Televisão

Em vez de lamentada, a eliminação de um participante de um reality show no Reino Unido tem sido comemorada na internet. O motivo? As falas do competidor sobre o diabetes tipo 1, que internautas disseram trazer "informações falsas" sobre a doença crônica.

John, que competia na versão britânica do MasterChef, havia chamado atenção do público ao promover uma dieta totalmente sem açúcar. Pai de uma criança pequena diagnosticada com diabetes tipo 1, ele dizia que havia aprendido a fazer uma série de receitas sem esse ingrediente para cuidar da saúde de sua filha. Num episódio em que apresentou uma tortinha de chocolate diet aos jurados, o inglês chegou a se emocionar com um depoimento sobre a menina: "Ela está perdendo jantares escolares, sobremesas. Ela está perdendo sorvete, quando todo mundo toma sorvete. Quando a gente faz churrasco, toda criançada ganha pirulito, e ela perde tudo".

Veja abaixo:

A questão é que, normalmente, pessoas com diabetes tipo 1 não precisam evitar consumir açúcar a todo custo. A organização britânica Diabetes UK explica: "Você não precisa cortar o açúcar de sua dieta se tiver diabetes. E, embora não saibamos exatamente o que causa o diabetes tipo 1, sabemos que ele não está ligado ao estilo de vida e, portanto, o açúcar não causa diretamente a doença".

O que a organização sugere é que adultos em geral consumam até 30g de açúcar por dia, o que equivale a cerca de sete colheres de chá. "Para algumas pessoas com diabetes, bebidas açucaradas ou comprimidos de glicose são essenciais para tratar uma hipoglicemia, quando os níveis de glicose no sangue ficam muito baixos. No entanto, estamos comendo muito açúcar extra e prejudicando nossa saúde por causa disso", dizem os especialistas, que ainda destacam que o açúcar pode ser encontrado não só em guloseimas doces como também em ketchups ou alguns tipos de feijões cozidos.

A JDRF, organização sem fins lucrativos que financia pesquisas sobre a doença, ecoa essas informações em seu site: "Você não precisa cortar o açúcar quando tem o tipo 1. Na verdade, você deve sempre ter algo com alto teor de açúcar (como balas de goma, suco de frutas ou comprimidos de glicose) contigo no caso de precisar elevar os níveis de glicose no sangue ou tratar uma hipoglicemia".

Por causa disso, John vinha sendo criticado por espectadores do reality show gastronômico, que consideravam o participante exagerado e equivocado em sua abordagem do diabetes da filha. "Alguém precisa dizer a esse cara que ele não precisa negar sorvete e doces à menina. Minha filha tempo o tipo 1 e come exatamente as mesmas coisas que suas amigas. Desde que ela tenha insulina para isso, tudo bem. Esta é uma das piores desinformações sobre diabetes que já vi na TV", disse uma pessoa no Twitter.

John foi eliminado do MasterChef britânico em maio de 2023 — Foto: reprodução
John foi eliminado do MasterChef britânico em maio de 2023 — Foto: reprodução

“O problema é que pessoas com diabetes tipo 1 podem comer coisas doces – desde que seus açúcares no sangue estejam controlados com insulina. Não há necessidade de perder nada!", disse outro.

Um terceiro comemorou: "Então o John foi eliminado. Pelo menos ele não pode continuar a espalhar a desinformação de que pessoas com diabetes tipo 1 não podem ingerir açúcar. Idealmente, deveríamos TODOS limitar nosso consumo de açúcar refinado, mas pessoas com tipo 1 PODEM consumir também".

"O tipo 1 NÃO significa que você TEM que evitar o açúcar e comer alimentos sem açúcar. Alguns podem optar por lidar com o tipo 1 dessa maneira, mas não é uma necessidade. Açúcar deve ser com moderação diabetes ou não", concordou outro.

Já um espectador brincou sobre a eliminação: "Podemos comer açúcar agora?"

Quando o reality show gastronômico foi procurado pelo site Metro sobre essa polêmica, um porta-voz apenas respondeu: “A experiência de cada um com o diabetes é algo pessoal. Durante seu tempo na competição, John refletiu sobre como a dieta de sua filha é administrada na culinária ele, o que não foi apresentado como uma orientação para os telespectadores".

John foi eliminado do MasterChef britânico em maio de 2023 — Foto: reprodução
John foi eliminado do MasterChef britânico em maio de 2023 — Foto: reprodução
Mais recente Próxima Âncora dá 'alongada de alívio' e choque dela ao perceber que está ao vivo viraliza
Mais de Monet

Ator não estava em casa no momento em que recebeu a visita inesperada

Revelado por que FBI bateu na porta de Ben Affleck durante incêndios de Los Angeles

Kendra Wilkinson era uma das namoradas Hugh Hefner, chefão da revista Playboy

Modelo e ex-coelhinha rebate haters ao fazer desabafo sobre o próprio corpo: 'Não sou mais aquela garota'

A atriz deu vida à cantora Maria Callas (1923-1977) em cinebiografia dirigida pelo chileno Pablo Larraín

Angelina Jolie admite mentira a diretor para ficar com papel que a coloca na briga pelo Oscar

As duas atrizes trabalharam juntas em 'Lucy in the Sky: Uma Lágrima na Imensidão' (2019)

Reese Witherspoon é o 'porto seguro' de Natalie Portman após traição e divórcio, diz revista: 'Elas têm muito em comum'

Ridley Scott atribuiu o fracasso a crítica hostil: ‘Destruiu a obra antes do lançamento’

Por que 'Blade Runner' virou clássico do cinema mesmo após fracassar nas bilheterias, segundo diretor: 'Loucura de Hollywood'

A briga teve como ponto de partida uma ‘piadinha hostil’ feita pelo príncipe em festa com amigos

Como 'treta feia' de Príncipe Harry com astro da televisão acabou se tornando bromance, segundo colunista

Também ex-apresentadora da MTV, a empresária estava em tratamento de câncer desde 2003

Jackie Farry, babá da filha de Kurt Cobain que se tornou empresária de bandas de rock, morre aos 58 anos

Leslie Charleson atuou na longeva produção 'General Hospital' entre os anos de 1977 e 2023

Atriz que participou de 2079 episódios de icônica novela dos EUA morre aos 79 anos e fãs se emocionam

Com custo de US$ 200 milhões, o longa fez ‘apenas’ US$ 271 milhões nos cinemas mundiais

Diretor argentino culpa personagem da DC pelo fracasso de 'Flash' nas bilheterias e revolta fãs: 'Ele está maluco?'