O apresentador Tiago Leifert , de 44 anos de idade, e a jornalista e escritora Daiana Garbin, de 42, comemoraram, nesta segunda-feira (28), os 4 anos da filha, Lua, aniversariante do dia. Nos seus Stories do Instagram, Daiana postou foto do bolo caprichado, com a personagem Skye, da animação Patrulha Canina, desenho queridinho da criançada.
O casal, que costuma ser bem discreto com relação à vida pessoal, especialmente com relação à filha, anunciou, em 2022, que Lua, então com 1 ano de idade, estava com um tipo raro de câncer.
"Ela está com um tipo de câncer nos olhos muito raro, que se chama retinoblastoma, que acontece nas células da retina, que pode acontecer de um lado só, ou bilateral, como no caso da nossa filha. Ela está com um tumor em cada olho. É muito díficil descobrir esse câncer e é por isso que a gente está gravando esse vídeo para vocês. É um câncer que acontece com crianças muito pequenas, antes dos seus 2, 3 anos de vida, quando a criança ainda não fala, porque ela é muito pequenininha. Então, ela não consegue expressar que não está vendo e os pais também percebem", alertou.
"A gente teve muita sorte de descobrir, porque a Lua sempre enxergou tudo, desde um fiozinho de cabelo, uma sujeirinha no chão. A gente nunca imaginou que algo estivesse impedindo a visão dela. Só que o Tiago começou a perceber movimentos irregulares no olhinho da Lua e eu falava: 'Para de ser chato. Não tem nada. A Lua está ótima'. Ele insistia: 'Dai, tem uma luz branca no olho da Lua'. Até que um dia percebi um reflexo branco como se fosse um olho de gato. Aí, a gente levou ela ao oftamologista e recebemos esse diagnóstico", explicou.
Leifert e Daiana, então, criaram a campanha De Olho nos Olhinhos com a missão de conscientizar sobre os sinais e sintomas da doença, que atinge crianças de 0 a 5 anos.
Em agosto, Daiana Garbin se emocionou ao falar de Lua e da doença da garotinha. A jornalista e escritora confessou que precisa segurar o choro ao fazer atividades comuns com a menina.
"Toda vez que levo minha filha ao teatro, ao cinema, é difícil conter as lágrimas", disse Daiana no PowerWellness, evento do setor de bem-estar que teve rodas de conversa e troca de experiências. A jornalista se tornou palestrante após o diagnóstico de Lua, aos 11 meses, e ela e Tiago fazem frequentemente campanhas sobre a conscientização da doença.
Daiana alerta que o retinoblastoma é uma doença muito perigosa e que pode ter uma recidiva a qualquer momento. A jornalista confessa que os medos ainda passam pela sua cabeça. "Por conhecer a doença e ter noção de como ela é perigosa, ainda tenho medo. Nos primeiros meses entrei no estado de negação. Eu não queria acreditar. A ficha só caiu quando a Lua começou a fazer quimioterapia", disse.