Considerada uma das maiores promessas da indústria do cinema, Jenna Ortega conta apenas com 21 anos - mas já conseguiu formar a própria base fiel de fãs e aos poucos tem conquistado o próprio espaço em certos nichos, como o terror. Estrelando agora um dos papéis de maior destaque da sequência de Tim Burton, 'Os Fantasmas Ainda Se Divertem: Beetlejuice, Beetlejuice', a atriz cumpre as expectativas do público e da crítica, se tornando, de pouco a pouco, uma superestrela.
E tudo isso começou ainda mais cedo do que se imagina. Jenna praticamente cresceu em frente às câmeras ou microfones. Dublou e atuou em séries de TV do Disney Channel no começo da década passada, marcando um ótimo começo de carreira. A primeira aparição no cinema não veio tanto tempo mais tarde. Inclusive, foi um excelente primeiro passo.
Você pode até ter esquecido ou nunca reparado, mas o primeiríssimo trabalho de Jenna nos cinemas foi logo no MCU, o Universo Cinematográfico da Marvel. A participação foi curta, mas importante para o decorrer da trama de 'Homem de Ferro 3', o terceiro e último capítulo solo de Tony Stark, lançado em 2013.
Quando o filme chegou aos cinemas, em 2013, ela tinha só 11 anos. Nas gravações, deveria ter entre os 9 ou 10 -- era realmente apenas uma criança. E seu papel foi condizente a sua idade. Ainda que não tivesse muitas falas, nem mesmo um nome específico, Ortega ficou presa a uma cadeira de rodas e era sempre chamada por "a filha do Vice Presidente Rodriguez".
Confira a cena em que a pequena atriz aparece no filme:
Na história, Jenna Ortega aparece sem uma perna, presa a se locomover por uma cadeira de rodas. Tentando mudar a condição de vida da filha, Rodriguez (Miguel Ferrer) recorre ao supervilão da vez, o terrorista Aldrich Killian (Guy Pearce) para colocar as mãos no poderoso Extremis, a droga (que no filme é referido como "o vírus") com poder de cura e regeneração de órgãos que pode mudar a vida da menina.
O problema é que a substância não é tão milagrosa quanto parece, e pode ser letal para quem quer que a tenha na corrente sanguínea (como acontece com o próprio Tony e a filha do Vice).
A curta participação virou passado e Jenna Ortega cresceu (literal e figurativamente, como pessoa e como atriz). Quase ninguém se recorda da aparição da menina, gerando uma expectativa gigantesca por parte de alguns fãs, que rezam por um contrato multimilionário da Marvel para com a jovem estrela. Afinal, boa parte dos grandes atores hollywoodianos acabam atrelados a uma vida de compromissos e uma rotina pesada sob um personagem dos quadrinhos - fama e sucesso são apenas as consequências.
Com a crescente do nome de Ortega, o mais óbvio seria que ao menos uma oferta da superprodutora lhe fosse feita. Mas até o presente momento, nada. Por quê? Alguns fãs especulam, e a resposta está atrelada a primeira e única participação da moça no sucesso do MCU de 2013.
No X (antigo Twitter), a hoje influencer Mia Khalifa especula que, pela aparição de Jenna Ortega no filme de sucesso do MCU, outra participação (principalmente uma de destaque) seria quase impossível de se imaginar.
"A vida é injusta. E eu acredito nisso, porque anos atrás a Jenna Ortega teve uma participação em um filme da Marvel, o que significa que nunca poderemos vê-la como protagonista de outro filme do estúdio", escreveu.
É sabido por boa parte dos fãs do MCU que quando um astro interpreta um papel (mesmo que pequeno), dificilmente ele poderá retornar para um diferente - a menos que você seja o próprio Robert Downey Jr.
A resposta para isso é bem simples e direta: a Marvel não quer confundir os fãs. Colocar um ator sob uma persona e depois sob outra, no mesmo universo (ainda que em histórias diferentes) pode trazer certas complicações para quem acompanha as histórias.
A regra é clara e tem se cumprido com o passar dos anos. Mas sempre há uma exceção - nos últimos anos, astros como Gemma Chan, Kenneth Choi e Linda Cardellini tiveram dois diferentes papéis cada um em diferentes projetos do MCU; o primeiro mais diminuto, enquanto o outro era de maior destaque.
As especulações sobre a participação de Jenna Ortega no MCU não são coisa nova e se tornaram ainda mais comentadas quando portais internacionais começaram a cogitar que a atriz pudesse arrematar o papel da Tigresa Branca, uma das principais super-heroínas do universo do Demolidor.
Ao que se comentou à época, Jenna Ortega interpretaria a vigilante nova-iorquina na série em desenvolvimento 'Daredevil: Born Again'; mais outra adaptação da história de Matt Murdock com estreia marcada para 2025. Até hoje, a notícia nunca foi confirmada e o elenco não conta com seu nome nos créditos online para a produção.
Mas seria possível um milagre no MCU? Em um universo tão fantástico, em que até supervilões intergalácticos destruidores de mundo, animais e plantas podem falar e o Homem de Ferro pode virar o Doutor Destino, por que não Jenna pode reaparecer para quebrar as regras?
Para os grandes fãs da Marvel e da própria atriz, a ideia é genial. Só falta deixar que o tempo, a vontade de Ortega e as mãos poderosas do chefão Kevin Feige possam dar lugar para que o impossível aconteça.
Assista ao trailer de 'Homem de Ferro 3', o último filme solo de Tony Stark (Robert Downey Jr.), com participação de Jenna Ortega.