Com espaços cada vez menores, a necessidade por natureza e contato verde cresceu. Pensando nisso, separamos oito projetos que usam plantas em propostas para pequenos locais, dentro e fora de casa.
1. Urban Jungle
Concebida como uma pequena selva, a varanda deste loft em São Paulo, reformado pelo arquiteto Nildo José, tem paisagismo de Bia Abreu. Para alcançar o resultado, a aposta foi um mix de folhagens: palmeira-laca e estrelítzia augusta.
2. Quintal de vila
Reformada pelo arquiteto Rafa Zampini, do escritório Hus Arquitetos, o espaço ganhou um quintal com jeito de interior. Junto ao limoeiro, o casal de moradores plantou maranta (barriga-de-sapo).
3. Jardim particular
Depois da reforma assinada pelo arquiteto Maurício Arruda, do Todos Arquitetura, o apartamento recebeu plantas tropicais junto à janela da sala de estar, que formam um jardim interno.
4. Inspiração indígena
Apaixonado pela Amazônia, o empresário Esteban Walther quis trazer um pouco dessa atmosfera para o sobrado onde vive, localizado nos Jardins, em São Paulo. Em seu canto de descanso, o destaque é para a cesta indígena.
5. Escalada tropical
Esta casa ganhou um pátio interno com deque de canela criado pelos moradores, a arquiteta Amanda Castro e o empresário Pedro Rocha. O jardim vertical tem camadas de samambaias amazonas e americana
6. Estante natural
O Studio Ro+Ca aproveitou uma área de ventilação para criar um cantinho verde. Como não foi possível um jardim vertical, o escritório desenvolveu em parceria com o Wabi-Sabi Ateliê a estante de ferro na qual colocou plantas pendentes.
7. Repleto de significado
O pátio ao lado do living com piso de granilite original recebeu vasos com variadas espécies de filodendro, além do cacto-macarrão em primeiro plano, todos posicionados sobre seixos em canteiro lateral.