O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae/PA) está lançando o projeto Origem Carajás, que consiste em um catálogo com produtos artesanais inspirados e provenientes da Floresta Nacional de Carajás, localizada no município de Parauapebas, no sul do estado nortista.
Disponível com textos em inglês e português, o catálogo reúne 20 marcas paraenses que produzem itens de artesanato em madeira e pedras naturais, cerâmicas, bio cosmético (como cremes e sabonetes), bio decoração, bio joias, moda autoral sustentável e iguarias gastronômicas locais – por exemplo, derivados do cacau, mel, temperos, geleias e até um café de açaí.
O material pode ser acessado gratuitamente em um PDF disponível online (clique para acessar o link). Os consumidores poderão conhecer os produtos e adquiri-los em contato direto com as marcas por suas redes sociais.
O catálogo também deverá disponibilizado via QR code em hotéis, restaurantes, shoppings, carros de aplicativo, aeroportos e outros locais onde há grande circulação de turistas no Pará. A ideia é aproveitar a visibilidade que o estado está ganhando devido à realização da COP 30, conferência climática da Organização das Nações Unidas (ONU), que vai acontecer entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025 na cidade de Belém.