Filmes
Por

O tempo pode até ter passado, a carreira dos atores pode até ter tido rumos inesperados -- mas todos continuam sendo parte integrante da lista dos astros mirins mais bem sucedidos da história do cinema. Pouquíssimos nomes conseguiram fazer tanto, mesmo tão jovens, quanto o icônico Macaulay Culkin, o mini famoso mais popular dos anos 1990, e a dupla formada por Daniel Radcliffe e Emma Watson, os eternos Harry Potter e Hermione Granger da saga passada em Hogwarts.

É claro, cada um dos três atores (que hoje ultrapassam os 30, 40 anos) tiveram carreiras bastante diferentes -- com Macaulay migrando para projetos mais maduros, enquanto Daniel brilha no teatro e Emma vive às escondidas das câmeras. Mas durante a infância, cada um arranjou um jeito especial de brilhar; e principalmente, de fazer dinheiro.

Cena de 'Esqueceram de Mim 2 - Perdido em Nova York' — Foto: Divulgação
Cena de 'Esqueceram de Mim 2 - Perdido em Nova York' — Foto: Divulgação
Cena de 'Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban' — Foto: Reprodução
Cena de 'Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban' — Foto: Reprodução

Com Culkin subindo ao estrelato com o primeiríssimo 'Esqueceram de Mim' (1990) no papel do engenhoso Kevin McCallister, os iniciais 110 mil dólares ganhos como salário pareceram pouco para o jovenzinho quando foi chamado para estrelar a sequência do hit de bilheteria, dois anos mais tarde.

E foi com um truque mágico -- ou melhor, de bom gerenciamento de carreira, que os agentes do 'Riquinho' conseguiram quase multiplicar o cachê do menino e ainda, transformá-lo no astro mirim mais bem pago da época e de todos os tempos.

Anos mais tarde, quando os pré-adolescentes Daniel Radcliffe e Emma Watson surgiram como nomes de peso com o sucesso de bilheteria do primeiríssimo 'Harry Potter e a Pedra Filosofal' (2001), a estratégia foi parecida: emplacar mais dinheiro da primeira para a segunda produção; e deu certo.

O detalhe, entretanto, é que em comparação entre primeiro e segundo filme, Macaulay ganhou mais pelos dois 'Esqueceram de Mim' do que a dupla formada por Radcliffe e Watson fez pelos dois primeiros de 'Harry Potter'.

Entenda abaixo qual é o contexto de toda essa matemática da fama.

Macaulay Culkin em 'Esqueceram de Mim' (1990). — Foto: Reprodução
Macaulay Culkin em 'Esqueceram de Mim' (1990). — Foto: Reprodução

Em 1990, a estreia da trama natalina de 'Esqueceram de Mim' marcou não apenas o surgimento de um futuro superclássico natalino, mas também abriu espaço para que o pequeno Macaulay Culkin se estabelecesse como um destaque entre tantas outras estrelas infantis. O menino, à época, tinha feito pouquíssimas produções; com 'Quem Vê Cara Não Vê Coração' (1989) e o terror 'Alucinações do Passado' (1990) sendo seus primeiros destaques.

Quando a chance de estrelar o filme sobre um garotinho de família rica que é deixado sozinho em casa por engano durante o Natal bateu à porta de Macaulay, o cachê pareceu alto: 110 mil dólares. É claro, foi negócio fechado na hora. O que ninguém esperava, entretanto, era o sucesso do filme.

Macaulay Culkin em 'Esqueceram de Mim' — Foto: Divulgação
Macaulay Culkin em 'Esqueceram de Mim' — Foto: Divulgação

'Esqueceram de Mim' foi o terceiro filme mais lucrativo do ano, alcançando quase 480 milhões de dólares em venda de ingressos mundialmente - e ainda, foi o responsável por colocar o nome de Culkin no topo do sucesso.

Na sequência, que seria lançada dois anos depois, 'Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York', a chance de fazer mais não poderia ser desperdiçada: os agentes do menino então, fecharam o próximo cachê de Culkin em cinco milhões de dólares - com um detalhe a mais no contrato.

