A fabricante automotiva Toyota revelou detalhes de sua "Cidade do Futuro" concluída em Shizuoka, no Japão. Com um investimento estimado de US$ 10 bilhões, cerca de R$ 61 bilhões na conversão atual, a Woven City será uma comunidade futurística e ecológica, na qual a inovação será o centro das atenções.
Detalhes do ambicioso projeto, anunciado pela primeira vez há 5 anos, foram revelados durante uma apresentação na CES 2025 pelo presidente da Toyota, Akio Toyoda, em 6 de janeiro.
A cidade, que se estende por mais de 48.500 m², está sendo anunciada como um “laboratório vivo”, onde os moradores servirão como "cobaias" para tecnologias inovadoras em mobilidade, vida urbana e sustentabilidade – e eles já estão procurando candidatos para viver no local.
A primeira fase do projeto está programada para ser iniciada no segundo semestre, com a mudança de cerca de 100 moradores iniciais — que são, principalmente, funcionários da Toyota e suas famílias. Conforme o projeto avança, a população se expandirá para até 2 mil pessoas.
Construída com designs pensados para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos, a cidade testará de tudo, de veículos autônomos a soluções de energia renovável.
A empresa vê a comunidade como um centro de colaboração e resolução de problemas. Startups, empresas externas e empreendedores individuais trabalharão junto aos especialistas da Toyota, aproveitando décadas de conhecimento em fabricação da montadora e a experiência em software da Woven by Toyota para criar soluções para alguns dos maiores desafios da sociedade. Outras grandes marcas também estão envolvidas no projeto, como a Daikin, a Nissin e a UCC Japan.