A consultoria de educação corporativa House of Brains (HOB) é a nova casa profissional de Fabiana Estrela, que foi diretora-executiva da Associação Brasileira de Franchising (ABF) por dois anos e, antes disso, atuou na diretoria estatutária da entidade por sete anos, chegando a comandar a Regional Sul. A mudança de ares combina a vontade de Estrela de buscar por novos desafios e a criação da Lab Partners, braço de franchising da Afferolab, uma das marcas controladas pela HOB.
Em entrevista a PEGN, Estrela conta que levou algum tempo para tomar a decisão de sair da entidade que é a principal porta-voz do franchising brasileiro para uma franqueadora – algo que ela já havia vivido no passado com a holding gaúcha Estrela Franquias, que tinha em seu portfólio marcas como a Barriga Verde, de moda infantil.
“Fiquei alguns meses considerando uma possibilidade de mudança antes de receber a proposta para vir para a Afferolab. Foi inesperada, mas muito conectada com o meu momento”, conta.
O anúncio para o mercado aconteceu durante a ABFCon, convenção anual do setor que ocorreu no fim de outubro, na Ilha de Comandatuba, em Una, na Bahia. Na ocasião, o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, exaltou o legado de Estrela e anunciou que a executiva Caroline Graciani, que tem 13 anos de carreira na ABF, assumiria a cadeira de direção-executiva da entidade. Estrela encerrou seu ciclo no cargo no fim de novembro.
“O Tom me apoiou na decisão de aceitar o desafio nessa nova jornada desde o primeiro momento, e programamos juntos a transição. O encerramento de ciclo foi intenso em consolidação de entregas, e o time ABF abraçou com tudo mais esse momento. Só tenho a agradecer”, diz.
Estrela diz se orgulhar das realizações no cargo mais alto da diretoria interna da entidade ao longo dos últimos dois anos, em termos legais, institucionais, de educação e de força do setor no mercado nacional. “No entanto, também precisava voltar a olhar para minha carreira. Aprendi muito com todas as marcas e associados na minha trajetória no franchising e na ABF, mas minha ânsia por aprender e fazer mais já vinha me chamando internamente”, diz.
O convite para o novo desafio veio de Daniel Motta, managing partner da HOB. De acordo com Estrela, a proposta de franquia que ele apresentou convergia com o desejo de mudança dela. “É um projeto que junta as minhas grandes paixões, algo totalmente alinhado com o que acredito, que une educação corporativa, pessoas e franchising”, conta.
180 unidades em três anos
Com três décadas de existência, a Afferolab foi adquirida pela Bossa.etc em 2022. A HOB foi criada no ano seguinte. Ao longo de sua história, a empresa acumula mais de 10 mil projetos e 15 milhões de pessoas impactadas. A plataforma Learning Hub Afferolab já atendeu mais de 1 mil empresas e tem 1,5 milhão de usuários cadastrados. Com a Lab Partners, o objetivo é levar as metodologias próprias, tanto de ferramentas profissionais como de soft skills, para mais cidades, por meio de uma microfranquia.
“O nosso país tem uma cultura forte de empreendedorismo. O Lab Partners será a primeira franquia de educação corporativa que une tecnologia, inovação e entretenimento para desenvolver pessoas e potencializar habilidades que, de fato, causam impacto nas empresas”, afirma Estrela.
De acordo com Estrela, o modelo começou a ser pensado e estruturado há cinco anos, em parceria com a Francap, consultoria especializada em franchising e liderada pelo ex-presidente da ABF André Friedheim. No modelo formatado, os franqueados poderão trabalhar com produtos como a plataforma de Learning Streaming, uma biblioteca digital com mais de 300 conteúdos e workshops online e presenciais.
“A Afferolab não acredita em treinamentos monótonos, ela desenha soluções pensando no engajamento, no desenvolvimento das pessoas e nos resultados positivos que elas trarão para a empresa”, afirma Estrela.
O investimento inicial para se tornar um franqueado é a partir de R$ 70 mil, e o plano é ter 180 unidades em três anos, sendo 30 já em 2025. “O papel do franqueado está em produtividade comercial e encantamento, fomento e prospecção, relacionamento, venda, apoio à entrega, e pós-vendas", explica Estrela. Os primeiros mercados prospectados serão capitais, interior paulista e Grande São Paulo. Depois, vêm as regiões Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
Para Estrela, o retorno a uma rede franqueadora, após a passagem pela ABF, representa uma oportunidade de colocar aprendizados dos últimos anos em prática.
“Tive contato muito próximo com diversas lideranças do franchising nacional e pude trocar muito sobre os pilares do franchising íntegro e contemporâneo, a importância da educação e do relacionamento em rede, a gestão de processos e de inovação constantes, como gerar os melhores resultados de forma colaborativa, como conectar os diferentes stakeholders para otimizar e construir entregas de valor para todos. Enfim, estou feliz e ansiosa para entregar ao máximo o que aprendi, inovar e contribuir com o time Afferolab na construção de uma rede positiva e de resultados, ou seja, dar o meu melhor para o sucesso do Lab Partners”, afirma.