Raças

Por Por Bruna Minelvino


É uma das poucas raças que se envolveu nas maiores guerras do planeta — Foto: ( pexels/ adam-kontor/ CreativeCommons)
É uma das poucas raças que se envolveu nas maiores guerras do planeta — Foto: ( pexels/ adam-kontor/ CreativeCommons)

Pastor alemão, também conhecido como deutscher schäferhund ou lobo-da-alsácia, foi uma raça criada em 1890, na Alemanha, pelo jovem capitão da cavalaria alemã Max von Stephanitz. Ele idealizou um cachorro de porte médio, que pudesse cuidar dos dois tipos diferentes de ovelhas que havia no país, além de ser extremamente inteligente, protetor, rápido, de aparência nobre e caráter confiável.

Ser fiel é uma das principais características da personalidade do pastor alemão, ele aprende muito rápido aos comandos, tudo para agradar seu tutor. A raça ocupa a posição número três no ranking do livro A inteligência dos cães, sendo considerada uma das mais inteligentes do planeta.

É uma das poucas raças que se envolveu nas maiores guerras do mundo. Na Primeira Guerra Mundial, não era muito conhecida, o que deixou os oficiais alemães um pouco receosos. Porém, durante todo o conflito, os pastores foram de muita ajuda. Dentre suas missões estavam a entrega de mensagens, busca no campo de batalha por feridos e alertar para qualquer invasão no perímetro. Na Segunda Guerra Mundial a atuação desses cães também foi um sucesso, o que acabou popularizando a raça.

Mesmo com toda sua independência, o pastor alemão não curte muito ser deixado sozinho. Sendo assim, os especialistas recomendam que o tutor crie uma rotina para que esses cães tenham sempre companhia, evitando assim apresentarem hábitos ruins. Além disso, por se tratar de um animal de grande porte, precisa de espaço para se exercitar e trabalhar a mente.

São cães que devem ser socializados desde filhote. Isso é muito importante, especialmente porque eles podem ser bastante tímidos ao redor de estranhos. Com o convívio contínuo com pessoas além da família, ele se sentirá mais à vontade ao longo da vida. Isso vale também para interações com crianças e até mesmo outros amigos bichos.

Por ser fácil de adestrar, é uma raça muito querida para interpretar papéis na TV e no cinema, conhecida por dar vida ao famoso Rin-Tin-Tin, e, mais recentemente, contracenar com Will Smith no filme Eu sou a lenda.

Informações gerais

Confira o "bichômetro", um resumo da raça pastor alemão — Foto: ( Montagem Vida de Bicho/ Divulgação)
Confira o "bichômetro", um resumo da raça pastor alemão — Foto: ( Montagem Vida de Bicho/ Divulgação)

Porte
Grande, pode chegar até 65 cm.

Média de peso
Varia entre 30kg e 40kg.

Expectativa de vida
Os cães dessa raça podem chegar aos 15 anos.

Origem
Alemanha.

Pelagem
A pelagem de cor preta no dorso com marcas douradas no restante do corpo é bem característica da raça. Durante a troca de pelos, a quantidade de fios soltos pode ser grande. Nesses casos, indica-se escovar o cachorro uma vez por dia, utilizando cremes para pentear se for necessário. Outra recomendação é procurar um especialista de banho e tosa para ajudar a eliminar a pelagem morta.

Clima indicado
Moderado a frio.

Apesar de muito confiantes e independentes quando estão em ação, os pets dessa raça não gostam de ficar sozinhos — Foto: ( pexels/ karina-hansen-/ CreativeCommons)
Apesar de muito confiantes e independentes quando estão em ação, os pets dessa raça não gostam de ficar sozinhos — Foto: ( pexels/ karina-hansen-/ CreativeCommons)

Cuidados especiais

A displasia de quadril é uma doença para a qual o tutor deve se atentar, pois na maioria das vezes é hereditária. Por isso é importante pedir um atestado negativo de displasia tanto de quadril como de cotovelo dos pais dos filhotes. Essa alteração estrutural pode diminuir a qualidade e tempo de vida do animal, além de deixá-lo suscetível a artrites e artroses mais cedo.

Quem deu as informações?
Carolina Kliass Abecasis, médica-veterinária.
Luis Olavo Campanhã Sant’Anna, adestrador de cães.
Eduardo Gustavo Sprotte, cinotécnico.

Mais recente Próxima Cães braquicefálicos: os cuidados com os pets de focinho achatado
Mais do Vida de Bicho

No vídeo, que bombou no Tiktok, o cachorro Harvey aparece deitado na varanda lambendo um cubo de gelo para tentar manter a temperatura do seu corpo fresca.

[TESTE] Cachorro lambendo cubo de gelo em vídeo hilário viraliza na internet

No vídeo, que bombou no Tiktok, o cachorro Harvey aparece deitado na varanda lambendo um cubo de gelo para tentar manter a temperatura do seu corpo fresca.

Cachorro lambendo cubo de gelo em vídeo hilário viraliza na internet

Saiba identificar se o seu pet é feliz!

Como saber se cães e gatos são felizes? Elencamos os principais sinais

Quando frequente e associado a outros sinais, o comportamento pode denunciar um distúrbio físico ou psicológico no bicho

Cachorro esfregando o rosto: o que pode ser?

Problemas nas articulações podem afetar a qualidade de vida de cães e gatos; saiba como evitá-los

Artrite x artrose nos pets: entenda as diferenças entre as doenças

As espécies listadas aqui entram em estado de torpor para economizar energia durante o inverno

Muito além dos ursos: conheça 10 animais que também hibernam

O alimento cru traz riscos para a saúde canina, mas é possível ofertá-lo de outras formas. Confira!

Cachorro pode comer pé de galinha? Veterinários alertam para os riscos

Conheça alguns bichos que possuem marcas únicas na pele, usadas para identificar os indivíduos

Impressões digitais: 11 animais que possuem padrões exclusivos na pele

Além da fisionomia, a personalidade dos animais também pode ser semelhante a do responsável; entenda o motivo!

Por que os pets são parecidos com os seus tutores? Desvendamos o mistério!

Diferentemente do que muitos pensam, é possível, sim, ensinar cães adultos a fazer as necessidades no local correto

Saiba como ensinar um cachorro mais velho a fazer xixi no lugar certo