A Gestão Sampa, um sistema gratuito de gestão empresarial, encerrou novembro de 2024 com 1,5 mil empreendedores cadastrados. Lançada em outubro de 2023 pela Ade Sampa, entidade da prefeitura de São Paulo que apoia micro e pequenos negócios nas periferias da capital paulista, a plataforma permite que empreendedores configurem lojas virtuais, realizem vendas, cadastrem clientes, fornecedores, produtos e serviços, gerenciem estoques, preços, orçamentos e pedidos. Para utilizá-lo, é necessário ter uma empresa ativa e se cadastrar no site da Gestão Sampa.
O sistema foi pensado especialmente para microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte, mas não existem restrições de enquadramento. Empresários que não residem na cidade de São Paulo também podem se cadastrar.
A falta de letramento digital é um dos empecilhos para que a plataforma seja mais amplamente utilizada, segundo Renan Vieira, diretor-presidente da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa). “É um desafio inserir mais pessoas no mundo digital, especialmente quem não nasceu dentro da tecnologia. Muitas pessoas ainda fazem o controle com papel e caneta", afirma.
“Também não é simples falar de sistema de gestão, e é preciso explicar alguns conceitos. Essa implementação, muitas vezes, exige uma readequação dos processos e da rotina do negócio. Deve existir uma disciplina para registrar as informações na plataforma, então algumas empresas são resistentes a mudar a forma como trabalharam a vida inteira", diz Vieira.
Uma das estratégias é explicar ao empreendedor que o sistema está ali para ajudar e não atrapalhar o dia a dia do empreendimento. Segundo Vieira, o empreendedor pode potencializar o seu negócio e entender o tempo real se a empresa está indo bem depois que ele se adequa a essa rotina.
A organização está investindo em diferentes canais para chegar a mais empresários, especialmente redes sociais, com impulsionamento em publicações no Instagram e TikTok, e em campanhas Google Ads. "Também frequentamos eventos presenciais de empreendedorismo e divulgamos nas nossas unidades fisicas, espalhadas pela capital paulista, em que os analistas conversam com os empreendedores e mostram algumas das oportunidades dentro da Gestão Sampa.”
O executivo diz que os empreendedores podem solicitar a presença de um atendente por e-mail ou por mensagens nas redes sociais da Ade Sampa, que pode visitar o estabelecimento e auxiliar na implementação da plataforma, gratuitamente.
A Gestão Sampa começou a ser desenvolvida em 2022, e foi lançada em outubro de 2023, após cinco meses de homologação com a equipe da Ade Sampa e alguns empreendedores.
Segundo Vieira, o início dos cadastros começou de forma mais lenta. Com um ano de lançamento, a plataforma estava próxima de 1 mil usuários, e deu um salto em novembro para 1,5 mil — especialmente pelas estratégias recentes de divulgação. Hoje, cerca de 62% dos empreendedores estão na capital paulista, 15% em partes do estado de São Paulo e 23% em outros estados.
Agora, a expectativa é ter um crescimento exponencial — mas o executivo não traça uma meta numérica.
Ele espera atualizações constantes para atender os empreendedores. “Sistema é algo que deve estar sempre em desenvolvimento. Também prevemos alguns desafios futuros, como a Reforma Tributária que deve exigir adequações”, afirma.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar