Os fãs de livros se perdem por minutos e horas quando estão em livrarias, ainda mais quando o local tem uma atmosfera confortável. Arquitetura e decoração bonitas contribuem para essa sensação e podem tornar o espaço mágico para os leitores.
Além de fazer listas infinitas de novas obras para ler, também é possível começar a marcar livrarias espalhadas pelo mundo. Para isso, separamos sete sugestões para você começar o seu roteiro literário e duas delas ficam no Brasil. Confira!
El Ateneo Grand Splendid, em Buenos Aires
Considerada por alguns como a livraria mais linda do mundo, o prédio da El Ateneo Grand Splendid foi inaugurado em 1919 como um teatro. Hoje, o espaço guarda mais de 100 mil histórias escritas – onde antes as pessoas assistiam às peças, ficam as estantes e, no antigo palco, que ainda mantém suas cortinas, uma cafeteria.
Localizada em Buenos Aires, na Argentina, a livraria tem entrada gratuita. O local ainda conta com cadeiras para leitura e espaço destinado a crianças.
Livraria Lello, em Porto
Além de leitores, a livraria Lello atrai os fãs de arquitetura. Com estilo neogótico, o prédio inaugurado em 1906 conta com escadarias curvas, arcos e vitrais. Pelo espaço, é possível avistar bustos de escritores portugueses, como Antero de Quental e Eça de Queirós.
Para visitar o local, que fica na cidade de Porto, em Portugal, é preciso adquirir um voucher de 8 euros, que pode ser trocado por livros ou lembranças do ponto turístico.
El Péndulo, na Cidade do México
Com uma arquitetura mais moderna, o projeto da El Péndulo respeita a presença e localização de árvores que ocupavam o terreno. Uma palmeira, por exemplo, fica no centro e recebe iluminação natural com uma estrutura de vidro.
A livraria, que abriu as portas em 2018, divide espaço com um bar e restaurante – separado pelo design e pela iluminação do interior.
Livraria Megafauna, São Paulo
No conhecido Edifício Copan, a livraria Megafauna adapta suas estantes às curvas e aos pilares da arquitetura de Oscar Niemeyer. A loja ganha um toque especial com iluminação nas estantes.
A Megafauna fica no bairro da República, no centro de São Paulo (SP) e divide o ambiente com um café e restaurante, que também leva os livros para a sua decoração.
Livraria Funambule, Petrópolis
A Funambule é uma pequena livraria em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Com decoração delicada, o estabelecimento tem cores em tons verdes e presença de flores e lustres. O local ainda tem um espaço destinado para o público infantil.
Carturesti Carusel, em Bucareste
Em seis andares, a livraria romena conta com varandas, que têm detalhes de ferro e recebem inúmeras estantes e livros. O espaço mescla o minimalismo com colunas decoradas e detalhadas.
Naesqui, em Buenos Aires
Com fachada branca, a Naesqui carrega um estilo contemporâneo e minimalista – colocando os livros como protagonistas. O espaço, que também fica localizado na capital argentina, conta com café e atividades culturais.