Foto: Pexels/Pixabay/Creative Commons
Comer uva debaixo da mesa no Ano Novo: por quê?
Foto: Pexels/cotton bro studio/Creative Commons

Com o Réveillon se aproximando, começam a surgir as mais diversas simpatias para manifestar acontecimentos positivos no ano vindouro, como em relação a dinheiro, amor, saúde e trabalho.

Foto: Pexels/Any Lane/Creative Commons

Mas uma simpatia tem se destacado nos últimos anos: comer uvas debaixo de uma mesa na hora da virada. Você sabe do que se trata o rito?

Foto: Pexels/Jana Ohajdova/Creative Commons

Simpatia espanhola

Na verdade, "comer uvas debaixo da mesa" une duas simpatias: comer uvas e estar debaixo de uma mesa durante a virada do ano. A primeira diz respeito a um rito espanhol, que devemos comer 12 uvas à meia-noite de 31 de dezembro.

Foto: Pexels/Engin Akyurt/Creative Commons

"Acredita-se que ao comer as uvas, a pessoa atrai boa sorte, prosperidade e energias para cada mês", explica Heloísa Von Ah, editora-chefe da We Mystic, portal e e-commerce de produtos esotéricos.

Foto: Pexels/Julia Volk/Creative Commons

Precisa comer a uva embaixo da mesa?

"Estar debaixo da mesa", por sua vez, é outra simpatia e tem a ver com a manifestação do amor para o próximo período: quem passa a virada embaixo da mesa encontra o amor no ano que se inicia.

Foto: Pexels/cottonbro studio/Creative Commons

Essa tradição, por sua vez, não é espanhola. Heloísa informa que em algumas regiões do Brasil, também se acredita que ficar embaixo da mesa na hora da virada traz sorte, proteção ou um senso de renovação para o próximo ano.

Foto: Pexels/erkan budak/Creative Commons

Aqui, a mesa recebe o simbolismo de união familiar e celebração. Sendo assim, ficar debaixo dela poderia ser visto como uma forma de iniciar o ano com proteção e resguardo, segundo a editora-chefe da We Mystic.

Foto: Freepik/Creative Commons

"Outros podem encarar essa ação como uma forma de se despedir do ano anterior e se preparar para o novo com um espírito de renovação, saindo debaixo da mesa como quem emerge para um recomeço", diz.

Foto: Unsplash/@strolchi70/Creative Commons
Quer saber mais? Acesse o link abaixo!