Em uma época em que produções infanto-juvenis praticamente brotavam nas salas de cinema a cada mês, um filme em específico conseguiu surpreender ao transcender o espaço de "filme família de Natal" para se tornar um dos maiores sucessos da história recente do cinema. Claro, este título é 'Esqueceram de Mim' (1990), o filme que transformou Macaulay Culkin em um dos nomes de maior sucesso da indústria.
Depois dele, Culkin começou a se tornar bastante requerido. E foi assim que, no seu projeto seguinte, aquele que deve ter feito muitas crianças e adultos chorarem em uníssono, 'Meu Primeiro Amor' (1991), que o astro de 10 anos conseguiu angariar mais de um milhão de dólares para dentro de sua conta bancária - valor recorde para a época. Não tem se notícia de que outra criança tenha recebido um valor sequer parecido.
Vamos conhecer cada passo dessa história - e desses filmes, hoje clássicos modernos.
Tendo recebido um salário "modesto" de 100 mil dólares para estrelar 'Esqueceram de Mim', em que o astuto Kevin é esquecido em casa pela família antes de uma viagem de Natal, Culkin pegou o "pouco" que tinha e fez um milagre natalino -- o que era para ser apenas mais um filminho sobre o feriado mais familiar do ano se tornou um clássico atemporal, que fez qualquer um esquecer 'A Felicidade Não Se Compra' (1946) e tornar um grande clássico de fim de ano.
Com um orçamento que fez entre 15 e 18 milhões, o filme que colocou Culkin contra a dupla de bandidos, formada por aquele que no mesmo ano estrelaria o papel de outro criminoso bem mais letal em 'Os Bons Companheiros', Joe Pesci, e o astro de outros filmes teen, Daniel Stern, se tornou o segundo maior lançamento do ano de 1990 - atrás apenas do fenômeno 'Ghost - Do Outro Lado da Vida'. O faturamento vindo da venda ingressos foi chocante - mais de 470 milhões de dólares.
Logo, veio o filme seguinte, o tal romance que apaixonou uma geração inteira: 'Meu Primeiro Amor', que narrou o inocente romance entre a jovenzinha Vada Sultenfuss (Anna Chlumsky), obcecada pela morte, e Thomas J. Sennett (Macaulay Culkin), seu melhor amigo - que sofre de uma condição rara, que o faz ser alérgico a praticamente qualquer coisa.
Por mais que nem esteja tanto tempo em tela assim, Macaulay Culkin recebeu o cachê milionário, segundo atesta o site Celebrity NetWorth (o mesmo que Chlumsky teria ganhado pelo papel da protagonista).
O valor semelhante entre as estrelas de mesma faixa etária bem provavelmente se deve à popularidade de Culkin à época - afinal, em 1991 ele era a maior estrela de sua geração. Outra prova desse fato viria meses mais tarde, quando em novembro daquele mesmo ano, Macaulay protagonizou o videoclipe de 'Black Or White' de Michael Jackson, uma das maiores estreias musicais da história (com mais de 500 milhões de pessoas assistindo simultaneamente o lançamento do vídeo na TV).
Com o passar dos anos, a popularidade do astro mirim só foi aumentando. Para além de um ator, Macaulay tinha carisma suficiente para se manter como uma celebridade.
Assim, outros papéis começaram a brotar em sua filmografia. Os mais conhecidos, é claro, foram a continuação 'Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York' (1992), 'O Anjo Malvado' (1993) e 'Riquinho' (1994).
Já adulto, Culkin passou por algumas complicações decorrentes de seu envolvimento com o uso de substâncias ilícitas, que deram uma pausa em sua carreira. Mas logo a má fase passou. Hoje, de volta à ativa e estrelando a nova temporada de 'American Horror Story', o astro que sempre protagoniza momentos fofos ao lado da esposa, Brenda Song, tem uma fortuna de quase 18 milhões de dólares - e ela vai continuar crescendo, é claro.
O sucesso, desde os lançamentos noventistas, nunca parou. E é bem provável que Culkin receba alguns trocados bem valiosos de seus antigos filmes até hoje - principalmente de 'Esqueceram de Mim'.
Assista ao trailer de 'Meu Primeiro Amor', filme seguinte ao sucesso estrondoso de 'Esqueceram de Mim', e que deu um milhão de dólares de cachê para Macaulay Culkin.
*Com edição de Luís Alberto Nogueira