MC Daniel, de 26 anos de idade, tomou anestesia geral para fazer tatuagens, na última segunda-feira (28), e aderiu à moda que virou sensação entre os funkeiros. Ao longo de 7 horas, ele coloriu uma tatuagem gigante nas costas. Antes dele,MC Cabelinho e MC Pedrinho já foram ao centro cirúrgico em busca de sedação para evitar a dor da tatuagem. Mas será que esse procedimento é seguro?
Cabelinho realizou o procedimento em novembro de 2022, e alguns dos tatuadores e anestesistas presentes na sessão - feita no Hospital da Plástica, no Rio - afirmaram que aquela foi a primeira tatuagem feita em um centro cirúrgico no Brasil. Hoje, já existem estúdios especializados no assunto. Vale lembrar que a anestesia geral só pode ser aplicada por médico anestesista.
A Sociedade Brasileira de Anestesiologia respondeu à Quem uma série de perguntas relacionadas ao procedimento. Antes de partir para as questões do processo, a organização garantiu que "não recomenda o uso de qualquer tipo de anestesia para tatuagem". A SBA reitera que a segurança da anestesia está relacionada a ser administrada por um profissional médico com especialização.
Mundo dos famosos:
- Assessora de festas de Viih Tube desabafa: 'Muita gente deixou de me procurar'
- Grávida, Duda Reis ganha carrão de R$ 150 mil do marido, Du Nunes
- Marina Sena faz topless em praia paradisíaca e brinca: 'Gostosa numa ilha'
- Passageira que recusou trocar de assento em avião ganha 1 milhão de seguidores após vídeo viral
O que é uma anestesia geral?
A anestesia geral é um procedimento que, assim como outros, tem contraindicação. O procedimento é sistêmico, que serve para sedar o paciente, ou seja, deixá-lo completamente inconsciente. Com a anestesia geral, o paciente fica sem sensibilidade e reduzindo, assim, as ações motoras. A anestesia geral atua no cérebro e tem como objetivo bloquear os impulsos nervosos de dor.
Como funciona o processo tatuagem sob anestesia geral?
O órgão reconhece que o processo de tatuar é doloroso, mas - caso feita - a anestesia para tatuagens deve obedecer às normas vigentes determinadas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina). "Até o momento, a administração de anestesia está condicionada à presença de, pelo menos, dois médicos: o anestesiologista e o profissional que realiza o procedimento cirúrgico ou diagnóstico, incluindo o cirurgião-dentista", diz a nota, fundada em uma lei promulgada em 1966.
Outro parecer da SBA, de 2001, explica ainda por que o uso de anestesia deve sempre ter a presença de dois médicos, já que "o ato anestésico é termo de um binômio que tem em outro médico a sua complementação, excluindo-se [...] profissionais que não compartilham dos atributos que caracterizam os que se dedicam à medicina.” A SBA destaca também que o procedimento precisa seguir os critérios de segurança do local, que inclui uma avaliação prévia detalhada e cuidados adequados no centro cirúrgico.
Há riscos?
Apesar de ser um procedimento seguro, a SBA afirma que os riscos do uso de anestesia para tatuagem “são exatamente os mesmos que observamos em quaisquer pacientes que irão se submeter a outros tipos de cirurgias e intervenções". Os riscos variam conforme a complexidade do procedimento e a saúde do paciente.
“Há fatores relacionados aos procedimentos, como a intensidade e extensão da intervenção, e fatores relacionados às condições físicas do próprio paciente," diz o comunicado, lembrando que doenças pré-existentes podem representar riscos adicionais.
Para quem deseja fazer uma tatuagem com anestesia geral, a SBA recomenda uma avaliação prévia feita pelo anestesiologista em consulta ambulatorial. “Cabe ao anestesiologista, após cuidadosa entrevista e exame físico, decidir sobre a necessidade da realização de exames complementares,” diz a nota. Em alguns casos, podem ser solicitados exames adicionais, como de um cardiologista, para garantir segurança total ao paciente. Após essa etapa, o anestesiologista apresenta ao paciente um Termo de Consentimento, “no qual o paciente declara estar ciente dos riscos e da segurança do procedimento".
Recuperação no pós-operatório
O período de recuperação para uma tatuagem feita com anestesia geral é semelhante ao de uma cirurgia. A SBA destaca que a saúde prévia do paciente e o tipo de procedimento são fatores que influenciam o nível de dor e o tempo de recuperação.
Confira as tatuagens dos MC's: