Este ano ainda nos despedimos de nomes como Zagallo, Maguila, Jandira Martini, Agnaldo Rayol, Shannen Doherty, Ary Toledo e Maggie Smith; lista
Dados pessoais
Silvio Santos • apresentador
Nome completo: Senor Abravanel
Nascimento: 12 de dezembro de 1930, Rio de Janeiro (RJ)
Data da morte: 17 de agosto de 2024, São Paulo (SP) aos 93 anos
Foi casado com: Iris Abravanel
Filhas: Patrícia Abravanel, Rebeca Abravanel, Silvia Abravanel, Daniela Beyruti, Cintia Abravanel, Renata Abravanel
Silvio Santos foi empresário, apresentador, fundador do SBT e proprietário do conglomerado Grupo Silvio Santos, que inclui as marcas Tele Sena e Jequiti. Construiu ao longo da trajetória de mais de 60 anos de carreira, um patrimônio declarado de R$ 3,9 bilhões.
Carioca, foi o filho mais velho de Alberto Abravanel e Rebeca Caro, casal de imigrantes judeus que chegaram ao Brasil em 1924. Tinha 5 irmãos: Beatriz, Perla, Sara, Leon e Henrique.
Com Íris Abravanel, com quem era casado desde 1981, teve as filhas Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata Abravanel, além de Cintia Abravanel e Silvia Abravanel, do casamento com Maria Aparecida Vieira.
Morreu em 17 de agosto de 2024, aos 93 anos de idade, em decorrência de uma broncopneumonia desenvolvida após contrair H1N1. Por causa do quadro, passou 17 dias internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde morreu.
Silvio Santos conheceu a primeira esposa, Maria Aparecida Vieira, a Cidinha, na Rádio Nacional, onde ela trabalhava como telefonista. A mãe dela tinha uma pensão e foi lá que o então radialista decidiu morar na época. Os dois se casaram em 1962, mas manteve uma relação discreta para não 'intimidar' suas colegas de auditório.
Cintia Abravanel, a primeira filha do casal, nasceu no primeiro ano do casamento. Com o sonho de ter mais um filho e, sem conseguir engravidar, o casal adotou Silvia Abravanel em 1971.
Cidinha e Silvio ficaram casados até 1977, quando ela morreu, em decorrência de um câncer.
Silvia Abravanel foi adotada com apenas 3 dias de vida por Cidinha e Silvio Santos. Sem recursos para criar o bebê, a mãe biológica de Silvia deixou a filha em um orfanato.
Como as regras de adoção eram menos rigorosas, era comum a figura da "mãe-cegonha" -- mulheres que intermediavam bebês sem lar para famílias interessadas em adoção. Na ocasião, Terezinha Mãe Cegonha ofereceu o bebê a Manuel de Nóbrega (1913-1976), mas ele e a esposa não se mostraram dispostos a ampliar a família. Na época, Carlos Alberto de Nóbrega, filho do casal, já tinha 19 anos.
Manuel sugeriu então que Terezinha conversassem com Silvio e Cidinha, e o casal decidiu adotar o bebê.
No ano seguinte à morte de Cidinha, Silvio conheceu Iris Abravanel em uma praia no Guarujá (SP). Na época, ela tinha 19 anos de idade.
Os dois se casaram em 1981, e seguiram juntos até o fim da vida dele, somando mais de 50 anos de união.
Juntos, tiveram 4 filhas: Daniela Beyruti, Patricia, Rebeca e Renata Abravanel.O apresentador teve ainda 16 netos e 4 bisnetos.
Patrícia tinha 23 anos quando foi alvo de sequestradores, em agosto de 2001. Na época estudante, ela foi feita refém na frente da mansão em que a família morava, no bairro do Morumbi, em São Paulo
Ela foi mantida em cativeiro por uma semana e liberada na Marginal Tietê depois que a família pagou o resgate de R$ 500 mil. Os sequestradores Marcelo Batista Santos e Esdras Dutra Pinto foram presos no dia seguinte. Fernando Dutra Pinto, e uma namorada, conhecida como Jenifer, conseguiram escapar.
Na sacada da mansão da família, Silvio e Patrícia comemoraram a libertação, e ela declarou ter perdoado os criminosos.
Dois dias depois, com medo de ser morto pela polícia, Fernando Dutra Pinto invadiu a mansão de Silvio Santos, fazendo refém ele e sua família. Depois de 8h de negociações, ele se entregou e foi preso. Fernando morreu no ano seguinte, durante a prisão, por infecção generalizada.
Silvio começou a trabalhar como vendedor, e chegou a ser camelô nas ruas da Lapa (RJ) até ser convocado para servir o Exército, aos 18 anos. Lá, atuava como paraquedista.
Foi nessa época em que começou a investir na carreira de radialista, tendo passagens pelas rádios Mauá, Tupi Continental e Nacional.
Em 1960, apresentou seu primeiro programa apresentar seu 1º programa, o Vamos Brincar de Forca, na TV Paulista. Mais tarde, a atração mudaria de nome para Programa Silvio Santos, que ele apresentou até 2022.
Em 1966, a TV Paulista passaria a se chamar TV Globo São Paulo, e ele seguiu à frente de seu programa, conquistando a liderança da audiência. Silvio seguiu apresentando o programa até 1976.
Prosperando financeiramente, ele conseguiu, em 1975, a concessão para estrear a TVS, que mais tarde viraria o SBT, a maior das empresas do conglomerado Silvio Santos.
Este ano ainda nos despedimos de nomes como Zagallo, Maguila, Jandira Martini, Agnaldo Rayol, Shannen Doherty, Ary Toledo e Maggie Smith; lista
Casal é pai de Benjamin, que nasceu em janeiro deste ano
Apresentadora recebeu uma homenagem a Silvio Santos ao vivo no "Domingão"
As irmãs fizeram uma participação especial no prêmio Melhores do Ano, exibido no "Domingão com Huck"
Dupla esteve na emissora concorrente, neste domingo (15), por conta de homenagem que Globo e SBT fez a Silvio Santos, que morreu em agosto, com transmissão simultânea em ambas as emissoras
Luciano Huck irá interagir Patrícia Abravanel no domingo (15) e legado do comunicador será recordado
"Ele não gostava de comemorar, mas eram os melhores momentos que passamos em família", afirma Lígia Abravanel, a neta mais velha de Silvio Santos
Apresentador completaria 94 anos de idade em 12 de dezembro; ele morreu em 17 de agosto
Filha número 2 de Silvio Santos vive um relacionamento com o sertanejo Gustavo Moura; os dois se casarão em abril
Atriz se emociona ao contar como foi rever colegas que trama que marcou anos 1990 na TV e exalta Silvio Santos: 'Foi visionário'