O MORE GRLS, plataforma sem fins lucrativos que se dedica à divulgação de trabalhos de mulheres publicitárias, redatoras e designers, acaba de tirar do forno o podcast “Job Pra Ontem”. O projeto, feito em parceria com o Spotify for Brands, pretende não só debater, mas também ajudar a solucionar os principais problemas que rodeiam o universo mercadológico da comunicação, envolvendo conteúdo, publicidade e design.
O formato é inspirado numa dinâmica de construção leve e descontraída. Começa com um briefing criado por uma estrategista do mercado para contextualizar o ouvinte. Depois, entram os convidados para uma sessão de brainstorm guiada pelas cofundadoras do MORE GRLS, Laura Florence, diretora executiva de criação da Havas Health & You, e Camila Moletta, head de design da F.oxi Consulting, parte do grupo F.biz. No final, o “job” é entregue por meio de um resumo das melhores ideias que surgiram durante o bate-papo.
“'Job Pra Ontem' envolve tudo aquilo que acreditamos, como diálogo, diversidade de opiniões, trabalho colaborativo, cocriarão e soluções práticas”, afirma Laura Florence. Camila Moletta completa: “O MORE GRLS tem um DNA propositivo, por isso nosso primeiro podcast não poderia apenas discutir o problema. Temos um compromisso com a mudança real do mercado”.
O primeiro episódio, Home Office: Mães e Periféricos, estreou em 29 de maio e teve entre as convidadas Patricia Santos, fundadora e CEO da EmpregueAfro, Fernanda Antonelli, managing director da Wieden+Kennedy SP, e a publicitária Raphaella Martins.
Patrícia Santos contou, em entrevista à Glamour, que o convite para participar do projeto surgiu a partir de uma amizade e, de acordo com ela, o podcast é uma ferramenta importante para desbravar um mercado extremamente preconceituoso. “Nós, mulheres negras, temos muito o que superar em relação ao machismo e ao racismo, que é muito presente no mercado de trabalho, incluindo, o da comunicação.”
“A discussão sobre a mulher negra é urgente. A população feminina no Brasil é composta por 53% de mulheres, sendo que 51% desse recorte são negras. Nós consumimos 704 bilhões de reais por ano, segundo a pesquisa do Instituto Locomotiva divulgada em 2019. Ou seja, não dá para o mercado publicitário e o mercado da comunicação ignorarem a força e a potência da mulher negra, que representa a maioria das mulheres no Brasil”, completa Patrícia.
Para a empresária participar do “Job Pra Ontem” e dividir suas experiências como mulher, gestora, mãe e ex-moradora de regiões periféricas, foi gratificante. “Pude contribuir com a minha visão de mãe nesse momento de home office e mostrar a loucura que é. Não só pela minha origem periférica, mas trago essa visão aliada ao vínculo materno que eu tenho hoje. Além da questão como gestora, já que tive que fazer adaptações para que meus funcionários, muitos ainda residentes de regiões periférica, pudessem exercer as atividades de casa.”
Patrícia também participa do episódio 4 com o tema diversidade, sobre os novos critérios de contratação, no qual ela conta sua vivência como especialista de diversidade étnico-racial na consultoria em recursos humanos EmpregueAfro, empresa que já encaminhou mais de 300 pessoas negras para cargos em outras empresas nacionais.
Para ouvir os episódios, basta entrar na plataforma do Spotify e procurar por “Job Pra Ontem”. Ah, vale ressaltar que as gravações acontecem de forma remota, respeitando todas as regras e diretrizes dos órgãos oficiais sobre o período de quarentena e distanciamento social.