Se está nos planos aumentar a família, que tal já começar a pensar no enxoval do próximo bebê? Apesar da vontade de sair comprando tudo de novo, pare e reflita um pouquinho. É hora de reaproveitar o que você já tem e cortar itens supérfluos da lista. Para economizar tempo e dinheiro, o segredo é separar o que seus filhos mais velhos não usam mais e ir guardando tudo desde já.
Mas, afinal, o que vale a pena guardar? O que obrigatoriamente é preciso comprar de novo? Veja, abaixo, as dicas da consultora de compras Paula Laffront, personal shopper de enxoval (EUA):
1. Reflita sobre o que guardar
Pense na rotina da família e fique só com o que, pela experiência, você sabe que será útil. Roupas, sapatos, acessórios, brinquedos, móveis… Quanto mais neutro e multifuncional, maior as chances de reaproveitamento.
2. Não tenha medo de abrir mão
Copinhos e mordedores, por exemplo, não vale guardar. Se a cadeirinha de carro estiver com avarias ou fora do prazo de validade do fabricante, desapegue. E vale a regra: se não usou com o primeiro filho, dificilmente vai usar com os demais.
3. Selecione as roupas
Mesmo que estejam bem conservadas, pode ser que na hora H não dê para aproveitá-las. Um bebê que nasceu no inverno, por exemplo, dificilmente usará peças do primogênito que nasceu no verão. Pense nisso e considere doá-las.
4. Conserve os acessórios
Os mais caros, como carrinhos de passeio e cadeirões, podem ser guardados, desde que as estruturas estejam em bom estado. Também vale manter a bomba extratora de leite e a babá eletrônica, se os aparelhos estiverem em boas condições de uso.
5. Cuide da limpeza
Tudo deve ser bem higienizado, antes de armazenar. Lave as roupas, esterilize brinquedos e itens de alimentação e deixe secar. Depois, quando finalmente for reutilizá-los, repita o processo e limpe tudo mais uma vez.
6. Organize o armazenamento
Separe os itens por idades e fases. As roupas podem ser colocadas em sacos a vácuo e os demais itens, em caixas transparentes etiquetadas, para facilitar. Uma dica: faça um inventário, com uma lista do que está sendo guardado.
Fonte: Paula Laffront, consultora de compras e personal shopper de enxoval (EUA)
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos