Um dos mais fortes elos que existem entre duas pessoas é a amizade, disso você já sabe. Há quem diga, no entanto, que amizade entre colegas de trabalho não dá muito certo, ainda mais quando há uma diferença hierárquica entre dois indivíduos. Esse preceito é completamente destruído quando se percebe que no mundo do cinema, as coisas funcionam bem diferentemente do usual: a parceria entre diretor e ator pode ser uma das mais poderosas que existem; criando até uma irmandade para levar para o resto da vida!
Talvez o exemplo mais famoso desse tipo 'não tão convencional' de amizade no cinema seja entre o astro Robert De Niro e o mestre Martin Scorsese: a parceria de 50 anos de idade gerou pelo menos dez filmes entre os dois, que acabaram por serem todos consagrados como grandes peças do cinema americano e provaram a genialidade dos dois amigos. A dupla é tão icônica que até possui uma página inteira no Wikipedia!
E não acaba por aí: são usados também de exemplo para definir parcerias duradouras e bem sucedidas. Esse foi o caso quando a atriz australiana Margot Robbie em uma entrevista tempos atrás.
Ao comemorar o sucessode 'Barbie', o maior do ano passado, chegando inclusive a uma indicação ao Oscar, a estrela também prometeu futuras colaborações com a diretora Greta Gerwig.
A produção hollywoodiana extrapolou todas as barreiras linguísticas, culturais e de espaço que poderia. Fez 1,4 bilhões de dólares mundialmente, se tornando o 14º filme a alcançar o feito de ultrapassar os bilhões nas bilheterias e a produção de maior sucesso do ano de 2023. Nem é necessário citar que 'Barbie' representou o revival do ato de ir aos cinemas: foi a primeira vez desde o final da pandemia de COVID-19 que as pessoas saíram de suas casas arrumadas à caráter, com looks e acessórios cor de rosa para assistir à materialização da boneca no mundo real.
Um sucesso de marketing e de crítica especializada, que colocou o nome de Greta Gerwig de volta no topo após os grandes sucessos 'Lady Bird' e 'Adoráveis Mulheres', em que colaborou com Saoirse Ronan e Timothée Chalamet, levando o trio ao posto de 'queridinhos do cinema indie'.
Foi apenas com a parceria entre Margot Robbie (que estrelou e produziu o filme) e a diretora, no entanto, que sua carreira foi elevada a nível de estrela de Hollywood.
A atriz que estrelou alguns dos papéis mais famosos da indústria, como a Arlequina de 'Esquadrão Suicida' e 'Aves de Rapina', e deu vida à inesquecível Sharon Tate na obra de Quentin Tarantino, 'Era Uma Vez em... Hollywood', disse à amiga cineasta. "Nós talvez sejamos, sabe, como o Scorsese e o De Niro [...]. O que eu quero dizer é: você vai ter que trabalhar comigo pelo menos mais umas quatro vezes!"
'Barbie' marcou a primeira colaboração entre as duas mulheres. E a comparação entre as duas e os dois anciãos, talvez signifique mais grandiosos projetos vindos por aí.
Scorsese (que já trabalhou com Robbie em 'O Lobo de Wall Street') conheceu Robert ainda quando eram jovenzinhos, tentando ascender na vida de artistas independentes nos bairros italo-americanos de Nova York. O primeiro projeto dos dois veio em 1973, no primeiro longa metragem de Marty, 'Caminhos Perigosos'. No 'coming of age' violento, De Niro interpreta Johnny Boy, um jovem inconsequente e temperamental, que sempre precisa ser salvo pelo melhor amigo, o protagonista Charlie (interpretado por Harvey Keitel, ainda muito menino), das burradas violentas em que se mete.
Depois da estreia do filme, que consagrou Scorsese e o próprio Robert dentro da indústria do cinema americano, vieram parcerias de muito mais sucesso e renome: o próximo seria 'Táxi Driver'. O roteiro de Paul Schrader mudou a maneira de se fazer estudo de personagem, e ampliou as noções de roteiro e narrativa, além de consagrar De Niro como um dos maiores atores da geração, como o bizarro Travis Bickle.
As parcerias mais consagradas dois dois vieram em 'Touro Indomável', que deu o Oscar de Melhor Ator para Robert em 1981 e gerou uma das maiores polêmicas da história do Oscar de todos os tempos: 'Touro Indomável' ter perdido na categoria de Melhor Filme naquele ano; e 'Os Bons Companheiros', em 1990, que também polemicamente perdeu a mesma categoria, em 1991.
As obras mais recentes da dupla foram 'O Irlandês', em 2019, em que De Niro passou pelo processo de rejuvenescimento digital para interpretar o protagonista da trama de 3h30min e o lançamento 'Assassino da Lua das Flores', em que o ator dá vida a um maligno antagonista real.
Os sucessos sem fim do duo e a amizade pessoal e profunda que o ator e o diretor possuem (que passou até para a filha de Scorsese, Francesca, que chama Robert de 'Tio Rob') é marca registrada de êxito brilhante, e é completamente explicável por que Margot Robbie os cita como inspirações para o futuro de sua relação com a talentosa Greta Gerwig.
Confira abaixo o trailer de 'Barbie', primeira de provavelmente muitas colaborações entre Greta Gerwig e Margot Robbie.
E abaixo, o trailer da última parceria entre Robert De Niro e Martin Scorsese, pelo menos até o momento - 'Assassinos da Lua das Flores'.
*Com edição de Luís Alberto Nogueira