O Dia Mundial do Veganismo é celebrado no mundo inteiro, nesta sexta-feira (1º), com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a prática - uma filosofia de vida que prega a abstenção do consumo e uso de produtos de origem animal. E não se trata apenas da alimentação; quem é vegano evita roupas e produtos como couro, por exemplo, e não usa cosméticos ou remédios testados em animais. De Xuxa a Lewis Hamilton, passando por Pamela Anderson e Luisa Mell, a lista de famosos adeptos do veganismo é grande.
Confira 8 celebridades que abraçaram a causa:
1 - Xuxa
A eterna Rainha dos Baixinhos não come carne vermelha e ovos desde que era adolescente e largou de vez o frango aos 26 anos. Ela ainda continuou comendo peixe ocasionalmente, mas, em 2018, adotou o veganismo e parou de consumir todos os derivados de animais.
"Eu fui macrobiótica, vegetariana, naturalista... Passei por várias fases até achar o veganismo. O Ju (Junno Andrade, seu marido) me apresentou um documentário chamado Terráqueos. Isso foi no dia 8 de janeiro de 2018. Assim que ele me apresentou, eu já virei vegana e estamos eu e ele até hoje", contou ela a Quem.
2 - Lewis Hamilton
O piloto de Fórmula 1 adotou a filosofia em 2017, tem um restaurante vegano, o Neat Burger, em Londres, na Inglaterra, e fez uma linha de calçados sustentáveis com a grife Dior. "Em última análise, você quer se sentir bem. Você quer ter energia, para ser consistente. Você não quer ter grandes oscilações, altos e baixos em seus níveis de energia. O veganismo erradicou isso", afirmou ele em uma entrevista à revista inglesa GQ em 2020.
3 - Luisa Mell
A ambientalista e defensora dos direitos dos animais foi vegetariana por muitos anos, até perceber que precisava ir além pela causa. Desde a virada, em 2013, Luísa segue a risca o estilo de vida vegano, no qual, inclusive, cria o filho, Enzo, de 9 anos. Em seu livro, Como os Animais Salvaram Minha Vida, ela explicou o processo e como teve dificuldade para encontrar um médico que a apoiasse na gravidez.
4 - Pamela Anderson
Sempre lembrada por Baywatch, Pamela Anderson é vegana há mais de 30 anos e chegou a ser nomeada Personalidade do Ano de 2016 pela PETA, ONG defensora dos diretos animais - outra causa abraçada pela atriz. Ela já apareceu em diversas campanhas incentivando o veganismo e teve, inclusive, um restaurante vegano na França em esquema de pop-up.
5 - Tobey Maguire
O primeiro Homem-Aranha do cinema é vegano desde 2009, depois de ter sido vegetariano por muitos anos. Ele contou à revista Parade que nunca teve vontade de comer carne e que tinha até dificuldade de consumir o alimento quando era criança. Ele é tão comprometido com a causa que, quando fez o filme Grande Gatsby com o melhor amigo, Leonardo DiCaprio, devolveu um carro alugado porque o veículo tinha bancos de couro.
6 - Natalie Portman
Foi justamente devido à influência de Tobey que Natalia Portman virou vegana - os dois fizeram um filme juntos, Entre Irmãos, e ela ficou impressionada com a filosofia, que ia de encontro com seu interesse pelos direitos animais. Natalie passou a pandemia compartilhando receitas veganas com os seguidores e até investiu em uma empresa que produz couro vegetal a partir de cogumelos.
7 - Travis Barker
O baterista do Blink-18 sofreu um acidente de avião em 2008 que o deixou com parte do corpo queimado e fez com que o músico se dedicasse com afinco à saúde. Ele, que já era vegetariano desde a adolescência, adotou o veganismo para a vida. "Eu amo pizza vegana, também como sushi vegano, comida vegana vietnamita", contou o marido de Kourtney Kardashian à GQ.
A atriz de As Patricinhas de Beverly Hills começou a trabalhar com a PETA com 15 anos, e em 1998 se tornou vegana. Ela tem dois livros só com receitas The Kind Diet e The Kind Mama, e se recusa a comprar qualquer coisa que tenha origem animal. Alicia também criou o único filho, Bear, hoje com 13 anos, dentro do veganismo e é adepta de um estilo de vida sustentável.