Todo amante de plantas já se deparou com uma mudança repentina na aparência da sua espécie e, apesar de saber que não é bom sinal, não conseguiu identificar o problema logo de cara.
Folhas amareladas, murchas, ferrugem, pintas pretas ou de colorações distintas e enrugamentos são alguns dos problemas que podem ocorrer nos jardins, ainda que as temíveis manchas brancas sejam as mais comuns.
Infelizmente, os motivos para o aparecimento de manchas brancas nas plantas são vários e muito diferentes, por isso, uma inspeção ocasional no jardim pode evitar que estes problemas se agravem. Abaixo, confira explicações e dicas de profissionais ouvidos por Casa e Jardim para saber lidar com o problema de manchas esbranquiçadas nas plantas.
As cochonilhas são insetos sugadores, que se alastram rapidamente pela planta e, como o termo sugere, drenam seus nutrientes. Por formarem verdadeiras colônias, de longe se parecem com manchas da cor branca e ainda podem causar um aspecto murcho e desbotado à espécie, como explica a engenheira agrônoma Fabriana Fróès
Tratamento
Entre os métodos caseiros, Fabiana indica cotonete embebido em álcool isopropílico, que auxilia a remover manualmente os insetos. Para uma abordagem mais direta, óleos minerais ou óleo de neem nas áreas afetadas, segundo ela, sufocam as cochonilhas e impedem sua respiração.
Caso a infestação seja grave ou tenha se alastrado para outras espécies, inseticidas químicos podem ser uma solução mais assertiva. "Cipermetrina, Deltametrina ou Malathion agirão imediatamente", aconselha o engenheiro-agrônomo Wagner Novais.
Segundo o profissional, métodos caseiros, como o óleo, devem ser aplicados semanalmente nas plantas até a erradicação completa do inseto. Por sua vez, se a infestação estiver em estágios iniciais, é possível usar uma mistura de pó de fumo, sabão neutro e cravo-da-índia, o que deve resolver o problema antes que se agrave.
Oídio
Se a planta apresentar pontos brancos, folhas distorcidas ou que começam a amarelar e cair prematuramente, pode ser que esteja infectada com um fungo chamado Oídio, do gênero Erysiphe. Fabiana explica que a doença causada pelo parasita se manifesta como uma camada esbranquiçada, semelhante a um pó, que se espalha pelas folhas e pelos caules.
Tratamento
A especialista indica o controle manual como uma das resoluções. A planta deve ser trocada para um local mais arejado e o cuidado nas regas e na manutenção deve ser seguido de forma que as folhas e grande parte do caule não sejam molhados e os arredores fiquem limpos de detritos vegetais.
"Aplicação de fungicidas à base de enxofre ou bicarbonato de potássio pode ajudar a controlar o oídio. Outra opção é o uso de uma solução de leite diluído, com 10% de leite em água, que deve ser pulverizada sobre as folhas", sugere a engenheira agrônoma.
Em casos mais graves, Wagner explica que a infestação pode chegar a atingir as flores e os frutos da planta, além de ser facilmente levado a outras espécies pelo vento. "O fungo pode aparecer por excesso de irrigação, má drenagem do substrato, estações chuvosas, baixa luminosidade, má qualidade do solo e pouca ventilação", explica.
Para o caso, ele também indica a premeditação, cuidando do local onde a planta está sendo cultivada e pulverizando a cultura com Calda Bordalesa, um fungicida e adubo muito aplicado em plantações orgânicas, podendo ser usado em hortas e pomares.
Ácaros
Além de perturbar o sono dos alérgicos, os ácaros também podem atacar seu jardim! "São pequenos aracnídeos que podem causar pontinhos brancos nas plantas. Eles sugam a seiva das folhas, levando a uma perda de vigor. Além dessa característica esbranquiçada, elas podem apresentar pequenas manchas amarelas ou descoloridas e, em infestações graves, podem ser visíveis teias finas", comenta Fabiana.
Tratamento
Felizmente, a praga pode ser removida com um jato forte de água. Em caso de plantas mais sensíveis, a pulverização com o óleo de neem também funciona contra o aracnídeo. "Para infestações graves, o uso de acaricidas específicos pode ser necessário. É importante seguir as instruções e evitar o uso excessivo para não afetar os predadores naturais dos ácaros", complementa a especialista.
Mofo branco
Além do oídio, há um tipo de fungo que pode atacar suas plantas e causar torrões na cor branca. Fruto da ação do fungo Sclerotinia sclerotiorum, este tipo de mofo pode se manifestar como uma camada de bolor branco nas partes mais baixas dos vegetais, especialmente em ambientes muito úmidos, além de desencadear apodrecimento nas hastes e bases da espécie.
Tratamento
A remoção manual com equipamentos de segurança da pele e do rosto fará com que a infecção não se espalhe para outras plantas ou acabe piorando a atual, como explica Fabiana. O uso de fungicidas específicos para mofo branco, por sua vez, pode se fazer necessário em áreas onde a doença é recorrente. Para evitá-lo, ela indica uma checagem a fim de saber se o solo está com boa drenagem e em um lugar que não seja muito sombreado e úmido.
Resíduos
Fabiana, por fim, sugere que a aparência de pequenas manchas ou pontos brancos nas plantas podem ser causadas por resíduos de agrotóxicos e de nutrientes que secaram sobre as folhas. "Esses resíduos são geralmente uniformes e não causam danos evidentes. Basta lavar com água limpa", finaliza.