Depois de um longo dia de trabalho, você resolve tomar uma cervejinha acompanhada de um bom prato de amendoim. Em casa, enquanto saboreia o petisco, seu pet te encara com olhos caídos, como quem estivesse pedindo um pouquinho da iguaria. A cena lhe parece familiar? Se sim, provavelmente, você já deve ter se perguntado se faria mal compartilhar o petisco com o cão. Mas, será que esta seria uma boa escolha?
Para a médica-veterinária Jacqueline Marcello, especializada em medicina veterinária integrativa, existem petiscos mais seguros para serem oferecidos aos pets, ainda que o amendoim tenha vitaminas e nutrientes bons para o organismo.
Já a médica-veterinária Ana Weber, especializada em gastroenterologia, lembra que oleaginosas como o amendoim, embora não sejam tóxicas para os cães, não são indicadas para os pets. “Não há indicação da ingestão desse grupo alimentar como opção a substituição e/ou suplementação alimentar, visto que outros alimentos apresentam formas tão boas quanto de fornecer gorduras, vitaminas e antioxidante”, ressalta.
Mas, por que o amendoim deve ficar longe dos cães?
Embora não seja considerado tóxico aos cães, as especialistas explicam que o amendoim é um alimento altamente calórico, o que pode favorecer o ganho de peso do pet, entre outros malefícios.
“O amendoim possui altíssimos níveis de ômega 6 comparado ao ômega 3. Em excesso, o ômega 6 é inflamatório e pode agravar diversas situações, como alergias, infecções de repetição, colites, artroses e muitas outras. No mais, ele pode desencadear reações alérgicas em cães que possuam sensibilidade ao alimento e não é difícil encontrar no amendoim uma micotoxina (contaminantes naturais produzidos por algumas espécies fúngicas) chamada aflatoxina, que possui potencial cancerígeno e inflamatório”, diz Jacqueline.
Outro problema associado à ingestão de amendoim é o engasgo, especialmente se a oleaginosa estiver com casca. “Ele pode causar obstrução do fluxo do trato gastrointestinal (alimento fica parado no esôfago, estômago ou intestino). Também será observado sinais de vômito, dificuldade respiratória em alguns casos, desconforto ou dor na região que o alimento se encontra”, explica Ana.
Então, o que oferecer?
Se o amendoim cru, sem sal, casca, ou temperos, não é aconselhado ser oferecido aos cães, quando em formato de pasta ou paçoca, por exemplo, ele é proibido. Isso porque eles possuem aditivos altamente tóxicos aos pets.
“O açúcar ou xilitol, que constam nesses alimentos, não são seguros para o consumo animal. Sem contar a quantidade de amendoins que contém em apenas uma paçoca ou em uma colher de pasta de amendoim, que é bem maior do que apenas duas ou três unidades de amendoim. Mesmo a pasta de apenas um ingrediente (amendoim torrado e moído) não recomendo oferecer sem orientação de um veterinário ou zootecnista especializado em nutrição, justamente por ser altamente calórica”, alerta Jacqueline.
Para quem quer oferecer algo diferente ao pet enquanto toma cerveja do fim de semana, a veterinária sugere vísceras desidratadas ou ossos recreativos.