Elena Gouliakova, uma ex-patinadora russa dos anos 1990, foi encontrada em situação de rua no México por um admirador no começo de dezembro e emocionou as redes sociais. O post, que viralizou na web, expõe a vida trágica da querida atleta.
A história também ganhou repercussão na imprensa mexicana, em veículos como Fox Sports e Infobae.
No Facebook, um internauta compartilhou fotos de Elena nas ruas de San Pedro Garza García, Nuevo León, no México. Em uma legenda enorme, ele contou como reconheceu a ex-atleta e abordou sua triste história de vida. "Não hesitei em oferecer-lhe ajuda e um pouco de companhia", disse o usuário, que explicou ter sido aluno dela.
Elena Gouliakova foi patinadora na Rússia e teve seu auge entre 1998 e 2001, ano em que se mudou para o México com o marido, Nikolay Suetov, para atuar como treinadora. Lá, o casal trabalhou em clubes de prestígio, como Monterrey e San Pedro NL, e foi responsável por preparar atletas para competições internacionais, incluindo os Jogos Olímpicos de 2006. Eles foram responsáveis por uma transformação no cenário esportivo local e fundaram as primeiras escolas de patinação.
Segundo o internauta que compartilhou sobre o encontro, a ex-patinadora não aceita ajuda com hospedagem e até nega sua identidade. "Se por acaso a encontrar, não hesite em oferecer-lhe uma ajudinha e dizer olá, porque ela é gentil, empática e adora estar rodeada de pessoas, porque domina perfeitamente o espanhol e o inglês e, se você souber um pouco de russo, com alegria ouvirá ela dizer 'privet' ('olá', em russo)", garantiu no post.
A decadência na vida de Elena começou em 2006, quando ela foi presa por vandalismo e acabou internada em uma ala psiquiátrica, sendo libertada pouco tempo. Em 2010, os médicos diagnosticaram a ex-patinadora com esquizofrenia paranoica.
Essa condição transformou radicalmente sua capacidade de manter o papel de instrutora de patinação, e as manifestações da doença se intensificaram após o rompimento do casamento.
Não se sabe ao certo o que aconteceu nesse hiato, mas ainda no ano passado alguns flagras dela nas ruas mexicanas já tinham viralizado nas redes sociais — e virou até matéria em emissoras do país: