Gilberto Elias Santos, de 56 anos, pai de Larissa Manoela, de 22, viu seu nome exposto após uma briga familiar, envolvendo a administração da fortuna de sua filha, vir à tona. O corretor, que trabalhou no ramo comercial e imobiliário até 2010, é casado com Silvana Taques Santos, de 52, desde 1995.
Quem é Gilberto Elias, pai de Larissa
Natural de Guarapuava, no Paraná, Larissa Manoela foi descoberta por um olheiro em um supermercado na cidade natal, quando tinha 4 anos. Ao saber do convite da agência de modelos mirins feito para a filha, Gilberto hesitou. "Eu pensava: 'isso é um jogo de cartas marcadas'. Quanto teríamos que pagar por aquilo?", contou ele no livro Diário de Larissa Manoela, lançado em 2016.
Ao perceber a vocação da filha para a carreira artística, decidiu arriscar: "Nós nos demos conta que a menina tinha o dom. Ela vestia roupas da Silvana, colocava sapato, pintava-se, gostava muito de moda, de cantar e de desfilar. Compramos um karaokê com músicas de Sandy & Junior e Xuxa. Ela cantava e dançava todas. Sempre teve uma facilidade muito grande para decorar".
Trabalhando como representante comercial autônomo, Gilberto tinha a agenda mais flexível que Silvana, que trabalhava como pedagoga em uma creche paranaense. Com isso, era ele quem acompanhava a filha na maioria dos testes em São Paulo e no Rio de Janeiro. No início, a ideia da família não era deixar o Paraná, por isso eles faziam o esquema 'bate-volta' para Larissa participar de testes e trabalhos .
Segundo o livro, era o pai era quem ajudava Larissa na escolha do figurino e também fazia escova no cabelo dela.
Início de vida simples em São Paulo
Perto de completar 7 anos, Larissa conquistou uma vaga no seriado Mothern, no GNT. Com um contrato de seis meses para as gravações, ela precisou se mudar durante uma temporada para a capital paulista.
Silvana ficou em Guarapuava, enquanto Gilberto acompanhou a filha em São Paulo. Inicialmente, Larissa e o pai moravam em um hostel com diárias de 86 reais. Depois, se mudaram para uma pensão, no bairro de Cidade Ademar.
Durante uma participação no podcast PodDelas, Larissa contou que ficou assustada ao visitá-los e ver as condições de vida que levavam, e foi tranquilizada pela filha: "Mãe, calma! Vai dar tudo certo, essa é a vida que escolhi para mim", afirmou ela, à época.
Com a carreira de Larissa Manoela evoluindo, o casal e a filha se mudaram definitivamente para São Paulo. Com o sucesso conquistado com a novela Carrossel (SBT, 2012), eles passaram a ter como principal atividade o gerenciamento da carreira dela.
Larissa Manoela rompeu com os pais para cuidar da própria carreira
Aos 22 anos, Larissa Manoela, anunciou em maio a decisão de romper a parceria profissional com Silvana e Gilberto, e criar uma nova empresa, a Mimalissa, assumindo, assim, a gestão de sua carreira e finanças.
O anúncio reforçou os rumores, que circulavam desde o final de 2022, de que a relação da atriz com os pais estava desgastada. Apesar de indícios da crise nas redes sociais, Larissa não falou sobre o assunto até que decidiu se pronunciar em entrevista ao Fantástico, depois que seu noivo, André Luiz Frambach, virou algo de acusações.
Ao Fantástico, Larissa disse que tomou a decisão de romper com os pais/empresários na tentativa de melhorar sua relação com Silvana e Gilberto, que não tinha acesso e informações claras sobre seus patrimônios, bem como decisões de suas empresas. Para poder retomar o controle da vida profissional, abriu mão de R$ 18 milhões em patrimônios.
A reação de Gilberto às polêmicas
Após a decisão de Larissa, Gilberto compartilhou uma mensagem em que, sem citar a filha, fala de ingratidão. “Alimente um cão por três dias e ele lembrará de você por trinta anos. Alimente um humano por trinta anos e ele te esquecerá em três dias“, compartilhou o pai de Larissa.
Desde a entrevista de Larissa ao Fantástico, no entanto, Gilberto se mantém em silêncio. Enquanto Silvana Taques deu entrevista ao Fofocalizando para se defender das acusações, ele optou pelo silêncio e não se pronunciou publicamente sobre as acusações.