A Globo adota práticas sustentáveis em seus estúdios e produção com uma Agenda ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance -- Ambiental, Social e Governança, em português). A empresa criou o Guia de Produções Verdes que indica ações em áreas como produção, tecnologia, cenografia, arte, caracterização e figurino.
O documento prevê o planejamento e implementação de práticas sustentáveis em toda cadeia de produção audiovisual. Na cenografia, por exemplo, é indicada a implantação de estação de segregação de resíduos em obras de cidades cenográficas; os projetos devem priorizar os cenários multiuso, minimizando a necessidade de novas construções e toda a iluminação cenotécnica deve ser de LED.
No figurino, a preferência é por roupas com fibras naturais ou orgânicas, ou peças feitas com tecidos reciclados e não é permitido imprimir fotos de continuidade. Na caracterização, produtos biodegradáveis são priorizados e materiais descartáveis estão sendo substituídos por similares ecológicos. A preocupação com o meio ambiente segue até o término das produções. No processo de desprodução, é mandatório realizar o descarte correto dos resíduos e a orientação é que os materiais sejam disponibilizados para as próximas atrações.
NOVELAS
Garota do Momento, recém-lançada na faixa das 18h, teve olhar sustentável para o figurino. Peças do acervo da Globo e de brechós se misturam a itens novos. Roupas reutilizadas e peças reinventadas -- dando nova vida a trajes que já faziam parte do acervo -- compõem o guarda-roupas da novelas. "As peças são recicladas com criatividade, misturadas com novos acessórios e estilos para parecerem frescas e únicas", afirma a figurinista Paula Carneiro. Ela explica ainda que a equipe adota tingimentos naturais com ingredientes como com urucum e beterraba.
Em Mania de Você, a cidade cenográfica Resort fica dentro dos Estúdios Globo, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, e 95% da estrutura metálica foi reaproveitada de uma antiga produção da emissora. Todos os resíduos gerados foram desviados de aterros sanitários, tendo destinação circular.
Há um sistema de captação e reutilização de água de chuva para irrigação das plantas. Também foi montada uma estação de segregação de resíduos e descarte apropriado. Outro destaque foi a redução no uso de equipamentos abastecidos com combustíveis fosseis, como plataformas e refletores portáteis; além da baixa intervenção em áreas verdes, evitando corte de árvores e supressão de vegetação local.
Atores recebem seus textos por e-mail, não mais impressos. Com isso, elenco e direção não ensaiam mais com blocos de papel nas mãos. Em um registro divulgado pelo diretor Adriano Mello, os atores Thiago Martins, Juliana Paiva, Isacque Lopes e Ramille faziam uso de tablets e smartphones para o ensaio de cenas de Família É Tudo, encerrada em setembro.
ACERVO DE FIGURINOS
Cerca de 150 mil peças históricas dos figurinos da .V Globo fazem parte de um closet gigante. As roupas ficam dispostas em cabides, organizados em diversos setores. Cada roupa tem uma etiqueta em código de barras. É o seu “DNA”, que conta sua história: a qual novela pertenceu, a que personagem, quando e se já foi reutilizada em outros trabalhos.
A equipe de almoxarifado explica que o espaço funciona como acervo e não como museu. Dessa forma, a ideia é reciclar, não apenas guardar. De cada novela, duas ou três peças são preservadas como 'ícones' e o restante do acervo é liberado para transformação.
INSTALAÇÕES
Em outubro, foi entregue o primeiro banheiro sustentável dos Estúdios Globo. Itens de plástico, descartados nas operações de montagem de cenários e cidades cenográficas, deram origem à estrutura reciclada, que conta com cabine feminina e masculina, possui 18m² e é totalmente acessível.
Ao todo, foram utilizados 3 mil blocos modulares de plástico reciclado, equivalente a 1,5 mil quilos de resíduos ressignificados. Coletores quebrados, cones danificados, caixas e potes de plástico duro, capas de fitas e mídias, engradados de bebidas e outros elementos foram utilizados no projeto, desenvolvido pela Fuplastic, indústria brasileira com soluções inteligentes e sustentáveis para construção.
O primeiro sanitário sustentável dos Estúdios Globo está localizado na Cidade Cenográfica 3. “Essa é mais uma importante iniciativa de Economia Circular nas operações da Globo, totalmente alindada à nossa agenda ESG. É uma satisfação ver concretizada uma estrutura como essa, feita a partir de resíduos gerados nos Estúdios Globo, e que contribui para nossa meta de Aterro Zero até 2030. Acreditamos que a valorização e a proteção do meio ambiente são essenciais para um futuro melhor e seguiremos apostando em medidas como essa”, afirmou Maurício Gonzalez, diretor do Centro de Serviços Compartilhados da Globo.
REALITY SHOWS
Para reality shows de confinamento, como o BBB e Estrela da Casa, a Globo aposta em água de reuso nos banheiros, sistema exclusivo de captação de água de chuva, energia limpa e 100% renovável. Ações de sustentabilidade inseridas no dia a dia dos participantes, dando reforço à coleta seletiva e compostagem.
Como incentivo às práticas sustentáveis, os participantes do BBB 23 passaram a ganhar recompensas em estalecas pela qualidade do lixo que entregarem após a realização de sua coleta seletiva. A ação estimula que os moradores da casa mais vigiada do Brasil estejam atentos à separação dos resíduos e se ajudem na tarefa cotidiana, em busca de gerar menos impacto para o meio ambiente e dar bons exemplos ao público.