Cena de 'Esqueceram de Mim 2 - Perdido em Nova York' — Foto: Divulgação
Cena de 'Esqueceram de Mim 2 - Perdido em Nova York' — Foto: Divulgação

Para além do valor exorbitante, o menino também ganharia 5% dos lucros totais do filme -- quantia saída diretamente da bilheteria. Sabendo que a sequência da trama aventureira rendeu 359 milhões de dólares, então é fácil chegar à conclusão: para além dos cinco milhões, Macaulay acabou com mais 17,95 milhões no bolso, totalizando quase 23 milhões de dólares.

Em um comparativo com o começo do sucesso de Daniel Radcliffe e Emma Watson na saga de fantasia adaptada dos livros de J. K. Rowling, o intérprete de Kevin se destaca.

Daniel Radcliffe e Emma Watson em cena da franquia 'Harry Potter' — Foto: Divulgação
Daniel Radcliffe e Emma Watson em cena da franquia 'Harry Potter' — Foto: Divulgação

No primeiríssimo capítulo da trama, 'Harry Potter e a Pedra Filosofal', lançado em 2001, o menino que interpretou o bruxo meio-sangue recebeu um milhão de dólares pelo papel -- bem mais em comparação aos 110 mil de Macaulay. Ainda assim, de um filme para o seguinte, o aumento do cachê de Radcliffe não foi lá tão impressionante em comparação ao do maior astro mirim da década de 1990.

Isso porque Radcliffe acabou com "apenas" três milhões de dólares no filme seguinte, 'Harry Potter e a Câmara Secreta' (2002). Um aumento consideravelmente menor ao de Macaulay.

Daniel Radcliffe em 'Harry Potter e a Pedra Filosofal' — Foto: Divulgação
Daniel Radcliffe em 'Harry Potter e a Pedra Filosofal' — Foto: Divulgação

O grande "X da questão" é que, apesar da diferença de ganhos entre primeiro e segundo filmes, é claro, eventualmente tanto Daniel quanto Emma alcançaram e ultrapassaram os ganhos de Macaulay - mas levou tempo.

O intérprete do bruxinho só conseguiu se aproximar do cachê de Culkin em 'Esqueceram de Mim 2' anos mais tarde, em 'Harry Potter e o Enigma do Príncipe' (2009), cinco produções depois de sua estreia como o personagem -- com um cachê de 24 milhões.

Em 2010, para os dois últimos capítulos da saga ultrafamosa, 'Harry Potter e as Relíquias da Morte', Radcliffe acabou com 50 milhões de dólares no bolso.

O ator Daniel Radcliffe, intérprete do Harry Potter — Foto: Reprodução
O ator Daniel Radcliffe, intérprete do Harry Potter — Foto: Reprodução

O mesmo aconteceu com Emma Watson, que interpretou a astuta Hermione, uma das melhores amigas de Harry na trama fantástica.

Apesar do cachê da moça não ter sido divulgado à época do primeiro filme, é fácil supor que a coadjuvante tenha recebido menos que seu protagonista, e que com o passar dos anos seus valores foram gradualmente aumentando.

Emma Watson como Hermione da franquia 'Harry Potter' — Foto: Divulgação
Emma Watson como Hermione da franquia 'Harry Potter' — Foto: Divulgação

Semelhantemente a Daniel Radcliffe, levou tempo até que ela também pudesse ultrapassar "o valor recorde" de Macaulay. Em 2007, para o quinto filme da franquia -- 'Harry Potter e a Ordem da Fênix', Watson conseguiu 14 milhões de salário; bem menos que o loirinho dos hits natalinos.

Nos últimos dois capítulos, Emma acabou com 30 milhões -- finalmente alcançando a quantia recebida pelo menino nos anos 1990.

