Raquel Magalhães

Por Raquel Magalhães

Colunista | Sommelière de chá e terapeuta Ayurveda

Conforme o Ayurveda, a primavera é um período importante por representar a transição entre duas estações opostas, inverno e verão. É considerada uma estação de renovação e equilíbrio. É um período para trocarmos a nossa alimentação mais pesada por ingredientes mais leves, secos e de fácil digestão.

Porém, a instabilidade climática virou a nova realidade em muitas regiões do país. Em um dia, estamos de camiseta, sentindo o calor como se estivéssemos no verão, e no outro já buscamos os casacos com a queda de 10 graus ou mais na temperatura com a chegada de uma frente fria.

Esta oscilação está cada vez mais comum, e as estações que antes tinham características bem definidas, agora parecem se misturar. A primavera, por exemplo, vem prometendo temperaturas mais altas e clima seco, deixando-nos com a sensação que o verão chegou mais cedo.

Com esse calor atípico durante a primavera, é fundamental manter a hidratação em dia. Muitas vezes esquecemos que o nosso corpo precisa de uma reposição constante de líquidos, especialmente em climas quentes e secos.

Além da água, que é sempre a primeira opção, existem maneiras criativas e saborosas de se manter hidratado sem abrir mão da saúde e do bem-estar. Compartilho algumas sugestões que podem tornar sua rotina mais refrescante e prazerosa.

1. Chás gelados funcionais

Uma excelente opção para a hidratação são chás gelados. Além de refrescarem, podem ter propriedades que beneficiam o corpo. Chás de erva-doce, hortelã ou hibisco são ótimas escolhas.

Use chás gelados, sucos naturais e água de coco como uma alternativa para a água mineral na hora de se manter hidratado — Foto: Unsplash / Lisa Hobbs / Creative Commons
Use chás gelados, sucos naturais e água de coco como uma alternativa para a água mineral na hora de se manter hidratado — Foto: Unsplash / Lisa Hobbs / Creative Commons

O chá verde com limão ou erva-mate com hortelã ou limão são aliados para os dias quentes, oferecendo energia e auxiliando na digestão. A infusão de rooibos é um isotônico natural e livre de cafeína, sendo uma alternativa interessante inclusive para as crianças.

2. Água saborizadas

Para quem tem dificuldade em tomar água pura, as águas saborizadas são deliciosas e uma ótima alternativa. Você pode adicionar frutas como morango, limão, abacaxi ou laranja, além de ervas como manjericão e hortelã, para um toque refrescante e cheio de vitaminas. A vantagem é que essas águas mantêm você hidratado e oferecem uma sensação agradável sem adição de açúcares ou calorias extras.

3. Água de coco

A água de coco é uma excelente escolha para a primavera com cara de verão. Naturalmente rica em eletrólitos, como potássio, magnésio e sódio, ela ajuda a repor os minerais perdidos com o suor, além de ser uma opção naturalmente doce e muito refrescante.

4. Sucos de frutas naturais

Sucos de frutas também são uma boa pedida, mas é importante priorizar os naturais, feitos na hora, sem adição de açúcar. O suco de melancia, por exemplo, é altamente hidratante, assim como o de pepino e abacaxi, que também são refrescantes e ajudam a desintoxicar o corpo.

Dica: para quem não consegue digerir muito bem a melancia, uma opção é preparar o suco com limão e/ou gengibre

5. Chá de hibisco com frutas vermelhas

Além de hidratar, os chás apresentam diversos benefícios à saúde que podem ajudar a ajudar a tornar os dias de calor mais agradáveis — Foto: Unsplash / Anda Ambrosini / Creative Commons
Além de hidratar, os chás apresentam diversos benefícios à saúde que podem ajudar a ajudar a tornar os dias de calor mais agradáveis — Foto: Unsplash / Anda Ambrosini / Creative Commons

Você conhece o suchá? É uma explosão de sabores que mistura chás ou infusões com suco de frutas. Uma boa combinação é o chá de hibisco com frutas vermelhas. Prepare a infusão, deixe esfriar e leve ao liquidificador com morangos, framboesas ou mirtilos. Essa combinação, além de muito refrescante, é rica em antioxidantes, o que ajuda a proteger as células do corpo contra os radicais livres.

6. Infusões leves

Ervas como camomila, capim-limão e melissa são ótimas para quem prefere uma bebida mais suave. Prepare sua infusão, deixe esfriar e tome ao longo do dia. Elas ajudam a acalmar, reduzir a ansiedade e ainda têm propriedades digestivas.

Dica extra: atenção ao adoçar

Embora muitas pessoas gostem de adoçar suas bebidas, o ideal é evitar o excesso de açúcar. Opte por adoçar com mel, ou melhor, ainda, tente acostumar o paladar ao sabor natural das infusões. Menos açúcar significa mais saúde, e o seu corpo agradece.

Na primavera que mais parece verão, manter-se hidratado é a chave para garantir energia, disposição e bem-estar. Experimente essas opções e veja como pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença na sua rotina diária.

Lembre-se, a nutrição vai além de equilibrar a alimentação; ela passa pela escolha consciente de líquidos que promovem a hidratação e o bem-estar. Que tal experimentar essas dicas e entrar na estação com mais leveza e frescor?

Mais recente Próxima Turismo do chá: uma experiência sensorial e cultural pelo mundo