Conteúdo de Marca
Universidade norte-americana oferece mestrado a distância para brasileiros
Criada pelos mesmos fundadores do Grupo Anhanguera, a MUST University tem sede na Flórida e promove cursos totalmente online com custo acessível
6 min de leituraA possibilidade de fazer um mestrado online, em português, com certificação reconhecida fora e dentro do país* e pago em reais tem atraído estudantes brasileiros a procurarem pelos cursos stricto sensu da MUST University, instituição brasileira criada por Antonio Carbonari Netto, fundador do grupo Anhanguera. Com sede na cidade de Boca Raton, na Flórida (Estados Unidos), a universidade planeja a abertura de mais seis novas turmas em 2022. A meta é saltar dos atuais 2.630 alunos para 4 mil estudantes até o final do ano.
Os programas de mestrados da MUST University são Desenvolvimento de Negócios e Inovação, Marketing Digital, Tecnologia Emergentes em Educação, Administração, Negócios Internacionais, Gestão de Cuidados da Saúde, Psicologia Organizacional e Estudos Jurídicos.
“Percebemos que os brasileiros que estão principalmente na Flórida não vinham para cá estudar. Então direcionamos o foco para os brasileiros que estão no Brasil ou espalhados pelos Estados Unidos”, conta Giulianna Carbonari, diretora de Marketing e Admissões da MUST. Atualmente 90% dos alunos da instituição estão fazendo os cursos do Brasil.
Licenciada em 2016 e em funcionamento desde 2017, a MUST se expandiu durante a pandemia com cursos de mestrados online oferecidos em três idiomas: português, inglês e espanhol. As titulações têm duração de 18 meses.
Com professores norte-americanos, brasileiros e de países latinos falantes de espanhol, as aulas são ministradas por meio de e-books interativos, encontros síncronos ao vivo e ambiente virtual de aprendizagem. A emissão da certificação adota a tecnologia blockchain, que impede falsificações.
O valor competitivo dos cursos – R$ 21 mil, no total – também é um atrativo, conta Giuliana: “Recebemos depoimentos de alunos orgulhosos por terminar o mestrado na MUST, que é uma universidade americana reconhecida, 100% online, em português, e que cabe no bolso.”
Maturidade do negócio próprio
Ter no currículo um mestrado reconhecido nos Estados Unidos e no Brasil* foi um dos fatores que fez a publicitária e empresária Camila Julien Reginato optar pelo mestrado em Negócios Internacionais na MUST University. Dona da marca de underwear Frida, Camila conta que buscava diferencial competitivo para ampliar a atuação da sua empresa no Brasil e fora do país. “Eu precisava de novas informações para o negócio e os Estados Unidos são referência em startups, então busquei essa diferenciação de mercado”, diz.
Quando iniciou o mestrado, a marca já era uma franquia, mas o contato com a instituição de ensino a apoiou na validação de mais modelos de atuação. A empresária usou a própria marca como estudo de caso para a tese final – que até virou livro: “Consegui estruturar melhor a empresa com o estudo de caso desenvolvido junto com a MUST. Validei vários pontos do meu negócio, como novas modalidades de franquia, expansão para outras regiões, abertura de mais canais de atendimento, por isso que eu digo que a maturidade veio com o mestrado”, conta.
Atualmente a marca de lingeries, robes e bodies, com sede na cidade de Dois Irmãos (RS), soma 35 franquias no Brasil, em três modalidades: digital, em que o franqueado não precisa de estoque e marca encaminha direto para o cliente final; home office, que as pessoas atuam de casa com um estoque; e os espaços Frida, com expositores das peças em lojas. Futuramente, a intenção é abrir uma loja física própria em São Paulo. “Queremos ter 125 franquias até o final do ano, uma média de dez franquias de expansão por mês”, afirma Camila.
Mudança de mindset
O formato dos cursos da MUST foi o que chamou a atenção de Leonardo Luiz Ludovico Póvoa para a formação no mestrado em Administração. Dono de agência de propaganda e marketing digital em Palmas (TO), ele está no último módulo do curso. “A dinâmica do mestrado é muito interessante: você tem que ler, estudar, publicar. São vários sábados e domingos dedicados ao estudo”, diz.
