diferentes pensamentos e experiências de vida e de onde podem sair as melhores soluções. Temos que reaprender a debater com quem pensa diferente, precisamos sair da relação de bolhas que as redes sociais criaram para termos um futuro promissor para todos”, observa Rafael Bz.

No Parque Madureira, o Kardum oferecerá na Arena Carioca Fernando Torres dois workshops com seus principais temas: cultura e sustentabilidade. “Um deles será dedicado ao mercado de produção cultural, com uma abordagem no que acreditamos – a cultura é a melhor maneira de reunir as pessoas em prol de uma causa. Logo em seguida, entra o outro workshop, que mostrará como as empresas buscam por iniciativas com impactos sociais e ambientais”, adianta Rafael Bz, realçando um outro ponto forte do evento, que é trazer uma perspectiva única sobre a inclusão da diversidade no debate ambiental, abordando como a comunicação e o ativismo ambiental podem dialogar com as realidades periféricas e populações vulneráveis.

Embora sustentabilidade seja um assunto que está em alta nas discussões, a abordagem do Kardum trará o seu diferencial, fugindo do tom fatalista e elaborando uma programação inovadora que amplia a forma como os temas são discutidos. “Pensamos o evento não só para falar em reciclar lixo ou plantar uma árvore, mas, sim, de construir um sistema novo que não produza o lixo, e que faça uma regeneração socioambiental consciente, pois não adianta só recuperar uma área ambientalmente e protegê-la proibindo o acesso de humanos. Assim, vamos continuar com a visão humanos X natureza. Nós podemos criar um modelo de vida coexistente com o meio ambiente”, reflete Rafael.

Para Daniel Mello, a verdadeira complexidade do assunto muitas vezes é subestimada. “O meio ambiente e a sustentabilidade vão além das práticas verdes superficiais e se conectam profundamente com questões sociais como diversidade, inclusão, combate ao racismo, direitos das mulheres e a proteção ambiental. Essas pautas, que parecem isoladas, fazem parte de um sistema interconectado de regeneração e transformação social”, equaciona Daniel, reforçando que o Kardum se propõe a “explorar essa complexidade por meio de discussões que conectam áreas diversas – como consumo consciente, cultura e direitos humanos – e mostrar que a sustentabilidade requer uma transformação coletiva e de longo prazo que vai muito além das práticas convencionais”, provoca o realizador. 

Deste modo, nos painéis de discussão temas como finanças sustentáveis conectam o impacto econômico à regeneração ambiental, abordando o papel dos investimentos na promoção de um futuro sustentável. Em todas as atividades, o Kardum incentiva uma visão coletiva onde esses setores se complementam para transformar o futuro. “Não teremos ações práticas pontuais como a doação de sementes ou copos retornáveis, pois nosso objetivo é reunir pessoas para uma troca de ideias que vá além de medidas superficiais e momentâneas. Essas ações são importantes, mas queremos explorar o que acontece depois: para onde vai o lixo coletado? Onde e como as árvores devem ser plantadas para que contribuam efetivamente com a regeneração ambiental?”, pondera Daniel.

Celebrando a criatividade da web, o Rio Web Fest (RWF), maior festival web do mundo, se junta ao evento com a exibição dos indicados ao Festival no Espaço Conceito do CCBB, mostrando o que há de melhor no audiovisual independente. Após o evento principal, serão lançados quatro Curtas-Documentários e dois Filmes-Concertos dos shows para o YouTube, com o objetivo de ampliar o impacto e perpetuar as experiências proporcionadas pelo Kardum. “O evento está ampliado para oferecer um espaço robusto de debates e painéis que conectam o público a temas essenciais como ESG, consumo consciente e responsabilidade socioambiental das marcas, reunindo um público ainda mais diversificado e promovendo uma plataforma mais potente de engajamento e transformação coletiva através da cultura e suas diferentes linguagens”, finaliza Daniel Mello. 

SERVIÇO: 5 a 7 de dezembro de 2024 / Quinta-feira a sábado – das 10h às 19h / CCBB (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro) / Entrada Gratuita, mediante retirada de ingressos disponíveis na bilheteria física ou no site do CCBB (bb.com.br/cultura) / Classificação indicativa: 12 Anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: [email protected]

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -