Negócios

Por Redação

As pequenas e médias empresas (PMEs) do varejo registraram alta de 16,6% por dia útil nas vendas em novembro ante o mês de outubro, segundo o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs). A análise ainda aponta aumento de 1,8% no faturamento no mês em comparação ao mesmo período de 2023. A pesquisa avalia a movimentação financeira média por dia útil dos últimos 12 meses em 69 segmentos do varejo.

Segundo Felipe Beraldi, economista e gerente de Indicadores e Estudos Econômicos da Omie, o “efeito Black Friday” sobre as PMEs que também atuam no e-commerce foi ainda mais significativo, com um avanço de 5,2% no faturamento na comparação anual.

O crescimento no período foi puxado por 40% das atividades monitoradas. Dos 69 segmentos monitorados, cerca de 29 tiveram alta no faturamento no período recente – produtos alimentícios, pedras para revestimento, livros, artigos de fotografia e filmagem, artigos de iluminação, artigos esportivos e artigos de joalherias registraram alta. Já os setores de vestuário e acessórios, bebidas e artigos de cama, mesa e banho recuaram.

No acumulado do ano até outubro, de acordo com os dados do IODE-PMEs, o segmento varejista teve uma elevação de 5,8% no faturamento, com o comércio, apresentando uma expansão de 6,1% em relação ao mesmo período de 2023. Para Beraldi, essa situação demonstra o crescimento econômico motivado pelo aumento de consumo das famílias.

“O movimento tem sido sustentado por um mercado de trabalho aquecido — com desemprego abaixo de 6,5% e rendimentos reais superiores aos níveis pré-pandemia — e pela política fiscal expansionista, destacando a ampliação dos programas de transferência de renda. Esses fatores produzem efeitos significativos no consumo doméstico e favorecem as atividades do comércio”, comenta Beraldi.

Contudo, o economista considera que, apesar da continuidade do avanço da renda nos últimos meses, a alta das taxas de juros e o aumento recente da percepção de risco na economia doméstica trazem preocupações sobre a continuidade positiva dos negócios das pequenas e médias empresas.

Mais recente Próxima Azzas 2154 (ex-Arezzo e Soma) encerra operações da Simples e de mais três marcas
Mais de PEGN

Neste ano, Pequenas Empresas & Grandes Negócios retratou as histórias de diversas empreendedoras de sucesso. Veja as mais lidas

As 6 histórias de mulheres empreendedoras mais lidas de 2024

O primeiro passo é analisar o que deu certo e errado em 2024 para definir as estratégias do próximo ano

Gestão: 7 dicas para preparar seu negócio para 2025

Fundada em 2021, Cuid conecta familiares com cuidadores de idosos, auxiliares de enfermagem e babás

Empreendedores se inspiram nas mães para criar plataforma para profissionais do cuidado

A inovação da Solar Bot automatiza o serviço, elimina completamente o uso de água e se apresenta como uma alternativa mais rápida e econômica em relação aos métodos tradicionais

Robô de limpeza de painéis solares a seco já economizou 1,5 milhão de litros de água

As 22 lojas em aeroportos brasileiros já adotam o novo material

Protec Bag usa plástico exclusivo e 100% biodegradável em todas as unidades no país

Plataforma de vendas de passagens rodoviárias mira inovação e maior conveniência para os usuários em nove países

Quero Passagem Brasil aponta novo diretor geral e aposta em expansão internacional e serviços integrados

Para 2025, o grupo tem como objetivo aprofundar seu relacionamento com rede de distribuidores

Com 70 anos de história, Century inova em tecnologias e desenvolvimento

O Brasil possui cerca de no mínimo 200 espécies de bambu nativo em seu território nacional

Conheça a CEBIS, organização que destaca o potencial econômico e sustentável do bambu brasileiro

Segundo especialistas, o próximo ano promete muitas novidades, com foco na criação e experiências marcantes para o público

Conheça 5 tendências de eventos para 2025

Com foco em tecnologia avançada e personalização, suas soluções oferecem eficiência, praticidade e impacto direto na experiência do cliente e nos resultados das empresas

Keepchat e Polo Wear: Inovação em Atendimento Digital com Inteligência Artificial