Daniel Radcliffe e Emma Watson em foto promocional da saga 'Harry Potter' — Foto: Reprodução
Daniel Radcliffe e Emma Watson em foto promocional da saga 'Harry Potter' — Foto: Reprodução

E é exatamente este o ponto da história toda: Daniel e Emma fizeram oito filmes, enquanto Macaulay fez apenas dois. A franquia 'Harry Potter' ultrapassou os sete bilhões em ganhos, enquanto os filmes de 'Esqueceram de Mim' que contam com Culkin no protagonismo, somam quase 800 milhões -- bem menos que a saga do bruxinho.

Ainda assim, por conta da inteligência dos agentes do intérprete de Kevin, o astro mirim conseguiu fazer bem mais dinheiro do que a dupla de britânicos até determinado momento. Enquanto que para Macaulay Culkin demorou um filme para chegar à marca dos 23 milhões em salário, Daniel Radcliffe andou por seis produções até fazer 24 milhões e mais demoradamente ainda, Emma Watson teve que completar a saga inteira para conseguir bater a marca.

Macaulay Culkin em 'Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York' — Foto: Divulgação
Macaulay Culkin em 'Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York' — Foto: Divulgação

Um claro sinal de que um contrato bem elaborado e a esperteza de bons agentes pode garantir até para os mais jovens astros uma fortuna digna de estrelas respeitadíssimas na indústria.

Assista aos trailers de 'Esqueceram de Mim', clássico natalino de 1990 com Macaulay Culkin e 'Harry Potter e a Pedra Filosofal' (2001), o filme que inicia a saga passada no mundo fantástico de Hogwarts, com Daniel Radcliffe e Emma Watson.

Mais recente Próxima O veredito do próprio Bruce Willis sobre se 'Duro de Matar' pode ser considerado um filme de Natal
Mais de Monet

Duque de Sussex se mudou para os EUA ainda em 2020

Charles sente 'grande tristeza' por relação inexistente com netinhos, filhos de Harry e Meghan: 'Mal os conhece'

Ator não estava em casa no momento em que recebeu a visita inesperada

Revelado por que FBI bateu na porta de Ben Affleck durante incêndios de Los Angeles

Kendra Wilkinson era uma das namoradas Hugh Hefner, chefão da revista Playboy

Modelo e ex-coelhinha rebate haters ao fazer desabafo sobre o próprio corpo: 'Não sou mais aquela garota'

A atriz deu vida à cantora Maria Callas (1923-1977) em cinebiografia dirigida pelo chileno Pablo Larraín

Angelina Jolie admite mentira a diretor para ficar com papel que a coloca na briga pelo Oscar

As duas atrizes trabalharam juntas em 'Lucy in the Sky: Uma Lágrima na Imensidão' (2019)

Reese Witherspoon é o 'porto seguro' de Natalie Portman após traição e divórcio, diz revista: 'Elas têm muito em comum'

Ridley Scott atribuiu o fracasso a crítica hostil: ‘Destruiu a obra antes do lançamento’

Por que 'Blade Runner' virou clássico do cinema mesmo após fracassar nas bilheterias, segundo diretor: 'Loucura de Hollywood'

A briga teve como ponto de partida uma ‘piadinha hostil’ feita pelo príncipe em festa com amigos

Como 'treta feia' de Príncipe Harry com astro da televisão acabou se tornando bromance, segundo colunista

Também ex-apresentadora da MTV, a empresária estava em tratamento de câncer desde 2003

Jackie Farry, babá da filha de Kurt Cobain que se tornou empresária de bandas de rock, morre aos 58 anos

Leslie Charleson atuou na longeva produção 'General Hospital' entre os anos de 1977 e 2023

Atriz que participou de 2079 episódios de icônica novela dos EUA morre aos 79 anos e fãs se emocionam

Com custo de US$ 200 milhões, o longa fez ‘apenas’ US$ 271 milhões nos cinemas mundiais

Diretor argentino culpa personagem da DC pelo fracasso de 'Flash' nas bilheterias e revolta fãs: 'Ele está maluco?'