Recém-eleito melhor goleiro do mundo pela segunda vez e herói improvável do título mundial da Argentina na Copa de 2022, o jogador Emiliano ‘Dibu’ Martínez prometeu se aposentar caso ele e seus companheiros de seleção nacional voltem a ser campeões na Copa de 2026.
O atleta de 32 anos fez a promessa em conversa com seus colegas de seleção argentina no canal da Asociación del Fútbol Argentino (AFA) no YouTube.
“Se eu for duas vezes campeão do mundo com a Argentina, vou me aposentar”, disse o goleiro. “Eu prometo para vocês. Estou falando isso hoje. Me aposento depois da Copa do Mundo”.
Dibu disse ter cogitado o fim de sua carreira após o título no Catar, mas acabou mudando de ideia: “Eu falei, ‘não, é isso, estou me aposentando da seleção, é isso aí, consegui tudo’. Era o meu sonho. Aí passei pelo Paulo Dybala chorando, o abracei, comecei a chorar como um bebê”.
A Copa do Mundo de 2026 será realizada em três países: Canadá, Estados Unidos e México. O torneio terá início em 11 de junho de 2026, na Cidade do México. A final será em 19 de julho, em Nova York. Será o primeiro mundial com a participação de 48 seleções.
Dibu Martínez começou sua carreira no argentino Independiente, foi vendido muito jovem para o inglês Arsenal, acabou sendo emprestado para várias equipes menores do Reino Unido e atua desde 2020 no Aston Villa.
Ele foi eleito o melhor goleiro da Copa do Mundo de 2022. No mesmo ano ele venceu o prêmio de melhor goleiro do mundo pela FIFA, repetindo a dose em 2024.
Na Copa de 2022 ele ficou marcado por suas atuações épicas e suas provocações em campo. Na final contra a França ele fez uma defesa célebre de um chute do francês Kolo Muani que poderia ter mudado o resultado do torneio.