Ele destaca o caráter dinâmico das aulas, e como a configuração proposta promove uma nova percepção sobre o conhecimento. “O aprendizado digital é uma mudança de mindset total. Hoje as pessoas ficam dependentes de um carro para chegar à universidade e ficar sentado ali por algumas horas. Com o ensino remoto esse comportamento muda. Na verdade, o que vai mudar mesmo é você. Nunca imaginei receber uma titulação de master em administração na Flórida. Certamente me dá uma referência diferente”, analisa.
Leonardo conta que a formação ainda em curso foi um dos fatores relevantes para que sua agência fechasse contrato recente com uma grande empresa do setor de agronegócio. “Tem essa relevância de ter um conhecimento mais internacional, de estar buscando conhecimento”, analisa.
Integração à aldeia global
Um mestrado que fosse mais célere e objetivo, que permitisse continuar com as atividades laborais, e que estivesse alinhado com as tendências mundiais em nível de tecnologia. A proposta de mestrados da MUST foi ao encontro do que Geisse Martins buscava, a ponto de incentivá-lo a realizar dois mestrados na MUST. Consultor educacional na área de tecnologia há 25 anos, ele concluiu o mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação em 2021 e, até o fim deste semestre, finaliza mestrado em Administração.
“Como eu atuo na iniciativa privada, não conseguiria fazer um mestrado numa instituição federal com um vínculo de dedicação exclusiva. Além disso, as instituições que fomentam cursos de mestrado e doutorado em nível federal não estão acompanhando as mudanças sociais econômicas e tecnológicas que acontecem no mundo. Eu precisava ainda de uma instituição em que o mestrado utilizasse uma complementaridade do conhecimento científico com o conhecimento prático”, avalia o profissional de Sabará (MG).
Para Geisse, a instituição americana está mais alinhada com temas globais, com mestrados que dão panoramas amplo dos mercados estrangeiros. “A ideia do mestrado internacional é que ele vai ao encontro do que está acontecendo no mundo hoje. Ou seja, tudo o que se fala e se pensa em termos de negócio, business, comércio, logística, informação e conhecimento estão atrelados a essa teia mundial, a essa ideia de aldeia global”, analisa.
Também da área de educação, Tauana Chíxaro Lima é formada em pedagogia e, desde 2006, trabalha com ensino a distância. Aluna do mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação destaca o potencial democratizante do ensino remoto. “O título de mestre sempre me interessou, mas não via muitas possibilidades para alcançá-lo porque todas as instituições que eu conhecia exigiam minha presença física”, conta a profissional que mora atualmente em São Paulo (SP).
Outro ponto importante para Tauana foi a possibilidade de expandir as relações profissionais no contato com a turma do mestrado e corpo docente da instituição. “O networking que o mestrado online proporciona é precioso. Temos acesso a pessoas de mercado, que compartilham suas experiências, além das trocas feitas nos eventos e seminários”, afirma.
Novos lançamentos
Para o segundo semestre, a MUST University planeja o lançamento do MUSTHUB, que será um centro virtual de inovação, mentoria e incubadora de projetos exclusivos dos alunos da instituição. “Serão escolhidos cinco alunos por ano que vão receber investimentos, suporte para realizar protótipos e testes de produto, ou seja, uma mentoria completa para apoiar esses novos negócios”, explica a diretora Giulianna Carbonari.
A instituição pretende lançar também um tour virtual com realidade aumentada para que, do Brasil, estudantes interessados conheçam a sede e a região em que está localizada. Apesar de possuir base própria na Flórida, a MUST University não pretende estruturar campus para futuras aulas presenciais, e, passada a pandemia, abraçou a vocação do ensino a distância.
Para o futuro, a instituição trabalha ainda no planejamento de cursos de doutorado que têm previsão de lançamento estimada para até dois anos.
Atualmente, a MUST está com matrículas abertas para novas turmas dos mestrados com início de aulas previstas para: 06/06, 18/07, 29/08, 10/10 e 21/11.
*Os diplomas podem ser reconhecidos no Brasil após realizado processo regular para tanto na forma disposta na legislação brasileira, em especial a Resolução n° 03 de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação – CNE/MEC, e Portaria Normativa n° 22 de 13 de dezembro de 2016, do Ministério da Educação.