Cortes repicados, com muita textura e personalidade. De acordo com as cabeleireiras, 2025 chega com essa premissa: um ano perfeito para quem deseja ousar sem medo, abusar do volume e das ondas naturais. E, se você gosta de seguir tendências, te mostramos algumas opções de cortes para aderir no ano que está chegando.
Clavicut
Para quem não conhece o termo, esse é o nome do corte na altura da clavícula, ficando entre o médio e o longo, e promete ser uma grande tendência em 2025. De acordo com Vanessa Espi, “ele também promete conquistar novas adeptas, que buscam uma opção entre o longo e o médio. Esse corte cria movimento e adiciona um leve volume, e é interessante para quem quer modernizar o visual sem grandes mudanças radicais. Para dar um ar mais individualizado e estiloso, uma franja bem trabalhada complementa o corte”, explica a cabeleireira, terapeuta capilar.
Esse corte também é a aposta de Vanessa Oliveira, hair designer e diretora criativa do salão Vòh - prêt à créer, que revela que o corte se destaca principalmente pela versatilidade. “O corte tendência que podemos esperar para o próximo ano é o clavicut, por ele ser versátil e poder ser estilizado de diferentes maneiras, pois ele consiste nos fios cortados na altura da clavícula, transmite elegância e sutileza”, fala ela.
Shaggy repaginado
Camadas e textura é a receita do estilo de corte chamado shaggy hair. Essa é uma forte tendência no próximo ano, já que os cortes vão prezar por movimento e naturalidade. “Os cortes em camadas, por exemplo, tendem a permanecer em alta no próximo ano. Eles devem ser cuidadosamente ajustados ao comprimento e à textura de cada cabelo, garantindo leveza e um visual moderno. O grande destaque continua sendo a franja, que pode ser curta, média ou longa, sempre com a região frontal bem trabalhada e desfiada. Isso proporciona um look mais leve”, explica Vanessa Espi.
“Os cortes repicados serão tendência, independentemente do comprimento. Curtos ou longos, os fios mais desconectados são uma ótima escolha, pois dão movimento e textura, criando um visual leve e moderno, perfeitos para quem busca um look descontraído e cheio de personalidade”, completa a cabeleireira Dione Wennie.
O shaggy repaginado surge como uma versão ainda mais ousada, que remete ao passado mas de maneira contemporânea. “Esse corte é uma grande aposta, especialmente com a franja longa, inspirado nos anos 70, mas com uma releitura atual.”, diz Carmen Monterde,hairstylist e proprietária do Jacques Janine Ribeirão Preto.
“A tendência 2025 é muito mais que um corte, é o resultado de todos esses últimos anos. É a volta de tendências como o butterfly, clavicut, curtain bang, black power, undercut, long bob, blunt cut, cortes com bastante camadas vistos muito nas décadas de 70 e 80. O corte está muito ligado a personalidade e mesmo que a tendência nos traga cortes e texturas que volta e meia estão de volta, a tendência serve muito mais para te encorajar a fazer aquilo que você acredita no momento”, explica Vanessa Oliveira.
Curtain bangs
As curtains bangs, já muito exploradas esse ano, seguem com tudo em 2025. “As franjas voltaram com tudo em 2024 e prometem se manter em evidência em 2025, em diversas versões, como a cortininha - ou curtain bangs -, que é dividida ao meio e deixa o rosto mais suave, e a desfiada, que dá movimento e é mais descontraída. Para quem quer manter os fios longos, a cortininha é uma ótima opção para dar um up na aparência e trazer jovialidade”, conta Dione Winnie.
Mixie e pixie cut
Os curtinhos também vão garantir o seu lugar nessa lista. Vanessa Espi cita o mixie como uma aposta de corte ousado e cheio de personalidade. “É a fusão do pixie com o mullet, resultando em um visual despojado, cheio de atitude e com muita textura. Esse corte combina o melhor do estilo retrô com um toque contemporâneo, perfeito para quem quer fugir do convencional. As camadas curtas no topo da cabeça, em contraste com as pontas mais alongadas nas laterais e na nuca, criam um efeito visual dinâmico e ousado. Apesar de ser mais irreverente, o mixie pode ser adaptado para atender a todos os gostos, até os mais tradicionais, ajustando o comprimento e a textura de acordo com cada personalidade.”
Por fim, o pixie cut com volume no topo chega para quem quer ousar e destacar os traços do rosto. “Essa versão do pixie, com mais textura e dinamismo, é perfeita para quem busca praticidade, mas não abre mão de um visual marcante. Esses cortes refletem o desejo de versatilidade e autenticidade, oferecendo estilo e personalidade para qualquer tipo de cabelo”, finaliza Carmem.