Latino resolveu celebrar seus 30 anos de carreira com a gravação do projeto audiovisual Relíquias, em que revisita os clássicos do funk da década de 90. O artista, de 51 anos, regravou sucessos como Me Leva e Só Você em batidas contemporâneas e com participações especiais de artistas como Melody, MC G15, Hitmaker e MC Koringa.
"A ideia é trazer para os dias de hoje grandes sucessos antigos e atemporais. Quero fazer com que as músicas do passado se tornem mais atuais, por isso também trouxe convidados da nova geração para esse projeto", conta ele, que também fez novas roupagens de Papo de jacaré, Festa do Apê e Se Ela Dança, Eu Danço.
O artista viu este espaço ao notar o crescimento do MTG (montagem de músicas antigas com novas batidas) no mercado musical. Segundo Latino, o mercado sente falta de músicas boas.
"Na minha época o funk tinha mais essas raízes melódicas, uma tendência a falar de amor e traição. Acho que mercado tem espaço para todo mundo. Temos visto muitos artistas resgatando músicas antigas com o MTG. Isso prova que trazer de volta músicas antigas de forma atualizada pode ser uma boa sacada. Esse movimento está muito forte, talvez por carência de músicas boas. Na minha época não tinha esse 'senta, senta' como hoje", analisa.
"Essa juventude nova, que eu super-respeito o trabalho, tem que respeitar a gente do passado, que lá atrás, de certa forma, abriu espaço para que eles pudessem ter cachês exorbitantes e até mais altos que o do sertanejo. Tem que olhar para o passado com respeito. O funk melody lá do passado é o que fez a Anitta e Ludmilla", opina.
Neste atual projeto, Latino apresenta apenas uma canção inédita: "É uma composição minha que fala de fetiche de uma menina ou de um menino com uma pessoa mais velha. Fala da liberdade de se apaixonar".
Por falar em paixão, Latino também chamou para o projeto, a sua namorada, Raffa Rarbbie, de 26 anos. Juntos há cinco anos, eles não têm planos de oficializar a união tão cedo.
"A gente está há cinco anos se conhecendo. Quando estiver maduro suficiente, a gente se casa. Pela quantidade de gente que conhecemos, vai ter que ser um festão para dez mil pessoas (risos)", imagina ele, que já foi casado três vezes e tem dez filhos, entre eles Suzanna Freitas, fruto da união que teve com Kelly Key.
Por enquanto casamento só se for para cantar, segundo Latino. "Tive várias fases na minha carreira, foram mais de 20 hits e cinco milhões de discos vendidos, mas estou vivendo o meu melhor momento. Estou entrando em polos diferentes da pecuária, cassino, festas de formatura e casamentos. Só neste ano já cantei em 30 casamentos. No ano passado, fiz 40. A gente não tem vaidade, toca de tudo e traduz bem os anos 90 para hoje", afirma.