Fernanda Torres segue firme e forte na sua caminhada para fazer história com sua grande performance por 'Ainda Estou Aqui' (2024), drama de Walter Salles no qual interpreta Eunice Paiva, viúva do deputado Rubens Paiva, uma das vítimas da ditadura militar. De acordo com uma previsão da revista 'Variety', uma das principais do show business nos EUA, em especial em relação à cobertura dos bastidores de Hollywood, publicada esta semana, a estrela brasileira de 59 anos aparece como a grande favorita para vencer o prêmio de Melhor Atriz - Drama na premiação, considerada um dos principais termômetros para o Oscar.
Porém, como em toda competição, existem adversárias - e elas também têm qualidades, méritos e campanhas bem articuladas online e offline. Segundo a mesma projeção realizada pela publicação norte-americana, as únicas duas estrelas que podem tirar o prêmio de Torres estão entre as maiores figuras do cinema nas últimas décadas - Nicole Kidman, por 'Babygirl', e Angelina Jolie, por 'Maria Callas', exatamente nesta ordem.
Ainda correm, por fora, na mesma categoria, Kate Winslet ('Lee'), Tilda Swinton ('O Quarto ao Lado') e Pamela Anderson ('The Last Showgirl').
Ao explicar por que considera Fernanda Torres a favorita número 1, podendo superar o feito da sua mãe, Fernanda Montenegro, há 26 anos, que foi indicada ao Globo de Ouro, mas acabou perdendo para Cate Blanchett ('Elizabeth'), a publicação usa como critério o fato de 'Ainda Estou Aqui' ter sido indicado em outra categoria importante da premiação - Melhor Filme de Língua Não-Inglesa. As outras concorrentes, exceto Anderson, notadamente a "azarona" da vez", que tem 'The Last Showgirl' na lista de finalistas de Melhor Canção Original, não contam com o mesmo reforço.
"A dupla indicação faz dela a favorita neste prêmio? Embora os eleitores indiquem um forte apoio a Torres, Nicole Kidman ('Babygirl') e Angelina Jolie ('Maria Callas') continuam fortemente nessa conversa", escreve a reportagem.
O Globo de Ouro também marca o "reencontro" da artista brasileira com Kidman em busca do mesmo troféu. No Festival de Veneza, em setembro, a australiana levou a melhor, ganhando o prêmio de Melhor Atriz da mostra pelo controverso papel da executiva que se envolve com um rapaz bem mais novo. Já se especulava ali que as duas iriam se encontrar mais vezes ao longo da temporada de premiações.
Na mesma época, também já se falava na força de Jolie na caracterização da lenda da ópera, principalmente depois da avant-première no Festival de Toronto, onde foi homenageada.
Vale dizer que uma eventual vitória de Fernanda Torres certamente aumentará suas chances em emplacar uma indicação ao Oscar, mas lá na festa da Academia ela não chegaria de forma alguma como favorita. Isso porque no Globo de Ouro as categorias de atuação são divididas entre Drama e Comédia/Musical.
Na outra raia, estão algumas das maiores favoritas da temporada, como Mikey Madison ('Anora'), Cynthia Erivo ('Wicked'), Demi Moore ('A Substância') e Karla Sofía Gascón ('Emilia Pérez').
Em resumo, esta é provavelmente a corrida pelo Oscar de Melhor Atriz mais disputada de todos os tempos, na qual até uma indicação é imprevisível e deve ser muito comemorada - o Globo de Ouro terá seus vencedores divulgados neste domingo, 5 de janeiro; já os indicados ao prêmio da Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood serão conhecidos no próximo dia 17 .
Confira a seguir os trailers de 'Ainda Estou Aqui', estrelado por Fernanda Torres, 'Babygirl', protagonizado por Nicole Kidman, e 'Maria Callas', que traz uma das melhores performances de Angelina Jolie em toda a carreira.