Em vez de lamentada, a eliminação de um participante de um reality show no Reino Unido tem sido comemorada na internet. O motivo? As falas do competidor sobre o diabetes tipo 1, que internautas disseram trazer "informações falsas" sobre a doença crônica.
John, que competia na versão britânica do MasterChef, havia chamado atenção do público ao promover uma dieta totalmente sem açúcar. Pai de uma criança pequena diagnosticada com diabetes tipo 1, ele dizia que havia aprendido a fazer uma série de receitas sem esse ingrediente para cuidar da saúde de sua filha. Num episódio em que apresentou uma tortinha de chocolate diet aos jurados, o inglês chegou a se emocionar com um depoimento sobre a menina: "Ela está perdendo jantares escolares, sobremesas. Ela está perdendo sorvete, quando todo mundo toma sorvete. Quando a gente faz churrasco, toda criançada ganha pirulito, e ela perde tudo".
Veja abaixo:
A questão é que, normalmente, pessoas com diabetes tipo 1 não precisam evitar consumir açúcar a todo custo. A organização britânica Diabetes UK explica: "Você não precisa cortar o açúcar de sua dieta se tiver diabetes. E, embora não saibamos exatamente o que causa o diabetes tipo 1, sabemos que ele não está ligado ao estilo de vida e, portanto, o açúcar não causa diretamente a doença".
O que a organização sugere é que adultos em geral consumam até 30g de açúcar por dia, o que equivale a cerca de sete colheres de chá. "Para algumas pessoas com diabetes, bebidas açucaradas ou comprimidos de glicose são essenciais para tratar uma hipoglicemia, quando os níveis de glicose no sangue ficam muito baixos. No entanto, estamos comendo muito açúcar extra e prejudicando nossa saúde por causa disso", dizem os especialistas, que ainda destacam que o açúcar pode ser encontrado não só em guloseimas doces como também em ketchups ou alguns tipos de feijões cozidos.
A JDRF, organização sem fins lucrativos que financia pesquisas sobre a doença, ecoa essas informações em seu site: "Você não precisa cortar o açúcar quando tem o tipo 1. Na verdade, você deve sempre ter algo com alto teor de açúcar (como balas de goma, suco de frutas ou comprimidos de glicose) contigo no caso de precisar elevar os níveis de glicose no sangue ou tratar uma hipoglicemia".
Por causa disso, John vinha sendo criticado por espectadores do reality show gastronômico, que consideravam o participante exagerado e equivocado em sua abordagem do diabetes da filha. "Alguém precisa dizer a esse cara que ele não precisa negar sorvete e doces à menina. Minha filha tempo o tipo 1 e come exatamente as mesmas coisas que suas amigas. Desde que ela tenha insulina para isso, tudo bem. Esta é uma das piores desinformações sobre diabetes que já vi na TV", disse uma pessoa no Twitter.
“O problema é que pessoas com diabetes tipo 1 podem comer coisas doces – desde que seus açúcares no sangue estejam controlados com insulina. Não há necessidade de perder nada!", disse outro.
Um terceiro comemorou: "Então o John foi eliminado. Pelo menos ele não pode continuar a espalhar a desinformação de que pessoas com diabetes tipo 1 não podem ingerir açúcar. Idealmente, deveríamos TODOS limitar nosso consumo de açúcar refinado, mas pessoas com tipo 1 PODEM consumir também".
"O tipo 1 NÃO significa que você TEM que evitar o açúcar e comer alimentos sem açúcar. Alguns podem optar por lidar com o tipo 1 dessa maneira, mas não é uma necessidade. Açúcar deve ser com moderação diabetes ou não", concordou outro.
Já um espectador brincou sobre a eliminação: "Podemos comer açúcar agora?"
Quando o reality show gastronômico foi procurado pelo site Metro sobre essa polêmica, um porta-voz apenas respondeu: “A experiência de cada um com o diabetes é algo pessoal. Durante seu tempo na competição, John refletiu sobre como a dieta de sua filha é administrada na culinária ele, o que não foi apresentado como uma orientação para os telespectadores".