'Gremlins', que completa quatro décadas do seu lançamento em 2024, é um dos maiores clássicos natalinos de todos os tempos. Mas não por que trata do Papai Noel ou traz fantasmas redentores ao estilo de Charles Dickens. A história se passa em uma típica cidadezinha suburbana dos EUA dos anos 1980 revirada de cabeça para baixo por criaturas que se transformam em seres diabólicos por que se alimentaram depois da meia-noite (tem gente que só faz a ceia depois desse horário, é bom lembrar).
Foi um grande sucesso de bilheteria, faturando US$ 165 milhões no mundo todo (valor estratosférico para a época), confirmando o toque de midas de Steven Spielberg naqueles tempos. Ele não dirigiu o filme, mas atuou de forma veemente como produtor, fazendo uma série de exigências.
Pediu modificações substanciais no roteiro - Gizmo, por exemplo, o fofíssimo Mogway que dá origem a tudo, e Stripe, o líder dos malvadões, seriam o mesmo personagem na versão original -; bateu o pé pelo diretor Joe Dante (cujo histórico estava mais próximo do gênero terror do que para a aventura infanto-juvenil; e por isso o filme tem tons bem soturnos); e escolheu um ator até então desconhecido para ser o protagonista, que teria obrigatoriamente de contracenar com a maior musa adolescente dos anos 1980, Phoebe Cates.
Ela, por sua vez, já era muito conhecida do público-alvo do filme, principalmente por conta da cena icônica da saída da piscina na comédia 'Picardias Estudantis' (1982).
Zach Galligan não tinha feito nada de relevante até então - apenas um telefilme, 'Prisioneiro sem Nome' (1983), no qual aparecia como completo coadjuvante de duas lendas do cinema - Roy Scheider e Liv Ullmann, além de uma ponta na série 'ABC Afterschool Specials', que pelo menos tinha a tradição de revelar muita gente boa para Hollywood - de Jodie Foster a Rob Lowe.
Em vez de procurar os grandes nomes jovens da época, como Ralph Macchio (que, depois de grande performance em 'Vidas sem Rumo, no mesmo ano faria 'Karatê Kid: A Hora da Vedade') ou Michael J. Fox (que era sensação da TV com a série 'Caras e Caretas' e pouco depois se tornaria um astro internacional com 'De Volta para o Futuro'), Spielberg decidiu e lutou por Galliganv. O produtor-executivo tinha certeza que haia encontrado nele o protagonista Billy, o filho do "Professor Pardal", ou seja um inventor de traquitanas não muito funcionais, que ganha Gizmo de presente de Natal e descumpre duas das três regras básicas para ser tutor do bichinho mágico (não jogar água, não expor a luz forte e não dar comida depois da 0h), já no primeiro teste.
O neófito ator se sentiu muito à vontade ao lado de Cates, já uma estrela, na audição. Chegou a apoiar a cabeça no ombro dela e olhou para a câmera sem medo.
Steven Spielberg teria disparado na hora: "Oh meu Deus, olhem só para isso! Ele já está apaixonado por ela. Não preciso ver mais nada."
A decisão foi acertadíssima e Zach Galligan é um dos segredos do sucesso de 'Gremilins'. Teve uma extensa carreira a partir dali - mais de 70 créditos entre filmes e programas de televisão e até se aventurou como diretor em quatro episódios de uma série, 'The 47th Floor', mas obviamente nada com o mesmo impacto.
O mais perto que chegou disso foi justamente na continuação - 'Gremlins 2: A Nova Geração' (1990).
Confira a seguir o trailer do clássico natalino 'Gremlins' (1984).