O ano entrou na sua reta final e, com ela, chegam as confraternizações das empresas. É comum ouvir histórias de pessoas que se empolgaram com a celebração e acabaram esquecendo de que ainda se trata de um ambiente profissional. Na Austrália, um CEO decidiu tocar em assuntos delicados antes da festa e deixou os funcionários chocados.
Stephen Carter, fundador da firma de recrutamento Sharp & Carter, deu conselhos durante uma conversa sobre o que poderia ou não ser feito durante a festa de Natal da empresa. O discurso, que durou cerca de 15 minutos, foi ouvido por 203 funcionários, alguns presencialmente e outros virtualmente – a empresa tem escritórios em quatro cidades australianas.
“Eu não sou santo. Eu uso drogas. Mas não faço isso nos eventos do trabalho porque o controle pode ser perdido. Se você usar drogas na festa de Natal, você vai ser demitido”, afirmou, fazendo os colaboradores rirem. O vídeo, gravado durante a reunião, viralizou na internet.
Carter também tinha conselhos para aqueles que desejavam aproveitar a festa para ficar com alguém do escritório. “Se você quer trair seu parceiro, 2024 mostrou que não é inteligente fazer isso com alguém do trabalho. Se torna problemático”, pontuou.
Essa não foi a primeira vez que o CEO deu conselhos sincerões para os funcionários antes da confraternização. “O vídeo que circulou online mostra apenas 20 segundos de um discurso de 15 minutos e não reflete a mensagem que eu quis passar”, afirmou o executivo ao Daily Mail Austrália.
“Meu objetivo era simples: encorajar todos a fazer boas escolhas na festa, alinhadas com nossos valores, para evitar atitudes que podem afetá-los, afetar outros ou que venha a limitar suas carreiras. Faz parte da nossa cultura cuidar uns dos outros”, acrescentou, admitindo que teria escolhido outra forma de se expressar se tivesse pensado na possibilidade de o vídeo vazar.
Em entrevista ao Herald Sun, Carter declarou que espera uma postura profissional na confraternização. “Somos 203 pessoas, uma representação da sociedade, onde pessoas usam drogas, traem seus companheiros, e eu estou tentando me antecipar a isso. Não quero arrumar a bagunça deles depois”, disse.