Entre os maiores astros da comédia, alguns nomes sempre estampam listas - principalmente quando nos referimos aos anos 1990 e 2000. Jim Carrey, Adam Sandler, Steve Carrel, quem sabe até Seth Rogen e Jonah Hill são algumas das maiores estrelas desse nicho de artistas que, há 20 anos, viviam o auge de suas carreira. Entre esses vários famosos, é claro, estava também Ben Stiller - que ficou conhecido por suas comédias que variavam do besteirol até a animação; ou seja, de 'Quem Vai Ficar com Mary?' (1998) a 'Madagascar' (2005).
Mas por trás dos vários sucessos do ator - que começou como qualquer outro coadjuvante em esquetes do 'Saturday Night Live' (como é costumeiro que aconteça com alguns dos maiores hollywoodianos que conhecemos) - existe também uma grande frustração.
Muito antes que 'Zoolander' (2001), 'Uma Noite no Museu' (2006) e 'A Vida Secreta de Walter Mitty' (2013) pudessem colorir a filmografia de Stiller e transformá-lo em um dos mais bem sucedidos astros da comédia, as chances de mostrar talento eram poucas. As audições eram escassas e, quando finalmente uma oportunidade de ouro bateu à porta, o astro conseguiu deixá-la passar - e por isso, ele ainda se culpa.
"Eu fui terrível na minha audição para 'Meu Primo Vinny'. É algo que me assombra até os dias de hoje", admitiu durante uma sessão de perguntas e respostas recente.
A comédia dirigida por Jonathan Lynn, também responsável pelo clássico cômico 'Os Sete Suspeitos' (1985), foi estrelada Joe Pesci, Marisa Tomei e Ralph Macchio em uma produção que até hoje é relembrada por vários momentos icônicos.
Na trama, uma dupla de nova iorquinos viaja até o interior do estado do Alabama e acaba se metendo em uma roubada - são presos e acusados de assassinato.
Completamente desamparados e despreparados, o duo vê sua salvação no primo Vincent Gambini, um ex-mecânico do Brooklyn sem qualquer experiência jurídica, mas que irá representar os dois no processo.
Ralph Macchio, o astro de 'Karatê Kid', e Mitchell Whitfield, de 'Apostando no Amor', dão vida a tal dupla que acaba presa no interior do estado sulista. Joe Pesci, recém-vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por 'Os Bons Companheiros' (1990), e Marisa Tomei, que ganharia o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante justamente por este papel, interpretam o casal formado pelo tal primo Vinny e Mona Lisa Vito, sua namorada.
Apesar de nunca ter revelado qual papel acabaria interpretando na trama, é de se imaginar que por sua idade à época - Ben Stiller tinha entre 26 e 27 anos em 1992 --, ele acabaria interpretando um dos garotos acusados por engano; afinal, tanto Macchio quanto Whitfield tinham praticamente a mesma idade que o novato saído do 'SNL'.
Mas é claro, acabou não rolando. E Stiller teve que encontrar outra maneira de ascender na indústria. E um pouco antes de estrelar o próprio programa de TV, o 'The Ben Stiller Show' (1992-1995), conseguiu alguns poucos trabalhos ao lado de nomes super populares: contracenou com Adam Sandler em 'Um Maluco no Golfe' (1996), apenas como um figurante. Mais tarde, encontrou Jim Carrey, novamente como figurante, em 'O Pentelho' (1996).
Apenas em 1998, seis anos depois da estreia de 'Meu Primo Vinny', Ben Stiller finalmente conseguiu um destaque.
Foi na comédia romântica 'Quem Vai Ficar com Mary', em que ele contracena com Cameron Diaz e Matt Dillon, que o sucesso finalmente bateu à porta.
Depois dali, apenas outros acertos - em 2000, estrelou, ao lado de Robert de Niro, a comédia 'Entrando Numa Fria', que contou com mais duas sequências anos depois (mais outra parece estar a caminho).
Em 2001, veio o clássico moderno 'Zoolander'; no mesmo ano, a parceria com Wes Anderson, 'Os Excêntricos Tenenbaums'. De pouco em pouco, o artista foi construindo o próprio império - um verdadeiro castelo de títulos que marcaram uma década inteira.
Hoje em dia, depois de ter participado de incontáveis projetos que vão desde a série 'Friends', a trilogia de 'Madagascar' e até o polêmico documentário de Joaquin Phoenix, 'Ainda Estou Aqui' (2010), Ben Stiller continua produzindo: atuando e dirigindo.
Está prestes a lançar um novo filme natalino, a comédia 'Os Quebra-Nozes', que conta também com Linda Cardellini, e acabou de dirigir a segunda temporada da série 'Ruptura', indicada a 12 Emmys e vencedor de dois prêmios.
Felizmente, o ator acabou ileso ao não participar do sucesso com 'Meu Primo Vinny'.
Décadas mais tarde, seu nome ainda é parte da realeza hollywoodiana, e não por acaso, Ben Stiller continua envolvido em alguns dos mais notáveis projetos a serem lançados - o sucesso não começou como ele queria, mas certamente chegou na hora certa.
Assista ao trailer de 'Meu Primo Vinny', filme com Joe Pesci e Ralph Macchio, que poderia ter contado com participação de Ben Stiller.