Você já tentou de tudo para o seu cachorro fazer as necessidades no lugar certo, mas ele sempre foi para a direção contrária? O tapete e o sofá da sala, geralmente, são tão atraentes que acabam virando o sanitário dos bichos. O que você talvez não saiba, é que se ele continua urinando e defecando no lugar errado é porque, provavelmente, você está utilizando um método que não é adequado para educar o seu pet.
Dicas
Descobrir como adestrar o seu amigo pode trazer liberdade para o seu dia a dia e facilitar a dinâmica da casa. Pensando nisso, a adestradora Milena Matias traz três dicas importantes:
1. Recompense o xixi que foi feito no local certo e ignore os errados. Deixe um pote de petisco perto do banheiro do pet para facilitar.
2. Faça um diário do xixi do seu cãozinho. Anote os erros, os acertos e os horários, para que você possa conduzi-lo para o espaço certo.
3. Troque o tapete e limpe o banheiro do cão, pois muitos deles evitam utilizar tapetinhos sujos.
O adestrador comportamentalista Leonardo Ogata revela que o sanitário dos animais deve ser longe da água, da comida e da cama, pois eles são higiênicos e não gostam de misturar as finalidades dos locais. É importante que seja longe também da porta, uma vez que é um espaço de passagem e que pode acabar espalhando a sujeira.
Além disso, o médico-veterinário e adestrador de cães Gustavo Luiz alerta que durante esse processo é imprescindível que haja paciência por parte dos tutores, pois gritar ou brigar com o cachorro é a pior forma de educá-lo. “Quando você briga com ele, acaba o induzindo a errar cada vez mais ou faz com que ele deixe de fazer as necessidades na sua frente por medo e isso pode desencadear outros problemas”, afirma o especialista.
Outro fator a ser levado em consideração, no caso dos cães filhotes, é a definição do banheiro antes mesmo da sua chegada na casa. De acordo com Gustavo, é importante que o ambiente seja arejado e com corrente de vento. Para representar o habitat natural do cão, o veterinário indica montar um cantinho com grama sintética.
Métodos para minimizar as chances do seu cão errar
Durante esse período, existem algumas técnicas que podem minimizar a chance do seu cão errar o lugar. Ogata separou cinco métodos para facilitar o entendimento por parte do pet. Confira:
Método 1: sair para passear regularmente. Se o seu cachorro é filhote e você perceber uma inquietação, leve-o para a rua, frequentemente, todos os dias. Assim, ele vai se acostumar a fazer as necessidades fora de casa.
Método 2: restrição de ambiente com banheiro dentro. Aqui, você vai escolher um cômodo para funcionar como banheiro do pet. Neste espaço, coloque vários jornais ou fraldas um do lado do outro. Como todo o local estará forrado, o cão vai acabar acertando. Quando ele se acostumar, vá tirando aos poucos alguns jornais e deixando só aqueles que ele realmente usa. No final, sobrará apenas uma pequena área.
Método 3: restrição de ambiente com banheiro fora. A ideia, neste caso, é treinar o seu cão para compreender o momento das necessidades básicas e mostrar que existe um lugar certo para fazê-las. Então, se você quer que ele fique com você no seu escritório durante um tempo, por exemplo, depois de alguns minutos leve-o até o banheiro e depois retorne com ele para o escritório. Essa ideia de sair para fazer as necessidades e depois voltar vai fazer com que ele se acostume.
Método 4: banheiros múltiplos. Coloque tapetes higiênicos em todos os lugares que seu cachorro faz xixi. Com o tempo ele vai se acostumar a fazer as necessidades apenas na presença do tapete. Quando isso acontecer, vá tirando aos poucos, para deixar um único.
Método 5: observação da rotina. Fique atento aos momentos em que o seu pet mostrar que está com vontade de ir ao banheiro. Se você identificar, leve-o para o local adequado e quando ele fizer as necessidades, faça uma “festa” e comemore com ele.
Por fim, Gustavo Luiz conta que os prós de ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua são a facilidade na hora de limpar a casa e o fato de o animal ter uma boa rotina de passeio. "Já o lado ruim é que em dias de chuva, por exemplo, o cachorro vai querer sair, mas vai estar chovendo. Além disso, o dia que você estiver com preguiça ou tiver um compromisso, ele vai segurar as necessidades. Outra coisa para levar em consideração é que se o seu cachorro se acostumou a fazer na rua e depois você quer treiná-lo para fazer dentro de casa, isso vai ser mais difícil", finaliza.