O interior de São Paulo é um verdadeiro tesouro de histórias e cultura. Em Sorocaba, a apresentadora Pri Tanganelli conheceu Sérgio Coelho, um historiador que preserva as memórias dos tropeiros — inclusive de sua própria família. Sérgio, filho, neto e sobrinho de tropeiros, acumulou um acervo impressionante e criou o próprio museu do tropeirismo.
De tanto estudar a história da própria família, Sérgio reuniu um acervo de itens únicos e montou o próprio museu do tropeirismo da cidade.
"O tropeirismo é um capítulo super importante da história do Brasil!", conta o historiador.
Sérgio Coelho - Muito+ — Foto: TV TEM
E claro que não tem como falar de tropeirismo e não citar as deliciosas comidas típicas das famílias da cidade, sempre acompanhada de uma boa moda de viola. Para celebrar essa tradição, a empresária Fabi Mello preparou uma receita autêntica de feijão tropeiro.
"Não tem como falar de tropeirismo sem uma boa moda de viola e o sabor da comida típica", comenta Fabi.
Fabi - Feijão tropeiro Muito+ — Foto: TV TEM
Já imaginou mapear cada cantinho do interior paulista? Francisco Stein, cartógrafo e apaixonado pelo tropeirismo, vem se dedicando aos mapas da região desde 1989. Ele desenvolveu uma técnica própria e já gastou 7 anos em um único projeto, explicando que essa é a "obra da sua vida". Seu trabalho facilita a orientação e aproxima a história regional de alunos e curiosos.
Fracisco Stein - Muito+ — Foto: TV TEM
Ainda explorando as raízes sertanejas, o programa visitou Torre de Pedra, onde Elaine Oliveira, ou "Elaine dos queijos", compartilha sua paixão pela produção artesanal. Elaine explicou como essa tradição impacta sua família e a comunidade.
"Eu dou o melhor para os meus filhos, algo que eu mesma não tive."
Elaine dos Queijos - Muito+ — Foto: TV TEM
No segundo bloco, o programa mostrou um lado inovador do interior. Ana Xisdê, influenciadora gamer de Itu e campeã como melhor apresentadora de eSports do mundo, é conhecida pelo seu carisma e habilidade no universo dos games, especialmente The Sims.
"Eu nunca imaginei viver de games, mas me sinto abraçada pela comunidade, mesmo em um meio predominantemente masculino."
Ana Xisdê - Muito+ — Foto: TV TEM
Trazendo a magia do cinema para a programação, os atores Selton Mello e Fernanda Torres convidaram o público do interior a assistir ao filme Ainda Estou Aqui, aclamado no Festival de Veneza e o primeiro longa original Globoplay.
E, para encerrar com inspiração, o ambientalista Roberto Prota, de Badi Baciti, compartilhou sua trajetória de preservação ambiental. Com seu Instituto Prota, fundado em 2021, Roberto e a comunidade revitalizam áreas verdes e promovem a conservação da natureza.
"Toda ajuda é muito bem-vinda para ampliar nosso impacto."
Intituto Prota - Mutio+ — Foto: TV TEM
Não perca essa imersão nas histórias do interior paulista, que se mantém fiel às tradições, mas continua inovando para o futuro!