Às vezes, no cinema, o talento de um ator consegue ser posto à prova de maneiras bem curiosas. Entre tantos planos mirabolantes para ver até onde um intérprete consegue ir por seu papel, um em específico é bastante popular entre as produções românticas -- já tentou colocar dois atores que se odeiam para contracenarem como um casal apaixonado? Pois bem, essa é uma ótima prova de fogo para um ator profissional.
Muitos astros já passaram por esse curioso "teste": de Julia Roberts e Nick Nolte, Sandra Bullock e Ben Affleck até Sophia Loren e Marlon Brando, mas é difícil, para qualquer um de nós que não está acostumado com a arte da atuação, entender como deixar o ódio de lado e conseguir encarnar o olhar de uma pessoa apaixonada -- mas é parte do trabalho. E que trabalho árduo!
É isso o que, com certeza, Reese Witherspoon e seu colega de tela, Vince Vaughn, diriam se fossem perguntados sobre seu primeiro e único filme juntos, o romance natalino 'Surpresas do Amor'.
Você pode até não saber ou até nem se lembrar do tal filme, mas ele deu o que falar. Principalmente porque a relação dos atores principais, que interpretam marido e mulher no feriado mais familiar do ano, era um verdadeiro pesadelo.
E tudo começou dentro dos sets, continuou fora deles e até hoje, aparentemente, nunca teve solução alguma. Segundo insiders de Hollywood, cujos relatos foram publicados pelo The Daily News à época das produções do filme, entre 2007 e 2008, o grande problema entre Vince Vaughn, de filmes como 'Penetras Bons de Bico' e 'Os Estagiários', e Reese Witherspoon, de 'Legalmente Loira' e de 'Johnny & June' (que lhe deu o Oscar de Melhor Atriz, inclusive), era que os dois eram verdadeiramente como água e óleo.
Conforme relataram as fontes do portal gringo, "o Vince entra no set de manhã parecendo ter acabado de chegar de uma noitada no dia anterior; enquanto a Reese vai chegar adiantada e já pronta para as câmeras rodarem". Esse é apenas um dos exemplos da dinâmica entre os astros, que à época de lançamento do filme já eram bem famosos e até reconhecidos pelo gênero das comédias e dos romances -- ou a intersecção entre os dois.
Ganhadora de um Oscar, Reese Witherspoon já era ícone do cinema na época das gravações de 'Surpresas do Amor': ao ter vivido a jovem advogada Elle Woods em 'Legalmente Loira' e a cantora June Carter no elogiadíssimo com Joaquin Phoenix 'Johnny & June', a atriz já havia se tornado uma performer centrada e organizada.
Vince Vaughn, que fez carreira com filmes de comédia como 'Zoolander', 'Penetras Bons de Bico' e 'Com a Bola Toda' -- além de também ter participado da icônica série 'Sex and The City', era um cara bem menos popular; e também, bem menos organizado, meticuloso. Tinha a essência da comédia: tudo pode ser improvisado; é só achar o momento certo e ver no que dá.
Mas essa imprevisibilidade dos sets de filmagens acabaram corroendo a relação dos dois, que acabaram por querer trabalhar de maneiras diferentes.
"Daí a Reese quer forçar o Vince a seguir o roteiro e treinar as falas certinhas com ela, enquanto o Vince tenta convencê-la que ele é um improvisador nato, que quer brincar e descobrir onde a cena pode acabar indo", ainda continuou dizendo a tal fonte ao portal norte-americano, em meados dos anos 2000, que complementou: "Ela é uma perfeccionista de um take só, e o Vince gosta de tentar jeitos diferentes".
Em 'Surpresas do Amor', Vaughn e Witherspoon contracenam como o casal Brad e Kate, que têm os planos do feriado de Natal frustrados quando a viagem para um local exótico acabando dando errado. Os dois, então, são obrigados a seguirem o roteiro básico do Natal de qualquer família ao redor do mundo: visitar os parentes.
A ida até a casa dos familiares, cada um mais irreverente e insano que o outro, acaba dando nos nervos do pobre Brad, que só quer que a viagem até a casa dos pais e dos sogros (quatro casas diferentes, já que os dois têm pais separados) acabe; enquanto isso, Kate começa a ponderar sobre a própria família e a relação com o marido.
Apesar de ser sempre relembrado pela 'Sessão da Tarde' nos fins de ano, 'Surpresas do Amor' não é o primeiro filme que lhe vem à mente quando filmes de Natal são mencionados. Apesar de desconhecido, em certa parte, o pôster do filme virou piada recente, muitos anos depois de seu lançamento, quando os rostos de Vaughn e Witherspoon foram substituídos pelos de Tom Cruise e Nicole Kidman, e o nome do filme foi substituído por outro clássico natalino: o suspense 'De Olhos Bem Fechados'.
É uma piadinha boba, mas que sempre arranca risadas dos aficionados por cinema: o que é mais engraçado do que um suspense sobre uma conspiração secreta ser transformado em um pôster de um filme família sobre o período festivo do fim do ano?
Perdendo o protagonismo até anos depois, quando o próprio pôster do filme é relembrado mais por uma edição falsa do que pela própria história, 'Surpresas do Amor' é um daqueles filmes clássicos para colocar na TV quando você não está afim de uma história muito profunda. É o "filme conforto" perfeito -- se você não souber das polêmicas por trás dele.
"Às vezes, o Vince ficava atrás dela, e ele tinha esse olhar no rosto dele que parecia que a qualquer momento ele iria matar ela [Reese]", ainda declarou outra fonte.
A situação entre os dois era tão complicada, que até a cena íntima entre Vince Vaughn e Reese Witherspoon foi cortada -- era impossível colocar os dois em um momento assim, em frente às câmeras. Ao que se sabe, Reese não se agradou muito com o tom cômico e desleixado da cena.
Assim, depois de tantas polêmicas, o filme foi lançado. E quando questionados sobre a briga feia entre os dois, Vaughn e Witherspoon preferiam fazer cara de paisagem. Reese disse que Vaughn era "o melhor" e sempre tinha algo de engraçado para lhe dizer.
Vince, por sua vez, rasgou elogios para a parceira. "A Reese leva o trabalho dela bem a sério. Ela trabalha duro pelo papel dela, e definitivamente o trabalho dela importa muito para ela mesma. Ela é bem focada, no sentido performático. E ela foi bem fácil de lidar", atestou o ator para a imprensa, na época de estreia.
Com os elogios, é fácil presumir que, talvez, por debaixo dos panos, Reese e Vince fizeram as pazes. Mas será mesmo?
Na mesma época de turnê de divulgação, fontes afirmaram que Vince Vaughn teria "pregado uma peça" em Reese Witherspoon -- se credenciou duas vezes nas coletivas de imprensa, tirando a vaga de Reese para o lugar ao seu lado, e a obrigando a tomar providências sozinha, para lidar com o problemaço. Para além disso, Vaughn também não compareceu à première do filme.
Depois do ocorrido, nunca mais Vince, nem Reese repetiram a dose. Nunca mais comentaram sobre um ao outro na imprensa, nem contracenaram juntos. Se existe paz selada ou uma guerra fria entre os astros, isso jamais saberemos. Mas o que é certeza está em 'Surpresas do Amor': Vince e Reese, surpreendentemente, até conseguiram convencer como casal, provando serem ótimos atores. Quase um milagre natalino!
Confira abaixo o trailer de 'Surpresas do Amor', filme de 2008 com Vince Vaughn e Reese Witherspoon em uma aventura romântica natalina, que foi regada de ódio mútuo por trás das câmeras.