Decoração
Decoração de quarto: ambientes de todos os tamanhos e estilos
Este é o espaço mais intimista da casa. Pede cores e móveis com a cara do morador e, claro, que ajudem a relaxar. Se você quer encontrar a decoração de quarto ideal para o seu lar, veja abaixo 22 projetos que selecionamos e inspire-se:
5 min de leitura1. Esta decoração de quarto tem aparador estreito atrás da cama revestido com folha de cumaru. O pequeno espaço apoia uma gravura da Galeria Mônica Filgueiras. Com luminária da Benedixt, pranchas embutem-se na estrutura e formam uma espécie de criado-mudo na cabeceira com design do a:m studio de arquitetura e execução, da Chile Marcenaria. Porta-travesseiros e colcha da Trussardi. O apartamento da engenheira Thais Reche Carballal é projeto do a:m studio de arquitetura.
LEIA MAIS | DECORAÇÃO DE QUARTOS DE CRIANÇA: 23 PROJETOS INCRÍVEIS
2. A designer de interiores Cristina Tavares se inspirou no filme Sob o Sol da Toscana (2004) para criar a cabeceira romântica. Já a ideia do cortinado surgiu em um hotel de Florença, na Itália. A peça de voile é presa em trilho suíço em sanca no teto rebaixado. O projeto é do escritório Arkitito.
3. A suíte de 38 m², criada pelo arquiteto Diego Revollo, ganhou um clima moderno que é a cara dos moradores. “Pensamos em madeira ebanizada para a parede atrás da cabeceira, mas, como ficaria caro, optamos pelo papel de parede com igual textura, que cumpre a função.” O restante do quarto recebeu papel de parede que imita o linho em tom gelo, com rodapé pintado da mesma cor. A cabeceira antiga, que chegava até o teto, foi reduzida para 1,45m de altura e renovada com couro no tom camelo estonado. Os criados de 1 m de largura ganharam laca brilhante.
LEIA MAIS | REFORMA DE APARTAMENTO: 5 IDEIAS PARA ACERTAR
4. O quarto reformado pelo escritório DT Estúdio ganhou paredes na cor Ar Puro e, na cabeceira de drywall, o tom Elefante, ambas da Suvinil. O sofá Chesterfield herdado da família do casal de moradores foi parar aos pés da cama.
5. A cabeceira estofada de suede, confortável para apoiar as costas, foi o primeiro pedido dos moradores à arquiteta Letícia Arcangeli, da Marcenaria Santíssima Fé. No ambiente de 6 m², a cama tamanho queen é emoldurada pelo painel de 2,70 metros de comprimento.
LEIA MAIS | 10 DICAS PARA MONTAR UM QUARTO DE HÓSPEDES
6. A base mais calma, com verde e azul lavados, permitiu a designer de interiores Neza Cesar ousar nas estampas da cama. A cabeceira de veludo faz contraste com as almofadas e a manta. Repare que todos os desenhos, apesar de diferentes, são florais.
7. No quarto do apartamento onde vive a arquiteta Gabriela Marques junto com seu marido, a cama recebeu cabeceira revestida de sarja, da Cinerama, estofada pelo tapeceiro Crezildo Ferreira. No criado-mudo, trazido da casa antiga, abajur, da Marília Calareso.
8. A parede revestida com tijolos da Palimanan é a estrela no quarto do casal, que tem cama da Artefacto B&C e criados-mudos da Casapronta. A reforma foi realizada pelo escritório In House Designers e trouxe um clima rústico e aconchegante para o espaço. Os abajures laranja e as luminárias de leitura são da Lumini.
LEIA MAIS | TIJOLO APARENTE: 30 FORMAS DE APROVEITÁ-LO NA DECORAÇÃO
9. A cabeceira da Lumberjills dá o tom para este quarto no apartamento da designer de interiores Melina Romano e seu marido Victor. As almofadas estampadas By Kamy e Oppa, o quadrinho e o abajur vermelho trazem mais charme ainda para o espaço.
10. Esta casa criada pelo arquiteto Marko Brajovic tem parede e teto revestidos de tábuas de eucalipto autoclavado tratado e envernizado iguais às do assoalho. A cama com futon de casal, da Futon Company, impecavelmente arrumada. Móveis executados pelo artesão Lindomar Princisval.
LEIA MAIS | 6 MOTIVOS PARA ARRUMAR A CAMA TODOS OS DIAS
11. Esta cama do apartamento do casal de arquitetos Mariana e André Weigand tem um dossel de laca verde-água, executado pela Chile Marcenaria. Na parede, nanquim de Tarsila do Amaral, de 1925, presente da mãe do morador. Enxoval da Trousseau e luminárias da Cristiana Bertolucci.
12. Acima da cabeceira de pínus fosco, foi usado o papel de Catalina Estrada, que trouxe cor e charme para o quarto. Apartamento da arquiteta Letícia Arcangeli.
13. Os 40 m² do quarto do casal permitiram erguer um nicho de alto a baixo, com 35 cm de profundidade, em que a cama e os criados-mudos encaixam-se. Feita de gesso acartonado, a estrutura de visual leve ficou pronta em um dia. Projeto da arquiteta Andrea Murao.
14. O quarto tem cama de laca com criados-mudos acoplados e cabeceira de camurça com capitonê. As instalações elétricas ficam em tubo de inox polido. Reforma do SuperLimão.
15. Este quarto, projetado pela arquiteta Flavia Petrossi, dobrou de tamanho depois de ser integrado ao escritório. Destaque para a parede de tijolinhos atrás da cabeceira, feita com madeira de demolição.
16. Neste quarto, Renato Mendonça, arquiteto responsável pela obra, optou por usar uma cabeceira de veludo e capitonê, executada pela Conceito Tapeçaria. Acima dela, foto do artista Fabio Messias.
LEIA MAIS | COMO USAR VELUDO NA DECORAÇÃO DE CASA
17. Como todo casal de jornalistas, os proprietários deste quarto de 17 m² têm livros que não acabam mais. Coube ao arquiteto Gustavo Calazans criar duas estantes para eles. Encaixadas nas laterais da janela, elas são um golaço do projeto, que tem cabeceira feita com tecido ultrasuede e criados-mudos embutidos no painel.
18. Por causa dos filhos, a arquiteta Vanessa Féres quis ter uma cama mais baixa, à prova de quedas e acidentes, para que pudessem subir e descer à vontade. Posicionado de fora a fora na parede, o painel de madeira ebanizada tem acoplados os criados-mudos, com prateleira e gaveta em duas alturas.
19. Este ambiente ficou mais largo com a junção da área de outro quarto. A parede recebeu tinta cor vermelha e os pendentes sobre os criados-mudos deram um charme a mais. Projeto do escritório Arkitito.
20. Assinado pela arquiteta Andrea Murao, o projeto deste apê de 220 m² é uma ode à mulher contemporânea: menos mocinha e mais rock’n’roll. No quarto, a cabeceira foi feita sob medida e estofada com patchwork de diferentes tons de jeans e branco.
21. O casal Graziella Mattar e Leandro Marquez Benetti escolheu luminárias de papel-arroz, compradas no bairro da Liberdade, em São Paulo, para o quarto da casa projetada pela arquiteta Cristina Xavier.
LEIA MAIS | 15 LUGARES QUE VOCÊ NÃO PODE PERDER NA LIBERDADE
22. A suíte do paisagista Gil Fialho e de sua esposa tem espelho usado como cabeceira e piso de taco, original do prédio - construído na década de 1960. A reforma do apartamento foi toda feita pelo casal.
LEIA MAIS | OS PRIMEIROS PASSOS DE UMA REFORMA