Reunindo registros fotográficos, históricos e legais, o livro "Remanescentes da Mata Atlântica. As grandes árvores da floresta original e seus vestígios", do botânico Ricardo Cadim, recebe segunda edição com 200 novas imagens retiradas de três expedições recentes, feitas em parceria com o fotógrafo Cássio Vasconcellos.
Os milhares de quilômetros percorridos pela dupla renderam documentações raras acerca das espécies ainda encontradas em território de Mata Atlântica, além de imagens da região anterior ao ciclo de devastação.
"A partir de uma pesquisa bibliográfica e de consultas a outros botânicos e especialistas, buscamos identificar quais seriam os trechos sobreviventes no bioma – e possíveis de serem visitados – que teriam características mais próximas de uma floresta antiga ou madura. Não foi tarefa fácil. Na verdade, poucas áreas frente ao total de remanescentes estudados pareciam ser acessíveis e apresentar trechos com ocorrência significativa de grandes árvores", diz Ricardo na página sobre o livro no site da Editora Olhares.
Segundo ele, a vulnerabilidade dos fragmentos coletados ficou clara quando, com viagem marcada para a Estação Ecológica do Barreiro Rico, na região do Anhembi, São Paulo, a dupla precisou cancelar a visita devido a um grande incêndio florestal no seu entorno.
A primeira edição do livro foi finalista do prêmio Jabuti 2019, na categoria Ciências, e traz ao leitor fotografias e outros documentos iconográficos, pesquisados pelo botânico em antigos arquivos, além de fazendas de café, famílias, ex-madeireiros e outras fontes.
No dia 13 de novembro, a segunda edição receberá um evento de lançamento na Livraria da Travessa do Shopping Iguatemi, na capital paulista. A obra estará disponível para compra a partir do dia 1º de dezembro. Ainda é possível adquirir o livro em pré-venda no site da Editora Olhares por R$ 34.
*Preço consultado em outubro de 2024 e sujeito a alteração.