A mostra Overcoming Gravity ocorre até 26 de janeiro de 2025, em Leipzig, na Alemanha. Com curadoria de Tereza de Arruda, o espaço apresenta desenhos originais de Lina Bo Bardi, além de objetos de vidro e fotografias da artista alemã Veronika Kellndorfer, que dialogam com a obra da arquiteta ítalo-brasileira.
A exibição com mais de 40 desenhos inclui esboços de seis de suas obras mais icônicas no Brasil: Casa de Vidro, Solar do Unhão, MASP, Museu de Arte de São Paulo, Teatro Oficina, SESC Pompeia e Casa do Benin.
Os trabalhos de Lina, que revelam sua preferência por materiais como vidro e concreto, fazem parte do modernismo arquitetônico brasileiro.
Já Veronika Kellndorfer apresenta serigrafias em vidro reflexivo, frutos de sua pesquisa fotográfica sobre Lina Bo Bardi. As peças de grande formato são exibidas de forma independente no espaço, criando sobreposições entre obra e ambiente.
A mostra acontece no Techne Sphere Leipzig, espaço que inclui a Esfera Niemeyer, um projeto de aço, concreto e vidro, uma das últimas obras do arquiteto concluída em 2020.
A exposição acontece sob o patrocínio da Embaixada do Brasil em Berlim e em parceria com o Instituto Lina Bo e P. M.Bardi de São Paulo e a Fundação Tchoban, Museu de Desenho de Arquitetura em Berlim.
Serviço Overcoming Gravity
Data: até 26 de janeiro de 2025.
Horário: sábados e domingos, das 15h às 18h.
Onde: Niemeyerstraße 2-5, 04179 Leipzig, Alemanha.
Ingressos: mediante a agendamento por e-mail.