Com influências modernistas e contemporâneas, o arquiteto e designer Arthur Casas reuniu em um livro seus trabalhos mais recentes. Trata-se do ARTHUR CASAS. Architecture, produção realizada em parceria com a editora Rizzoli New York.
A obra conta com 20 projetos que mostram a versatilidade criativa de Arthur. Seus trabalhos percorrem diferentes escalas: de louças a móveis, de espaços arquitetônicos públicos a privados e, até mesmo, projetos de revitalização urbana.
“Criar um prédio ou uma cadeira é a mesma coisa, enfrento as mesmas dificuldades e aplico o mesmo princípio que resulta, simplesmente, em expressar a mesma linguagem estética”, relatou Arthur.
O arquiteto e designer considera os projetos selecionados para o livro como os mais emblemáticos de sua carreira. “São trabalhos que têm o meu DNA. Eles dizem muito sobre como eu acho que a arquitetura e o design devem ser e qual o impacto que podem ter na vida das pessoas”, disse.
Inspirações de Arthur Casas
As criações do arquiteto carregam suas próprias origens brasileiras. Arthur nasceu poucos anos após a inauguração de Brasília. Inspirado na cidade planejada por Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Joaquim Cardozo, o designer desenvolveu sua própria filosofia.
“Existe uma escola, uma tradição na qual a arquitetura contemporânea tira as suas bases e, depois, evolui. Afinal, falar de rupturas é desafiar algo que existe e deu certo”, afirmou o arquiteto.
As obras desenvolvidas em sua cidade natal, São Paulo, também tiveram inspirações no art déco francês de Jean Michel Frank, Pierre Chareau e Jacques Émile Ruhlmann.
Conforme Arthur, o trabalho com a Rizzoli foi uma oportunidade para ele comunicar não só ao Brasil, mas também ao exterior, a filosofia de seu estúdio – com escritórios em São Paulo e Nova York (EUA). Para ele, a abordagem de seus projetos tem sido a força motriz de toda a sua carreira e que continuará inspirando seu processo criativo.
O livro é composto por fotos realizadas por fotógrafos renomados, como Fernando Guerra e Filippo Bamberghi, além de Mauro Restiffe – celebrado profissional brasileiro da contemporaneidade.