Pastor alemão, também conhecido como deutscher schäferhund ou lobo-da-alsácia, foi uma raça criada em 1890, na Alemanha, pelo jovem capitão da cavalaria alemã Max von Stephanitz. Ele idealizou um cachorro de porte médio, que pudesse cuidar dos dois tipos diferentes de ovelhas que havia no país, além de ser extremamente inteligente, protetor, rápido, de aparência nobre e caráter confiável.
Ser fiel é uma das principais características da personalidade do pastor alemão, ele aprende muito rápido aos comandos, tudo para agradar seu tutor. A raça ocupa a posição número três no ranking do livro A inteligência dos cães, sendo considerada uma das mais inteligentes do planeta.
É uma das poucas raças que se envolveu nas maiores guerras do mundo. Na Primeira Guerra Mundial, não era muito conhecida, o que deixou os oficiais alemães um pouco receosos. Porém, durante todo o conflito, os pastores foram de muita ajuda. Dentre suas missões estavam a entrega de mensagens, busca no campo de batalha por feridos e alertar para qualquer invasão no perímetro. Na Segunda Guerra Mundial a atuação desses cães também foi um sucesso, o que acabou popularizando a raça.
Mesmo com toda sua independência, o pastor alemão não curte muito ser deixado sozinho. Sendo assim, os especialistas recomendam que o tutor crie uma rotina para que esses cães tenham sempre companhia, evitando assim apresentarem hábitos ruins. Além disso, por se tratar de um animal de grande porte, precisa de espaço para se exercitar e trabalhar a mente.
São cães que devem ser socializados desde filhote. Isso é muito importante, especialmente porque eles podem ser bastante tímidos ao redor de estranhos. Com o convívio contínuo com pessoas além da família, ele se sentirá mais à vontade ao longo da vida. Isso vale também para interações com crianças e até mesmo outros amigos bichos.
Por ser fácil de adestrar, é uma raça muito querida para interpretar papéis na TV e no cinema, conhecida por dar vida ao famoso Rin-Tin-Tin, e, mais recentemente, contracenar com Will Smith no filme Eu sou a lenda.
Informações gerais
Porte
Grande, pode chegar até 65 cm.
Média de peso
Varia entre 30kg e 40kg.
Expectativa de vida
Os cães dessa raça podem chegar aos 15 anos.
Origem
Alemanha.
Pelagem
A pelagem de cor preta no dorso com marcas douradas no restante do corpo é bem característica da raça. Durante a troca de pelos, a quantidade de fios soltos pode ser grande. Nesses casos, indica-se escovar o cachorro uma vez por dia, utilizando cremes para pentear se for necessário. Outra recomendação é procurar um especialista de banho e tosa para ajudar a eliminar a pelagem morta.
Clima indicado
Moderado a frio.
Cuidados especiais
A displasia de quadril é uma doença para a qual o tutor deve se atentar, pois na maioria das vezes é hereditária. Por isso é importante pedir um atestado negativo de displasia tanto de quadril como de cotovelo dos pais dos filhotes. Essa alteração estrutural pode diminuir a qualidade e tempo de vida do animal, além de deixá-lo suscetível a artrites e artroses mais cedo.
Quem deu as informações?
Carolina Kliass Abecasis, médica-veterinária.
Luis Olavo Campanhã Sant’Anna, adestrador de cães.
Eduardo Gustavo Sprotte, cinotécnico.