Você tem medo de aranhas? Se está tentando descobrir como evitá-las em casa, provavelmente a resposta é sim. Vamos te ensinar como afastá-las, mas, antes disso, vale o disclaimer: de modo geral, aranhas são inofensivas – e até benéficas! Não há motivos para ter pavor.
Segundo o aracnólogo Rogério Bertani, há apenas três aranhas perigosas no Brasil: as aranhas-armadeiras (Phoneutria), as aranhas-marrons (Loxosceles) e as viúvas-negras (Latrodectus). Em caso de acidentes com elas, é necessário procurar serviço médico, se possível, levando uma foto do aracnídeo.
Já todas as outras aranhas são inofensivas, além de predadoras de insetos – esses, sim, muitas vezes perigosos a humanos, por transmitirem doenças, como a dengue. Entre as benéficas, estão as aranhas papa-moscas, a Nesticodes rufipes, as Pholcidae, a aranha-prateada (Argiope argentata) e a Nephilingis cruentata.
Porém, como nem sempre o medo é racional – e esse tem até nome, aracnofobia –e, talvez ainda assim, você prefira manter as aranhas afastadas da sua casa. Nesses casos, Anna Niemiec, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Reckitt Industrial, fabricante da marca SBP, traz cinco orientações para proteger sua casa contra as aranhas, especialmente lembrando que essa época do ano, de clima mais quente e úmido, pode aumentar sua atividade em áreas urbanas.
Você verá que, basicamente, o mais importante é ter a limpeza e a manutenção da casa em dia. Em locais mais afetados pela presença de aranhas, pode ser necessário o uso de inseticidas específicos. Confira:
1. Higiene doméstica
Limpar regularmente as áreas internas e externas é a melhor maneira de evitar aranhas em casa. Do lado de fora, é indicado aparar a grama e remover folhas secas, galhos, entulhos e telhas acumuladas, pois eles podem servir como esconderijo para as aranhas. Dentro do lar, é preciso lembrar de limpar lugares menos acessados, como atrás de móveis e vasos. Já que as aranhas fazem teias, é bom sempre passar a vassoura em cantos, rodapés e tetos.
2. Organização
Além de limpa, a casa deve estar organizada. Lugares fechados e desorganizados, com muitos objetos empilhados, como garagens, sótãos e despensas, são ideais para aranhas se esconderem. Manter a organização e evitar o acúmulo de caixas pode ajudar a prevenir aracnídeos.
3. Vedação de entradas e frestas
Aranhas costumam entrar em casa por portas e janelas, ou até por frestas. Vedar essas aberturas é uma forma eficaz de impedir a entrada. Instalar telas em janelas pode ser uma solução para imóveis localizados em áreas muito propensas à presença de aracnídeos e insetos – e as portas devem estar sempre fechadas.
4. Atenção a roupas e sapatos
Como as aranhas podem se esconder também dentro de guarda-roupas, entre tecidos, é recomendável sacudir as roupas antes de vesti-las, especialmente se estiverem guardadas por muito tempo. É preciso muita atenção, ainda, a sapatos fechados, como botas, que, pelo formato, configuram excelentes esconderijos para aracnídeos. Se você sofre com aranhas em casa, vale considerar deixar os sapatos sempre virados para baixo.
5. Inseticidas específicos
A aplicação regular de inseticidas próprios para animais rasteiros e peçonhentos é uma forma de controlar a presença deles em casa, caso você seja afetado por esse problema. Procure um produto adequado e siga as instruções de uso na embalagem para garantir a aplicação correta.