O ator Javier Bardem é um dos protagonistas de uma das produções mais macabras de 2024, ‘Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais’. A produção é inspirada na história real dos assassinatos de José Menendez e Mary Louise 'Kitty' Menendez no ano de 1989. Os dois foram mortos por seus filhos, Lyle e Erik, atualmente cumprindo pena de prisão perpétua.
Bardem refletiu sobre sua relação com os eventos reais que inspiraram a série em entrevista à revista norte-americana Variety. O astro espanhol de 55 anos classificou o conteúdo da série como “muito sensível”, mas optou por encarar o projeto como uma ficção, jamais cogitando qualquer interação real com os irmãos Menendez.
Na série, além de Bardem como José Menendez, Chloë Sevigny dá vida a Kitty Menendez, Nicholas Alexander Chavez interpreta Lyle Menendez e Cooper Koch vive Erik Menendez.
O ator contou: “No começo da jornada, eu disse, ‘gente, vamos nos lembrar… Tentar lembrar que somos amados, que temos famílias que realmente se importam conosco, são respeitosas conosco, nos amam, e pessoas para as quais mal podemos esperar para voltar porque as amamos. E vamos jogar o jogo que essa história está exigindo de nós como atores. Mas não vamos esquecer que é um jogo. É uma ficção. Eu não vou, de forma alguma, colocar nada de mim nisso’”.
Depois, perguntado se cogitou se encontrar pessoalmente com os irmãos Menendez, o ator afirmou: “Eu não quis”.
Ele explicou: “Primeiramente, eu sabia pouco ou basicamente nada sobre a história quando [o cocriador da série] Ryan Murphy falou comigo, porque não era tão conhecida assim na Espanha. E então, quando eu comecei a pesquisar, pensei, ‘uau, isso é um material muito, muito sensível’. Mas então eu tentei ler e procurar material onde eu pudesse ver ou entender mais, mas não havia nenhum. Ele [José Menendez] é baseado apenas no que as pessoas disseram sobre ele, especialmente seus filhos”.
Bardem finalizou afirmando: “Eu sabia que tinha que confiar na pesquisa que Ryan e [o cocriador] Ian Brennan fizeram. Estava tudo lá no roteiro. Então eu disse, ‘eu não preciso falar com ninguém’. E também eu estava muito, muito... a palavra não é ‘assustado’, mas eu nunca cogitei ser capaz de me sentar com os assassinos”.
Javier Bardem tem no currículo o Oscar de melhor ator ator coadjuvante de 2008, por seu trabalho em ‘Onde os Fracos Não Têm Vez’ (2007). Ele é casado desde 2010 com a atriz Penélope Cruz, com quem tem dois filhos, Leo (13 anos) e Luna (11 anos).