Você já deve ter se perguntado: “será que os chás realmente ajudam no combate dos sintomas da ansiedade?”. Pois sabia que a resposta para essa pergunta é positiva!
“Existe a comprovação de que alguns ingredientes naturais usados em bebidas ou alimentos ajudam no combate à ansiedade e na melhora dos seus sintomas. Para que o ingrediente consiga promover tal ação, ele precisa agir diretamente no organismo, aumentando a produção de neurotransmissores ou das substâncias químicas que induzem ao relaxamento e conforto do corpo e das células”, explica a nutricionista Edvânia Soares, da Estima Nutrição.
A nutricionista funcional Hellen Spessato, da Clínica NutriCilla, lembra, contudo, que essas bebidas ajudam de forma menos agressiva, quando comparadas com um remédio ou anestésico.
“Os alimentos e os chás têm compostos ativos que agem de determinada maneira no nosso organismo. Um exemplo é o maracujá, que tem um composto chamado passiflora, que ajuda acalmar”, ela informa.
Cuidados com os chás
Segundo as profissionais, o fato de se tratar de uma bebida natural, não dispensa a atenção na hora de consumir. É preciso ter uma avaliação prévia, saber do preparo, como deve ser consumido e com que frequência, visto que, as preparações mais inocentes podem ter consequências desastrosas.
“A passiflora, por exemplo, pode causar sonolência. Assim, tomar e dirigir um carro, não é legal. Já a camomila pode prender o intestino, no caso de alguém que já tenha predisposição”, esclarece Hellen.
Edvânia alerta ainda que algumas ervas, em dosagens inadequadas, podem se tornar tóxicas ou promover ação contrária ao que se espera, especialmente, se consumidas com outras substâncias ou se tratando de determinados grupos, como grávidas, hipertensos e diabéticos.
“Algumas pessoas podem apresentar baixos níveis de tolerância para determinadas substâncias, por isso o consumo dessas bebidas e chás como fim terapêutico devem sempre ser orientados e acompanhados por um profissional”, ressalta.
Receitas de chás
Se tomados todos os cuidados, os chás podem ser aliados no combate aos sintomas da ansiedade. De modo geral, as bebidas mais indicadas para esses casos são as que contenham ervas como a camomila, erva-doce, passiflora ou lavanda, pois agem reduzindo as interações entre os neurotransmissores e ajudam a aumentar a sensação de calma e de bem-estar.
Normalmente, essas infusões são feitas após a água iniciar a fervura, sendo que o fogo deve ser desligado e o ingrediente escolhido adicionado e mantido tampado por cerca de 10 minutos. Vale lembrar que o ideal é não adoçar e tomar o chá com a distância de uma hora de outra refeição.
Abaixo, confira quatro substâncias que costumam ajudar.
1. Passiflora edulis (maracujá) – possui serotonina e maracujina, o que ajuda a promover um efeito calmante. Contudo, os alcaloides podem causar a diminuição da pressão arterial.
Para o uso da passiflora é indicado 3 g de folhas secas para 150 ml de água por infusão.
2. Citrus Aurantiun L. (flor de laranjeira) – é indicado na prática de ação calmante, em casos de insônia e nervosismo. Para a infusão, é sugerido extrair as folhas com 1 colher (sopa) para 300 ml.
3. Melissa Officinalis L. (erva-cidreira) – calmante, nos casos de ansiedade e de insônia, além de ajudar a normalizar as funções gastrointestinais. A infusão deve conter uma colher (sobremesa) de erva-cidreira, sendo as folhas e os ramos frescos ou secos bem picados.
4. Matricaria chamomilla (camomila) – a planta tem diversas indicações, entre as quais sedativa e relaxante muscular. Em 250 ml de água fervente, deve-se adicionar duas colheres (chá) de flores secas de camomila.