Gisele Bündchen é Embaixadora da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente desde 2009 e uma defensora das causas dos direitos dos animais e da natureza. Comprometida com a sustentabilidade, não é à toa que muita gente acredita que a modelo gaúcha de 44 anos é vegana - ainda mais em datas como o Dia Mundial do Veganismo, nesta sexta-feira (1º).
Mas Gisele, grávida do terceiro filho, fruto de seu relacionamento com o professor de jiu-jítsu Joaquim Valente, não segue o veganismo. Ela até já tentou aderir ao estilo de vida, mas não conseguiu e, hoje, tem uma alimentação 80% baseada em vegetais frescos e verduras, com o restante do cardápio composto por ovos e proteína animal, como peixe e frango, além de grãos.
Em seu livro de receitas, Nutrir: Receitas Simples para Corpo e Alma, lançado este ano, Gisele explicou que tentou tanto ser vegetariana como vegana, mas teve problemas em seguir as duas filosofias e não obteve todos os nutrientes que precisava. Ela tinha falado sobre a experiência em outro livro, Aprendizados: Minha Caminhada para uma Vida com Mais Significado, em 2018.
A gravidez de Gisele Bündchen:
- Gisele Bündchen está grávida do primeiro filho com Joaquim Valente
- Barriguinha discreta! Gisele foi clicada dias antes de anunciar gravidez
- Quem é Joaquim Valente, pai do terceiro filho de Gisele Bündchen?
- Gisele Bündchen está no segundo trimestre da gravidez, diz site
- Gisele Bündchen planeja parto do terceiro filho em casa
- Ex de Gisele, Tom Brady posta sobre 'criança em seu coração' após 3ª gravidez vir à tona
- Como Gisele Bündchen manteve a 3ª gravidez em segredo
"Eu amo animais. Realmente me incomodava que eu os comesse. A primeira vez [que ela tentou ficar sem alimentos de origem animal] vez durou quase um ano e meio. Mas fiquei extremamente anêmica, apesar de comer muito feijão, lentilha e grão-de-bico para garantir que eu tivesse proteína suficiente" lembrou.
Por orientação médica, Gisele voltou às proteínas animais. "Minhas unhas ficaram escamosas (...) Nem mesmo suplementos ajudaram e eu me sentia cansada o tempo todo. Quando contei ao meu médico sobre meus sintomas, ele sugeriu que eu reintroduzisse carne na minha dieta. Não era isso que eu queria ouvir", escreveu.
Gisele insistiu. “Dois ou três anos depois, fiz minha segunda tentativa de me tornar vegetariana. Achei que conseguiria, já que minha dieta continha apenas um pouco de carne. Durou apenas dez meses e depois fiquei anêmica de novo (...) Agora aceito que uma dieta vegetariana não funciona para mim”, afirmou a modelo no livro, o que reforçou em uma entrevista ao The Wall Street Journal este ano.
"Fiquei anêmica. Eu sentia frio o tempo todo. Eu ficava azul, meus lábios ficavam roxos no verão", contou ela ao veículo. A modelo voltou mais uma vez a comer proteína animal para melhorar os índices de ferro no corpo. Gisele lembrou ainda que, até os 20 e poucos anos, fumava, comia mal e bebia. Foi quando suas glândulas suprarrenais pararam e ela teve que prestar atenção ao que ingeria na marra.
Ela abandou os hábitos ruins e passou a priorizar alimentos não processados. A experiência com o veganismo e o vegetarianismo não deu certo, mas a modelo adotou uma alimentação limpa - seu ex-marido, Tom Brady, também segue uma dieta baseada em comida saudável, com muitos vegetais e alguma proteína. Em casa, na Flórida, ela tem uma horta, na qual colhe parte do que vai à sua mesa.
Ao WSJ, Gisele explicou que acorda cedo, toma água morna com limão, e só partia para o café da manhã depois de meditar e se exercitar, decidindo o que vai comer de acordo com o tipo de treino que tinha feito. “Se fosse mais treinamento de peso, então eu definitivamente comeria ovos mexidos ou ovos cozidos porque eu quero ter essa proteína ”, explicou ela.
O cardápio da modelo tem vegetais assados e verduras de todos o tipo, e pequenas quantidades de proteína animal, além de smoothies e muitos grãos. Ela evita frutas e não come frutos do mar, açúcar ou derivados do leite e parou de beber há dois anos.
Assim, Gisele, almoça e janta refeições compostas por cerca de 80% de vegetais e 20% de proteína animal, como ela mesma falou. Em seu livro, a modelo ensinou receitas que faz em casa para ela e para os filhos, Benjamin, de 14 anos, e Vivian Lake, de 11, que teve com o ex-marido - salmão crocante e salada de frango, entre outras.