Nicole Kidman e Hugh Jackman prestaram uma singela homenagem às suas origens no drama épico 'Austrália' (2008), dirigido por outro compatriota, Baz Luhrmann. A despeito da decepção pelo longa-metragem não ter conseguido cumprir as expectativas na temporada de premiações - foi só indicado ao Oscar de Melhor Figurino e ficou longe de concorrer às principais categorias, como Melhor Filme, Direção, Ator e Atriz como tinha sido aventado no anúncio cercado de pompas da produção -, os envolvidos sempre salientam como foi uma experiência enriquecedora e marcante para todos.
Mas, de todas as histórias de bastidores, a mais impressionante é a de que Kidman teria salvado a vida de Jackman durante as filmagens, marcadas por cenas românticas ao ar livre, em um ambiente completamente inóspito.
Em uma delas especificamente, o casal - que também já admitiu um certo desconforto na rodagem de cenas românticas - estava em um saco de dormir. Foi aí que Nicole Kidman teria visto um escorpião de uma espécie extremamente venenosa subindo na perna do colega, que só na ficção, quando interpreta Wolverine, conta com o "fator cura"; na vida real, é vulnerável como qualquer um de nós.
A atriz, então, pediu que Hugh Jackman ficasse completamente imóvel e capturou o animal peçonhento com seu chapéu. Na sequência, ela soltou o bicho no seu habitat natural.
"Todo mundo parou e aplaudiu, mas perguntamos por que ela simplesmente não esmagou escorpião com o pé. Kidman respondeu: 'Eu nunca mataria um animal. Cada criatura aqui na Terra tem seu propósito. Este simplesmente não pertencia ao saco de dormir de Hugh'", disse uma fonte da produção, à época, segundo a imprensa internacional.
Os atores nunca confirmaram o episódio, que se tornou lendário na história de ambos e ajudou muito na reputação da história de amor contada em 'Austrália', na qual a inglesa interpretada por Kidman herda uma gigantesca fazenda de gado no país da Oceania às vésperas da Segunda Guerra e se depara com o vaqueiro interpretado por Jackman.
O fato é que o público aprovou a história e o filme faturou mais de 200 milhões de dólares nas bilheterias, bom resultado para o gênero e para o orçamento (cerca de US$ 130 milhões), que ainda foi relançado no ano passado em formato de minissérie em seis partes, rebatizado de 'Bem-Vindos à Austrália'.
Mas a dívida que o astro tem com a estrela e amiga é muito maior do que qualquer uma dessas cifras.
Confira a seguir o trailer de 'Austrália', estrelado por Hugh Jackman e Nicole Kidman.