A cantora Negra Li reformou o quarto do filho Noah, de 7 anos, para atender às demandas da nova fase do pequeno, pois o espaço já não era mais compatível com o seu o momento da infância. Ela mora em uma casa no bairro da Granja Viana, em Cotia, na região metropolitana de São Paulo, com o caçula e a filha mais velha, Sofia, de 15 anos.
"O cômodo ainda era de bebê. Quando o Noah foi para a primeira série, eu senti a necessidade dele ter um cantinho de estudo, para eu poder incentivá-lo a gostar de estudar", conta a artista com exclusividade à Casa e Jardim.
Para a renovação, ela desejava um ambiente funcional. Segundo Negra Li, o espaço antigo era agradável, mas faltava a atmosfera lúdica e o dinamismo necessário para acompanhar as necessidades atuais e futuras da criança.
"A Negra Li pediu uma escrivaninha funcional, cores claras, que trouxessem leveza, e um estilo mais jovem, deixando para trás a estética de quarto de bebê", afirma o arquiteto Gabriel Ramires (@estudiogabrielramires), responsável pelo projeto.
Durante a reforma, o layout do dormitório de 9 m² foi completamente reorganizado. A cama, que antes ficava de frente para a porta, foi colocada em outra parede – e agora é um beliche para o pequeno morador poder brincar e receber os amigos.
Em frente ao beliche, foi projetada uma escrivaninha evolutiva, que poderá acompanhar o crescimento da criança. "Como ele tem 7 anos, colocamos o móvel no primeiro nível. Depois, o tampo consegue subir e se elevar. É um mobiliário sustentável e funcional", detalha Amanda Chatah, designer e idealizadora da Muskinha, marca parceira no projeto.
Além disso, foi criado um armário que harmoniza com a paleta de tonalidades suaves do projeto.
O pequeno participou ativamente das escolhas, selecionando o papel de parede, as cores e o beliche, que foi seu pedido especial. "Eu queria muito que ele ficasse feliz. Era uma vontade dele, porque o beliche vira praticamente um playground, e ele se diverte muito. E também pode receber amigos", comenta Negra Li.
"Fizemos questão de envolver o Noah no processo criativo, e ele escolheu o verde como tom principal, além do papel de parede com tema de floresta. A partir disso, criamos uma paleta que harmonizasse com o tema lúdico, mas que também fosse atemporal", acrescenta Gabriel.
A casa da família é cercada por árvores e plantas. Assim, foi natural a escolha de um tema que valorizasse a conexão entre o ambiente interno e externo, destacando as cores favoritas da criança: verde e azul.
"Abrindo a janela da para ver as árvores, é um lugar arborizado. O papel de parede fez total sentido com a história de onde moramos. A cor da madeira com o verde do guarda-roupa complementou o décor", afirma Negra Li.
O arquiteto ainda descreve o estilo do quarto como “escandinavo abrasileirado”: "Combina a leveza e o minimalismo, típicos do design escandinavo, com toques brasileiros, como a meia parede em tom areia-mostarda e o verde nos elementos decorativos. Criamos um ambiente lúdico, mas sofisticado, que permite ao Noah crescer sem perder o encanto da infância", conclui Gabriel.