Dalai Lama, de 87 anos, conhecido como Gyalwa Rinpoche entre os tibetano e chamado também de Tenzin Gyatso, gerou revolta nas redes sociais após um vídeo em que aparece pedindo para um menino "chupar" sua língua, em evento na Índia em fevereiro passado, viralizou neste fim de semana. O líder religioso e político, maior autoridade do budismo tibetano, pediu desculpas à criança e à sua família, em uma mensagem postada em seu Twitter. Dalai foi bastante criticado por personalidades, que o acusaram de pedofilia. "Revoltante", "Crime" e "Tragédia" foram alguns dos comentários sobre o vídeo.
Anajú Dorigon, atriz: "Pedofilia é crime. Indiscutível."
Rodrigo França, diretor, ator e autor: "Revoltante as imagens que vemos sobre o Dalai Lama abusando de uma criança. Atenção aos líderes religiosos de sua comunidade. As estatísticas mostram que os abusadores estão próximos às crianças: Dentro de casa…. Pais, parentes, amigos da família ou conhecidos. Deplorável!"
Cacau Colucci, modelo: "Cara ,nojento! Decepção com a humanidade, outro 'João de Deus'."
Gabriel, o Pensador, cantor: "Até tu, Dalai Lama? Que merda, hein?"
Danni Suzuki: "Acordei hoje às 5:30hs da manhã , meditei e, ao abrir meu celular, me deparei com essa cena. Senti imediatamente uma queimação no peito, um asco, repulsa… Precisei dar uma volta, um mergulho no mar antes de voltar aqui e compartilhar minha profunda preocupação, indignação e lamento (...) Não tem desculpas, não tem justificativas, não tem outra explicação para seu ato repulsivo e grave diante dessa criança e do mundo", começou ela.
"Cada vez está mais claro o quanto é perigoso tratarmos outro ser humano com idolatria, como líder e guia de nossas ações (...). O budismo tem ensinamentos fantásticos, assim como por um longo período esse 14° Dalai Lama compartilhou por muito tempo preciosos ensinamentos, mas não sei se pela idade ou porque a verdade sempre vem à tona, mesmo, ele deixou escapar o seu lado mais obscuro", concluiu Danni.
Valter Hugo Mãe, escritor: "Não suporto isto. Que tragédia. Isto é uma tragédia. Este homem tem de ser preso, não se trata de uma piada pela qual passemos achando maior ou menor graça. Este crime requer uma claríssima condenação. Sem dalai. Só lama, mesmo."
Gab Hebling, cantora: "Sobre o Dalai Lama, líder espiritual tibetano, nunca foi e nunca será um caso isolado. É só dar uma pesquisada nas várias denúncias de abusos e exploração sexual de menores."
Marcos Mion, apresentador: "Esse absurdo que viralizou do Dalai Lama usando seu poder para abusar de uma criança traz à tona uma questão importante: TODOS OS LÍDERES RELIGIOSOS SÃO SERES HUMANOS. HOMENS COM TODAS AS FALHAS QUE OS HOMENS TÊM!", escreveu ele.
"Sentem tesão, sentem raiva, inveja, falam mal, fofocam, vestem máscaras sociais, LUTAM CONTRA SEUS DEMÔNIOS. Então aproveite o que seu líder religioso tem de bom, mas NUNCA se entregue cegamente ao que ele fala. NENHUM DELES TEM PROCURAÇÃO PRA FALAR POR DEUS", completou o apresentador.
Felipe Neto, ator e youtuber: "Horrorizado com as imagens de Dalai Lama pedindo para um menino de 8 anos ''chupar sua língua' e ainda dando nele um beijo na boca. Repugnante, nojento, inaceitável. Isso é crime, não é 'brincadeira'. Não existe 'pediu desculpas'. E sim, vai ter muita gente optando pelo silêncio."
Juliana Paes, atriz: "A palavra é: idolatria. O culto a um ídolo. Ídolo, por sua vez, é uma figura venerada, objeto de adoração. Ou uma ideia falsa, uma ilusão. A idolatria, o endeusamento dos homens, é sempre uma coisa perigosa. Independentemente do que eles pregam. Hoje, a rede foi inundada com vídeos de um desses ídolos abusando de uma criança, sem qualquer pudor", iniciou ela.
"Mais um 'grande líder religioso' que utiliza seu poder e sua influência para satisfazer seus desejos mais sórdidos. Não consigo entender sequer a tentativa de um 'pedido de desculpas' depois de forçar que uma criança chupe a sua língua. Porque, pra isso, não tem desculpas. Não tem frase de efeito nem falsa bondade que apague esse ato nojento! Não vou compartilhar as imagens. O menino deve ter sua imagem preservada", continuou a atriz.
"As cenas são nojentas e assustadoras. Mas esse episódio terrível nos leva à reflexão de quantas outras vezes já vimos ídolos se quebrarem desta forma. Poderíamos fazer uma lista de personalidades, das mais variadas denominações religiosas, que com o tempo se revelaram o oposto do que pregavam. Esse episódio terrível nos lembra de que devemos ter nossa fé, podemos depositar nossa confiança, mas jamais entregar a nossa alma a alguém", concluiu Juliana Paes.
Xuxa, apresentadora: "Essa cena é umas das piores que eu como mãe, e criança que foi abusada pode ver: a de um abusador. Ele brinca com a criança de pique esconde e aproveita e passa a mão no corpo de sua “ presa”, as vezes de médico, de vampiro… e muitas vezes usa da fé, do poder que um líder religioso pode ter… me vem na cabeça a frase “pintou um clima” do nosso ex presidente e que depois ninguém mais falou sobre isso.
Me lembro dele falando nos dois lugares e as pessoas rindo e aprovando esse ato , como dessa cena nojenta. Vi o vídeo todo e vi o desconforto dessa criança ao ser não abraçada e sim quase enforcada…. quantas vezes essa situação ou piores aconteceram pra ele achar normal a ponto de fazer na frente dos outros, quantas vezes esses velhos babões se veem no direito de “pintar um clima” e nada acontecer com eles???
Me responda, me diga o que vai acontecer com esses seres nojentos que acham isso normal? Eu consigo imaginar o que acontece com milhões de crianças e adolescentes que são usadas, exploradas e abusadas diariamente … mas o que vai acontecer com os responsáveis por tanta dor dessas crianças? Apenas nossa indignação? Nosso repúdio? AS CRIANÇAS NÃO PODEM SE DEFENDER , TEMOS OBRIGAÇÃO DE GRITAR E FALAR POR ELAS. ( prisão pra qualquer tipo de exploração sexual contra crianças e adolescentes… lugar de abusador é na cadeia, não importa quem seja.. pra mim é um monstro)."
Cardi B, cantora:" Este mundo está cheio de predadores. Eles atacam os inocentes. Os que menos sabem, nossos filhos. Os predadores podem ser nossos vizinhos, nossos professores, até mesmo pessoas com dinheiro, poder e nossas igrejas. Converse constantemente com seus filhos sobre limites e o que eles não devem permitir que as pessoas façam com eles.
Tatá Werneck, atriz e apresentadora: "Abusador!"